Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo. Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em a escola pública universal e gratuita (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.
( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.
( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.
( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.
( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.
A sequência está correta em
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Para Freitas (2007, p. 973), as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. Adiam a eliminação do aluno e internalizam o processo de exclusão. Dentre essas formas de exclusão, pode-se destacar a concepção e os procedimentos avaliativos, utilizados no interior das salas de aula de escolas que atendem a maioria da população. Uma concepção de avaliação, e respectivos procedimentos avaliativos, que estão a favor da inclusão efetiva dos estudantes no interior da escola por auxiliá-los no sucesso escolar, é a que
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do currículo em teorias:
1. tradicionais;
2. críticas;
3. pós-críticas.
Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.
( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.
( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.
( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.
A sequência está correta em
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)
1. 1º período: entre 1549 e 1759.
2. 2º período: entre 1759 e 1932.
3. 3º período: entre 1932 e 1969.
4. 4º período: entre 1969 e 2001.
( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.
( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.
( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a pedagogia da qualidade total e a pedagogia corporativa.
( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.
( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.
A sequência está correta em
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Em Pedagogia da Autonomia (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e emancipadora. Ao fazer referência a frases como a realidade é assim mesmo, que podemos fazer? ou o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Na discussão do tema, não obstante as diferenças ilustradas pelos excertos, Moreira (ibid) subscreve um diálogo com potencial para superar essas limitações. Esse diálogo caracteriza-se por sua natureza
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo Currículo, Diferença Cultural e Diálogo, discorre sobre o multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura tem adquirido crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p. 16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de culturas (p. 17) e a associação das diferenças culturais às relações de poder (p. 17). O autor propõe responder às condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico (p. 18). Para ele, reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural (p. 25). Tendo em vista ser imperativo, em sala de aula, o esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir dos quais cada grupo elabora seus significados (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo. Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise.
I. Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior.
II. Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos.
III. Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual.
IV. Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de ambiente no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento.
Estão corretas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...