Questões de Pedagogia do ano 2014

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São princípios da Educação Infantil: Cuidar e Educar, por isso:

  • A. Compete ao professor e professor auxiliar fazer isso de forma indissociável.
  • B. Compete ao professor educar e ao professor auxiliar cuidar.
  • C. Compete ao professor cuidar e ao professor auxiliar educar.
  • D. Compete ao professor ensinar e ao professor auxiliar higienizar e alimentar.

A educação Infantil, quando atua em todas as dimensões humanas, está atendendo:

  • A. Aos preceitos da Pedagogia Nova.
  • B. Aos preceitos da Pedagogia Tradicional.
  • C. Aos preceitos da Pedagogia Cognitivista.
  • D. Aos preceitos da Pedagogia da Infância.

Henri Wallon, em sua teoria afirma que a emoção na infância é a forma através da qual a criança:

  • A. Demonstra que é um ser incompleto, sem ação cerebral.
  • B. Mobiliza o outro para atendê-lo em seus desejos, suas necessidades
  • C. Mostra que tem consciência.
  • D. Mobiliza o outro sem precisar se movimentar

Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também em novos comportamentos do professor diante a aprendizagem. Na definição Behrens (2000) essa nova atitude docente se dá como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este a mediação pedagógica tem algumas características que são:

I- Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento.

II- Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para as aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado.

III- Propor situações problemas e desafios.

IV- Ensinar o aluno, através de uma forma de interlocução, professor/aluno unilateralmente, bem como tecer criticas constantes aos conteúdos e as maneiras sistêmicas desenvolvidas nas propostas curriculares das unidades educativas.

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. I, III e IV
  • D. I,II, III e IV

Nas afirmativas a seguir destaque a função do trabalho realizado com música na educação infantil:

  • A. A música tem a função de agradar as crianças, veiculando o que é solicitado e conhecido por elas.
  • B. A música tem a função de ampliar o repertório das crianças, valorizando a diversidade cultural.
  • C. A música tem a função de distrair as crianças enquanto aguardam a próxima atividade que está sendo preparada pelo monitor.
  • D. A música tem como função compor o repertório das datas comemorativas que fazem parte do calendário letivo para desenvolver a capacidade de memorização, por meio das letras das músicas.

Na sociedade atual a presença de recursos tecnológicos, especialmente de comunicação, é uma prática constante em nossas escolas, principalmente na Educação Infantil.

Que relação pode ser estabelecida entre essa característica e a Educação Infantil?

  • A. A instituição de educação infantil tem sido preterida pelas famílias que optam por deixar seus filhos na internet.
  • B. Não é possível estabelecer relações, tendo em vista a pouca idade das crianças da educação infantil.
  • C. Os educadores devem se esforçar para evitar o contato precoce das crianças com esses recursos tecnológicos.
  • D. As tecnologias da comunicação possibilitam novas formas de relações humanas, inclusive envolvendo as crianças.

Para Nóvoa (1995) existem 12 elementos de transformação no sistema escolar, que indica fatores de mudança na função docente. Das alternativas a seguir assinale a correta:

  • A. Os meios de comunicação de massas, não obrigam os professores a alterarem o seu papel de transmissor de conhecimentos.
  • B. Atualmente, o professor não pode afirmar que a sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Além de dominar o conteúdo, pede-se que o mesmo seja facilitador de aprendizagem, pedagogo, eficaz, organizador de trabalho em grupo, e que para além do ensino, cuide do equilíbrio psicológico dos alunos, da integração social e da orientação social.
  • C. O aumento da responsabilidade dos professores, a massificação do ensino colaboraram com a melhoria efetiva dos recursos materiais e das condições de trabalho e salariais daqueles que exercem o exercício da docência.
  • D. Nas últimas décadas a configuração do sistema educativo não teve muita alteração, significa ainda que o ensino continua centrado na educação das elites (baseado na seleção e competências) em detrimento a educação das massas.

Considerando a “oralidade” no Ensino Fundamental, “expandir capacidades pertinentes ao reconhecimento e ao uso de gêneros orais diversos: leitura em voz alta, dramatizações, debates, palestras, entrevistas, júris simulados, cerimônias, entre outros” é uma capacidade que pode ser corretamente associada à seguinte meta no processo de escolarização:

  • A. Ampliação da fluência, da compreensão de gêneros textuais diversos e da utilização de estratégias favoráveis à produção de sentidos.
  • B. Consolidação da consciência fonológica, da conceitualização da escrita alfabética e expansão de conhecimentos ortográficos.
  • C. Ampliação da produção de textos de gêneros diversos, com padrões adequados de composição e com níveis crescentes de autonomia na elaboração e revisão da própria escrita.
  • D. Ampliação das habilidades de interação, escuta e expressão oral, com discernimento de usos adequados dos gêneros orais, em contextos informais e formais.

No Ensino Fundamental, que tipo de habilidade pode ser associado ao fato de um estudante “utilizar cálculos numéricos para resolver questões apresentadas pela realidade”?

  • A. Organização do trabalho e construção da autonomia.
  • B. Tratamento da informação e uso de diversas formas de expressão.
  • C. Compreensão e valorização dos aspectos neurolinguísticos.
  • D. Tratamento do raciocínio lógico matemático.

Numa avaliação de aprendizagem de Matemática cujo tema é “GRANDEZAS E MEDIDAS”, a que descritor podemos relacionar esse tema do Ensino Fundamental?

  • A. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
  • B. Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
  • C. Analisar, em situações problemas, a necessidade que os seres vivos possuem de água, ar, luz e energia, bem como a interação entre eles.
  • D. Combinar formas claras e escuras na construção das imagens.
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