Questões de Pedagogia do ano 2013

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Sobre a Pedagogia Tradicional, analise as seguintes assertivas:

I. A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.

II. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria.

III. O aluno é sujeito da aprendizagem, constrói e articula conhecimentos a partir de seu contexto.

IV. A matéria de ensino é tratada interdisciplinarmente, através de problemas reais da sociedade e da vida dos alunos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Conforme Libâneo (1994), a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é:

  • A.

    A ação de ensinar a partir de uma metodologia integradora.

  • B.

    O processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem.

  • C.

    A relação vertical estabelecida entre professor e alunos.

  • D.

    O método escolhido pelo professor para a explicação dos conteúdos.

  • E.

    A avaliação institucional da aprendizagem escolar.

Segundo Wadsworth, o bebê de um a quatro meses tende a, EXCETO:

  • A.

    Antecipar acontecimentos.

  • B.

    Chupar o dedo.

  • C.

    Acompanhar o movimento dos objetos com os olhos.

  • D.

    Movimentar a cabeça em direção aos sons.

  • E.

    Discriminar sons.

Segundo Cunha, a primeira reação circular sonora começa quando a criança repete sons que lhe agradam, sons que são peculiares ao seu timbre de voz, em geral no segundo mês de vida. Conforme o autor, é importante:

I. Colocar o bebê em contato com um ambiente social, promovendo a escuta de diferentes vozes, ruídos e músicas.

II. Imitar sons ou ruídos que aparecem no meio ambiente do bebê.

III. Realimentar as expressões sonoro-rítmicas do bebê.

IV. Movimentar os membros do corpo do bebê enquanto canta, acompanhando o pulso, o ritmo e o estilo da música.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Segundo Cunha, a pintura na infância envolve uma série de questões práticas e teóricas que dificultam e empobrecem este momento lúdico de extrema diversão e intensos aprendizados nesta fase da vida. A questão problemática na interação da criança com a pintura é

  • A.

    o envolvimento do adulto.

  • B.

    a sujeira.

  • C.

    o manuseio do pincel.

  • D.

    o meio artístico.

  • E.

    o tipo de papel.

De acordo com o que preconiza Luckesi em relação aos instrumentos de avaliação, marque C para as afirmativas certas, e E para as erradas.

( ) Analisar e avaliar o quociente de inteligência do aluno.

( ) Ser planejados apenas para o uso dos alunos sem transtornos e/ou síndromes.

( ) Ser utilizados para melhorar a aprendizagem do aluno e do sistema de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    E – E – C.

  • B.

    C – E – C.

  • C.

    E – C – E.

  • D.

    C – C – C.

  • E.

    E – E – E.

Conforme Wadsworth, a capacidade de uso da linguagem verbal começa a se formar e a se organizar

  • A.

    na fase fálica.

  • B.

    na fase inicial do desenvolvimento préoperacional.

  • C.

    no sétimo estágio, chamado de generatividade e estagnação.

  • D.

    no estágio das operações concretas.

  • E.

    no período categorial.

Segundo Machado, analise as sentenças abaixo.

 O Complexo de Édipo se dá no momento em que a menina dirige sua afetividade para a mãe, e o menino dirige sua afetividade para o pai (1ª parte). Durante grande parte da infância, a mãe é o objeto central das ligações de conforto, prazer e proteção. O pai só tardiamente é inserido nas relações (2ª parte). Por volta dos quatro anos de idade, o interesse e o prazer da criança se concentram na área genital. Os préescolares se sentem fascinados pelas diferenças anatômicas entre meninos e meninas e entre adultos e crianças (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas 1ª parte.

  • B.

    Apenas 3ª parte.

  • C.

    Apenas 1ª e 2ª partes.

  • D.

    Apenas 2ª e 3ª partes.

  • E.

    1ª, 2ª e 3ª partes.

De acordo com Machado, geralmente, a criança pequena mente

  • A.

    com a intenção declarada de enganar.

  • B.

    por desejo de vingança.

  • C.

    por fantasia ou necessidade de defesa.

  • D.

    para resolver seus problemas com sucesso.

  • E.

    com o objetivo de afrontar seus pais.

Conforme Wadsworth, relacione a Coluna 2 à Coluna 1.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 2 – 1 – 4.

  • B.

    1 – 3 – 4 – 2.

  • C.

    2 – 1 – 3 – 4.

  • D.

    1 – 4 – 2 – 3.

  • E.

    2 – 3 – 4 –1

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