Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando uma abordagem metodológica de entrevista não diretiva para coleta de dados em uma pesquisa qualitativa, assinale a alternativa INCORRETA.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2014
Considerando a andragogia, são características que fundamentam este método:
I. Despertar no adulto a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.
II. Partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.
III. Impor o método ao educando de acordo com a realidade em que vive e sua condição cognitiva de aprendizagem. O professor deve atuar como orientador experiente.
IV. Propor o conteúdo da instrução, o que deve ser justificado como uma contribuição para melhorar as condições de vida do homem.
Estão corretas apenas as afirmativas
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. De acordo com Paulo Freire, o compromisso do profissional da educação termina quando este atende às expectativas do educando.
Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. O processo educativo ocorre dentro de um determinado marco histórico-social e político. A existência desse marco possibilita ao professor a tomada de posição e permite-lhe que imponha sua cultura ao aluno.
Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. O professor é uma referência ética e moral para o alunado, por isso suas ações são mais importantes que seus discursos. Sendo assim, o professor deve dar primazia aos aspectos sócio-políticos da profissão em detrimento aos aspectos técnicos.
Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. São objetivos éticos da educação e, portanto, compromissos do docente em relação ao aluno: a busca da compreensão do conceito de justiça com base na equidade, a busca de atitudes de respeito às diferenças entre as pessoas e ao convívio numa sociedade democrática, a busca da construção de uma imagem positiva de si e a busca para assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando os diferentes pontos de vista e as possíveis situações.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. As relações pedagógicas professor-aluno estabelecidas por meio do uso de plataformas virtuais de aprendizagem possuem características que podem ser associadas à pedagogia tecnicista, com base no pensamento behaviorista.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. Para os adeptos da pedagogia liberal progressivista defensores do aprender fazendo, da ação do aluno na realização de experimentações a relação pedagógica professor-aluno é de grande relevância, mesmo que o papel docente esteja associado a auxiliar o livre desenvolvimento do educando.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. Para a tendência pedagógica liberal renovada não diretiva, é relevante que, na relação pedagógica, o professor seja um facilitador da aprendizagem capaz de aceitar o aluno em sua totalidade.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. As pedagogias existencialistas preocupam-se com o dever/ser. Essa posição é contraditória, uma vez que as mesmas pedagogias consideram que, na relação professor-aluno, esse último é livre e cabe ao professor organizar o processo educativo para o exercício dessa liberdade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...