Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  • A. (1) a criança ; (2) convívio ; (3) aprendizagens ; (4) o aluno
  • B. (1) o professor ; (2) convívio ; (3) linguagens ; (4) os pais de crianças
  • C. (1) o aluno ; (2) ensino do sistema alfabético ; (3) atividades pedagógicas ; (4) o aluno
  • D. (1) o aluno ; (2) ensino nas diferentes áreas ; (3) relações educativas ; (4) a criança
  • E. (1) a criança ; (2) ensino nos diferentes idiomas ; (3) relações interpessoais ; (4) os professores de crianças

Assim como os demais espaços da instituição de Educação Infantil, o espaço destinado à faixa etária de 0 a 1 ano deve ser concebido como local voltado para cuidar e educar crianças pequenas, incentivando o seu pleno desenvolvimento.

Recomenda-se que o espaço a elas destinado esteja situado em:

  • A. local com bastantes ruídos, para que os sentidos dos bebês sejam estimulados desde cedo.
  • B. local silencioso, preservado das áreas de grande movimentação e proporcione conforto térmico e acústico.
  • C. local de grande movimentação, com entrada e saída de pessoas, seja em área interna, ou externa da instituição.
  • D. ambiente sem muito espaço, para que as crianças fiquem o mais próximo possível de seus pares e das professoras.
  • E. ambiente silencioso, porém próximo à área de grande circulação de pessoas, com grande movimentação de veículos.

Uma instituição de Educação Infantil que respeita a criança tem como critérios, dentre outros, que ela:

1. tenha direito à brincadeira.

2. tenha direito ao contato com a natureza.

3. tenha direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.

4. tenha direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.

5. tenha direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador dos espaços onde ocorre o processo educacional.

Tal trabalho deve basear-se em:

  • A. formação técnica na área da engenharia.
  • B. formação técnica na área da construção civil e arquitetura.
  • C. escuta, diálogo e na observação das necessidades e dos interesses expressos pelas crianças, transformando-se em objetivos pedagógicos.
  • D. escuta e atendimento aos interesses e conforto do corpo diretivo da instituição como diretor e equipe de supervisão pedagógica.
  • E. escuta, e observação aos interesses expressos pelas famílias, transformando o espaço que seria pedagógico em local desejado para atendimento aos familiares das crianças.

No longo percurso da história do atendimento à infância, pesquisas e práticas vêm buscando afirmar a importância de se promover uma educação de qualidade para todas as crianças, o que envolve também a importância de uma infraestrutura adequada ao atendimento à criança.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), é correto afirmar:

1. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.

2. O professor, junto com as crianças, prepara o ambiente da Educação Infantil, organiza-o a partir do que sabe que é bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famílias em suas propostas pedagógicas.

3. A criança pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado.

4. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Qual das tendências pedagógicas, dentre as listadas abaixo, apareceu no Brasil nos fins dos anos de 1970 e destaca a necessidade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais?

  • A. Libertária
  • B. Tecnicista
  • C. Tradicional
  • D. Renovadora Progressiva
  • E. Crítico-social dos conteúdos

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.

Elas são:

  • A. Pensamento Moderno e Pensamento Transgressor.
  • B. Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
  • C. Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
  • D. Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
  • E. Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas.

Com relação às teorias de aprendizagem, indique qual dos autores listados abaixo defende o pressuposto de que “toda função mental superior foi externa porque foi social antes de tornar-se interna, uma função estritamente mental; ela foi primeiramente uma relação social de duas pessoas”.

  • A. Piaget
  • B. Skinner
  • C. Vigotski
  • D. Freinet
  • E. Freud

Falar em processo de aprendizagem para Vigotski significa falar também em desenvolvimento da cultura. Para o referido autor: “No desenvolvimento cultural da criança cada função aparece em cena duas vezes, em dois planos, primeiro o social, depois o psicológico, primeiro entre pessoas como uma categoria interpsicológica, depois no interior da criança como uma categoria intrapsicológica”.

Vigotski denominou a ideia descrita acima como:

  • A. Zona de Desenvolvimento Cultural.
  • B. Processo natural do desenvolvimento cultural.
  • C. Função cultural do desenvolvimento humano.
  • D. Lei genética geral do desenvolvimento cultural.
  • E. Lei espontânea do desenvolvimento da cultura.

A aprendizagem dos conteúdos procedimentais, segundo Zabala (1998), compreende ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir... Para identificar estas características diferenciais, é preciso situar cada conteúdo procedimental, mas, para se chegar à aprendizagem de um procedimento, é preciso:

  • A. manter organização conceitual
  • B. aproveitar as situações reais
  • C. aproveitar os conflitos
  • D. refletir sobre a própria atividade
  • E. favorecer modelos de atitudes
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...