Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.

( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.

( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.

( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, V, V.
  • D. F, F, V, F.
  • E. V, F, V, V.

A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar, entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.

I. A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.

II. No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.

III. A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e interpretados da doutrina cristã.

IV. A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.

“À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Na organização curricular é preciso considerar alguns pontos básicos para sua construção.” Considerando essa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.

  • A. Os objetivos devem ser alcançados por meio do processo de ensino.
  • B. As experiências de aprendizagem escolares devem ser vividas pelos alunos.
  • C. Os planos pedagógicos devem ser elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais.
  • D. Os processos de avaliação terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
  • E. Os conteúdos são distribuídos por uma base nacional diferente em cada estado brasileiro e uma parte é diversificada em conformidade com as legislações.

Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.

I. É um processo democrático de decisões.

II. Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.

III. Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma realidade específica.

IV. É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação possível.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

A abordagem do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como organização do trabalho na instituição como um todo está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. São princípios norteadores do PPP, EXCETO:

  • A. Qualidade de ensino formal ou técnica, e política.
  • B. Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
  • C. Decisão das ações centradas na equipe técnica pedagógica da escola.
  • D. Valorização do magistério, formação profissional e valorização do trabalho pedagógico.
  • E. Liberdade como um princípio constitucional que está sempre associado à ideia de autonomia.

Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Permite conhecer a realidade escolar.
  • B. Deve subsidiar um processo coletivo para selecionar alunos.
  • C. Imprime uma direção às ações dos educadores e dos educandos.
  • D. Tem um compromisso com os resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
  • E. Busca compreender criticamente as causas de existência de problemas para propor alternativas.

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1. Teoria epistemologia genética de Piaget.

2. Teoria construtivista de Bruner.

3. Teoria sociocultural de Vygotsky.

4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

  • A. 1, 4, 3, 2, 5.
  • B. 1, 4, 2, 3, 5.
  • C. 2, 3, 1, 5, 4.
  • D. 4, 5, 3, 2, 1.
  • E. 3, 2, 1, 5, 4.

Considerando as diferentes características e as especificidades de cada abordagem entre os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método de pesquisa qualitativa analisa o comportamento humano, utilizando a observação naturalista e não controlada.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são subjetivos e estão perto dos dados, orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos.

( ) Os métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva e utilizam procedimentos controlados.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa assumem uma realidade estática, são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, F, V, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, F, V, V.

A mediação é um processo transversal a todas as áreas. Atualmente, pode-se assistir a processos de mediação em todo mundo nas mais diversas áreas e sobre os mais diversos assuntos: culturais, políticos, econômicos, patronais e sindicais, comerciais, legais, bem como nas mais diversas interações humanas: interpessoais, intergrupais e intragrupais. A prática da mediação permite focalizar-nos em três objetivos principais. São eles, EXCETO:

  • A. Desenvolver uma explicação teórica para a prática atual da mediação.
  • B. Perceber os efeitos e a dinâmica da mediação na prática da negociação.
  • C. Realizar práticas e atividades de mediação de modo que estas ocorram depois do processo de negociação.
  • D. Proporcionar aos que praticam a mediação, estratégias e técnicas concretas para ambas as partes terem facilitadas as resoluções de confronto.

O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e abordagens a serem utilizadas aos objetivos e condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens para escolha e melhor condução dos trabalhos numa empresa, analise.

I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.

II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.

III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.

IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Neste paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos as responsabilidades por suas escolhas.

V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande agente de mudanças.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e III.
  • B. I, II e III.
  • C. II, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...