Questões de Pedagogia do ano 2014

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Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo. Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que

  • A. a tarefa de uma pedagogia crítica consiste em transmitir os conhecimentos universais, considerados patrimônio da humanidade.
  • B. a “pedagogia crítica social dos conteúdos” é a única dentre as pedagogias críticas que estabelece conexão intrínseca entre conhecimento e poder.
  • C. a pedagogia libertadora de Paulo Freire é defensável na medida em que não enfatiza a aquisição do conhecimento, mas os métodos de aquisição.
  • D. uma prática educacional ganha especificidade quando se mistura à política e essa característica garante a possibilidade de luta dos marginalizados.
  • E. a forte intenção crítica da pedagogia crítica social dos conteúdos é suficiente para que sua proposta se afaste, definitivamente, das teorias mais tradicionais do currículo.

Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a escola pública universal e gratuita” (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.

( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.

( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.

( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.

( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V, V.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. F, V, V, V, F.

Para Freitas (2007, p. 973), “as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. Adiam a eliminação do aluno e internalizam o processo de exclusão”. Dentre essas formas de exclusão, pode-se destacar a concepção e os procedimentos avaliativos, utilizados no interior das salas de aula de escolas que atendem a maioria da população. Uma concepção de avaliação, e respectivos procedimentos avaliativos, que estão a favor da inclusão efetiva dos estudantes no interior da escola por auxiliá-los no sucesso escolar, é a que

  • A. posiciona o desempenho do aluno individualmente nas estatísticas de tendências globais dos sistemas de ensino, garantindo um diagnóstico confiável.
  • B. cria novas maneiras informais de avaliação, liberando todo o fluxo de alunos, no interior da escola, para os anos sucessivos, tornando o ambiente mais agradável para toda a comunidade escolar.
  • C. reduz a ênfase na avaliação formal do aluno em sala, cujos resultados são interpretados como norteadores das ações pedagógicas, que promovam a aprendizagem dos estudantes que conseguem realmente aprender.
  • D. avalia o saber do aluno e proporciona, a partir da interpretação dos resultados, novas construções conceituais, em momentos dialógicos no interior da escola, apoiados por materiais e procedimentos didáticos de qualidade.
  • E. adia a eliminação do aluno com dificuldades de aprender, com dificuldades familiares, porque são sofredores e tristes, sem fortalecer às condições de aprendizagem deste aluno, ao longo dos anos de permanência na escola.

Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do currículo em teorias:

1. tradicionais;

2. críticas;

3. pós-críticas.

Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.

( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.

( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.

( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 1, 3, 2.
  • C. 3, 2, 1.
  • D. 2, 3, 1.
  • E. 2, 1, 3.

Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá

  • A. seguir os três passos que caracterizam a aferição do conhecimento para elaborar bons instrumentos de avaliação que materializem o projeto pedagógico institucional.
  • B. conhecer o projeto pedagógico escolar, participar do planejamento das metas de aprendizagem escolar e de sua execução para realizar o projeto pedagógico institucional.
  • C. reconhecer a limitação de procedimentos que procedem à verificação da aprendizagem e empenhar-se no planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
  • D. atribuir à avaliação um sentido que extrapole seus resultados para interferir e aprimorar sua contribuição ao planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
  • E. compreender a avaliação, além de seu caráter classificatório, como procedimento diagnóstico que permite ajustar encaminhamentos para a consecução do projeto pedagógico institucional.

De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)

1. 1º período: entre 1549 e 1759.

2. 2º período: entre 1759 e 1932.

3. 3º período: entre 1932 e 1969.

4. 4º período: entre 1969 e 2001.

( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.

( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.

( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.

( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 3, 4, 2, 1.
  • B. 4, 3, 2, 2, 1, 1.
  • C. 3, 1, 2, 3, 4, 3.
  • D. 2, 1, 3, 4, 2, 1.
  • E. 4, 3, 3, 2, 2, 1.

Em “Pedagogia da Autonomia” (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?” ou “o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século” expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:

  • A. Inquietar os alunos, instigando sua curiosidade, espírito investigador, criatividade e criticidade.
  • B. Promover interações entre alunos para que juntos se apropriem e construam seu aprendizado.
  • C. Renunciar a autoridade docente, em seu papel diretivo e informativo, em prol da relação com os alunos.
  • D. Conscientizar os alunos, viabilizando o conhecimento da realidade e a possibilidade de sua transformação.
  • E. Valorizar a cultura dos alunos, criando oportunidades de aprendizagem para que produzam conhecimento.

Na discussão do tema, não obstante as diferenças ilustradas pelos excertos, Moreira (ibid) subscreve um diálogo com potencial para superar essas limitações. Esse diálogo caracteriza-se por sua natureza

  • A. analítica.
  • B. autônoma.
  • C. democrática.
  • D. independente.
  • E. pós-colonialista.

Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo”, discorre sobre o multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p. 16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de culturas” (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder” (p. 17). O autor propõe responder “às condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico” (p. 18). Para ele, “reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural” (p. 25). Tendo em vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir dos quais cada grupo elabora seus significados” (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.

  • A. Mobilização da motivação dos alunos, dinâmicas testadas para que os alunos compreendam conceitos importantes e atividades complementares direcionadas à erradicação de erros recorrentes com vistas à desejada aprendizagem.
  • B. Sensibilidade à heterogeneidade entre alunos, reconhecimento de diferenças quanto a saberes e necessidades e propostas didáticas direcionadas às particularidades dos alunos e à promoção de interação, habilidades e competências.
  • C. Aulas cuidadosamente planejadas para atender à necessidade dos alunos, atividades elaboradas com antecedência, apresentando desafios para compreender os conceitos estudados e apresentações individuais que permitam expressão de saberes adquiridos.
  • D. Dinâmicas diversificadas para garantir o interesse dos alunos, competições nas quais sejam colocados em prática conceitos importantes e avaliações com questões que contextualizem o conteúdo para dar oportunidade da articulação de conhecimentos.
  • E. Temáticas variadas para levar a multiculturalidade aos alunos e propostas didáticas para evitar conflitos de entendimento de significação que ocorrem a partir de diferentes referenciais, com vistas à promoção de uma aprendizagem relevante e significativa.

“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise.

I. Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior.

II. Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos.

III. Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual.

IV. Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III e IV, apenas.
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