Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:

“Essa abordagem diz respeito ao estudo dos processos de organização, conhecimento, processamento e estilos de pensamento, ou seja, ver a aprendizagem mais do que fatores externos ao aluno e ao ambiente, mas enquanto fatores internos ao indivíduo. Tudo isso em relação a como e de que forma o aluno processa as informações sem descartar as influências do meio. Por isso, é uma abordagem também interacionista, ou seja, o conhecimento é produto da interação entre sujeito e objeto. Seus representantes principais são Jean Piaget e Jerome Brumer.”

O texto se refere à:

  • A. Abordagem Humanista
  • B. Abordagem Comportamentalista
  • C. Abordagem Tradicional
  • D. Abordagem Cognitiva

Organizar e manter uma Instituição escolar requer de seu gestor conhecimento geral, domínio das políticas públicas, liderança, democracia e uma boa dose de equilíbrio pessoal no sentido de manter o grupo e de mostrar para a sociedade que este complexo organismo social que é a escola, dá conta de trabalhar democraticamente, garantindo a participação de seus atores nas decisões oriundas do processo de gestão. Assim, no que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Professores preparados e um bom clima de trabalho.

( ) Estrutura organizacional e boa organização do ensino.

( ) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.

( ) Disponibilidade de condições físicas e materiais.

A sequência correta é:

  • A. V, V, F, F
  • B. V, F, V, V
  • C. V, F, F, V
  • D. V, V, V, V

A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos externos e internos da escola. Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente redefinir e ressignificar o seu papel e a sua função social. Com base nessa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao seu papel na atualidade:

  • A. A avaliação pode servir para identificar o que de positivo já foi feito, ratificar o que já existe (inclusive comemorar as conquistas).
  • B. A avaliação pode servir para compreender o processo (tanto para os alunos como para os professores).
  • C. A avaliação pode servir para fixar um norte e buscar referenciais (o processo de avaliação precisa relacionar-se com os objetivos da disciplina).
  • D. A avaliação pode servir para analisar o aluno de forma pontual (pois não se pode avaliar o aluno de forma diferenciada) classificando quem está apto e quem não está.

O currículo de uma determinada instituição é oficializado por uma instituição maior, os chamados órgãos oficiais, como, por exemplo, o Ministério de Educação e as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação. Sobre sua finalidade e importância, é INCORRETO afirmar que:

  • A. O currículo escolar deve ser organizado com a finalidade de ir ao encontro das capacidades e interesses dos alunos e inclui mais do que o conteúdo a ser aprendido, pois, tudo que cerca o aluno, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
  • B. O currículo é um documento imutável que contém um conjunto neutro de conhecimentos a serem transmitidos em sala de aula.
  • C. O currículo é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento.
  • D. O currículo escolar reúne uma série de informações que compreendem o conjunto de saberes a serem estudados, os procedimentos metodológicos praticados, os instrumentos de avaliações utilizados e outras informações necessárias para o funcionamento de uma escola.

A transversalidade e a interdisciplinaridade são expressões utilizadas com muita frequência no contexto educativo, principalmente nas novas práticas pedagógicas. Porém, nota-se que estas expressões, apesar de fazerem parte do cotidiano de muitas escolas, acabam por ser confundidas em seus sentidos e significados. Assim, no que se refere a esses conceitos, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Ambas, transversalidade e interdisciplinaridade, se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas, diferem uma da outra, uma vez que a interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

( ) A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles. Questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade.

( ) A interdisciplinaridade é um método de investigação onde a natureza e toda a realidade social passam a ser divididas em partes ou campos de conhecimento, surgindo as disciplinas como são conhecidas na escola. Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se aplicar, na prática educativa, uma forma de trabalhar os conteúdos onde as informações são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. Os conteúdos devem estar em consonância com as necessidades do mundo do trabalho.

( ) Na verdade, interdisciplinaridade e transversalidade possuem ações intrinsecamente transformadoras, pois na medida em que rompem com a fragmentação e se propõem a discutir temas do cotidiano, rompem com as grades curriculares tradicionais, aspirando mudanças e não manutenção da realidade.

A sequência correta é:

  • A. F, V, F, V
  • B. V, V, F, V
  • C. F, F, F, V
  • D. V, V, V, V

“A sala de aula é o único espaço possível de aprendizado, pois não é concebido que outro espaço, mesmo no interior da instituição, possa servir para esse fim. O professor é autoridade máxima, isto é, o professor fala e o aluno ouve. O aluno, numa condição de inferioridade, é obrigado a se adaptar ao método do professor.” Freire (1979) se referia a essa educação como uma educação ______________ pois o professor, nesse caso, “deposita” os conteúdos na “cabeça dos alunos”.

Assinale a alternativa correta que completa a lacuna

  • A. Libertadora
  • B. Profissional
  • C. Bancária
  • D. Interdisciplinar

Sobre a tendência pedagógica tradicional, analise as afirmativas a seguir:

I. É possível dizer que essa tendência foi e é o alicerce para as demais tendências, pois se trata de um modelo educacional que remonta às origens do ensino escolar e que, certamente, deixou alguns de seus reflexos na nossa educação. Rigidez, autoritarismo e ambiente austero ao algumas das características presentes.

II. Nessa tendência, a memorização é o foco do ensino. Portanto, o aluno não é levado a compreender os conteúdos apresentados.

III. A avaliação é utilizada com o objetivo de revelar se o aluno conseguiu reter o conteúdo repassado pelo professor.

IV. Um dos fundamentos básicos dessa tendência é a forma de trabalhar os conteúdos. Eles são baseados nos aspectos culturais presentes na realidade escolar e visam articulá-los com os movimentos concretos de transformação da sociedade.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa II é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • C. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vida que irão fundamentar o substrato de seu aprendizado, direcionam seus interesses para o desenvolvimento das habilidades que utiliza em seu papel social, esperando uma imediata aplicação prática do que aprendem. Dessa forma, pode se considerar a andragogia como uma forma sequencial do modo de aprender do que como uma teoria, segundo Kaufmann (2000), pois ela oferece, quando muito, as diretrizes de aprendizagem para pessoas que tenham tendência à autonomia e à autoinstrução. Sobre a andragogia, marque a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os estudantes devem fixar suas necessidades de aprendizagem, ou seja, a responsabilidade principal por seu aprendizado é deles próprios.
  • B. Os estudantes devem ser estimulados a participar na determinação de suas necessidades educativas, o que favorece a automotivação, a autoavaliação e a reflexão.
  • C. Os estudantes devem receber o programa de estudos elaborado por uma equipe técnica eficiente em que devem constar o conteúdo e a metodologia para o processo de aprendizagem.
  • D. Os estudantes devem se sentir calmos do ponto de vista psíquico, seguros para se exprimir sem se expor ao julgamento ácido ou ao ridículo. É necessário um ambiente de aprendizagem eficaz.
  • E. Deve-se incitá-los a identificar os recursos necessários para que atinjam os objetivos de aprendizado. Esse princípio estabelece a ligação entre as necessidades, os recursos e os objetivos finais da aprendizagem.

Segundo Cortella (2011, p. 43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional”, é necessário reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos

  • A. na perspectiva da mentalidade dominante, que não abre espaço para a relatividade histórica e também não valoriza a compreensão das condições de produção do conhecimento.
  • B. na busca da gênese e dos desdobramentos dos valores e conhecimentos dos alunos e docentes, como questão fundamental na construção de uma relação pedagógica, autônoma e produtiva.
  • C. na ideia de transformação da realidade ou de elaboração de conhecimentos que adquire um sentido transcendental e que deve ser desconectado do aspecto processual do passado que o contamina.
  • D. numa visão de alteridade, onde identificar nos outros, e em si mesmo, o caráter múltiplo da humanidade significa conformar-se com a situação dos alunos que não conseguem aprender o que lhes é ensinado.
  • E. numa prática educativa que precisa relativizar o peso dos conhecimentos científicos, desqualificando-os, para diminuir a presunção dos cientistas, contra os não escolarizados, os que não têm sucesso na escola.

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando

  • A. o docente recebe treinamento centralizado com a finalidade de homogeneizar os projetos pedagógicos e sua execução no interior das instituições.
  • B. a gestão escolar, em seus diversos níveis, for feita por profissionais, também qualificados, para o exercício de suas funções, e responsáveis pelos resultados dos alunos.
  • C. as condições que dão sustentabilidade às práticas docentes estão em boa medida fora do alcance do professor, portanto, precisam de ações de agentes externos à escola.
  • D. a cultura organizacional da instituição for conhecida e trabalhada, pelos gestores do sistema, pela comunidade e, ainda, pela esfera pública responsável pela vida da população.
  • E. amparado por uma política educacional que considere o contexto das instituições e das condições do trabalho docente nelas inseridos, e as condições de vida dos alunos das diferentes comunidades.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...