Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o desenvolvimento motor (psicomotor) de uma criança, em especial a evolução motora da marcha, esperase que a possibilidade motora da mesma, entre 03 meses de idade, seja capaz de:

  • A. Equilibrar-se sobre um pé só, subir e descer escadas com um pé em cada degrau, saltar de formas diversas e fazer piruetas.
  • B. Conseguir erguer a cabeça e mantê-la firme por alguns momentos.
  • C. Caminhar sozinho, sem ajuda.
  • D. Conseguir subir e descer degraus.

Numa instituição escolar, quando os educadores organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas áreas externas quanto internas, tal acontecimento pode sinalizar qualidade da educação infantil, que por sua vez pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social.
  • B. Planejamento, acompanhamento e avaliação.
  • C. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo.
  • D. Condições de trabalho adequadas.

À medida que uma criança “estabelecer relações com objetos, pessoas, fenômenos e elementos da natureza por meio da exploração investigação, pesquisa, questionamento crítico, análise, coleta de informações”, tal referencial nos indica que a mesma apresenta noções e leituras do:

  • A. Mundo da matemática.
  • B. Mundo da linguagem escrita formal.
  • C. Mundo das brincadeiras.
  • D. Mundo natural.

Se ao final do processo educativo empenhado na Educação Infantil, uma criança construir progressivamente, uma identidade autônoma e crítica, pode-se considerar que:

  • A. A criança atingiu uma meta da intenção educativa em relação à alfabetização.
  • B. A criança avançou nos procedimentos lógico-matemáticos.
  • C. A criança atingiu um objetivo da intenção educativa em relação ao cuidado e às relações.
  • D. A criança retrocedeu à fase oral.

Que procedimento didático o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente quando da construção de saberes e conhecimentos no campo “mundo social” da formação humana de uma criança?

  • A. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança a reconhecer-se com corpo, com características e potencialidades que o tornam semelhante e diferente dos outros seres.
  • B. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança a reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal.
  • C. O Professor de Educação Infantil deve registrar junto com as crianças os combinados por meio de desenhos, afixando-os em local visível.
  • D. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança analisar, em situações problemas, a necessidade que os seres vivos possuem de água, ar, luz e energia, bem como a interação entre eles

Na Educação Infantil o planejamento ainda é alvo de inúmeras pesquisas.

 Sob a ótica de pesquisas mais recentes sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:

1. É importante que o professor seja aberto a fazer mudanças em seu planejamento quando surgirem outros interesses das crianças.

2. O planejamento na Educação Infantil deve ser inflexível, ou seja, não pode sofrer alterações na sua execução, sob pena de o professor não conseguir finalizar suas propostas pedagógicas.

3. Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam.

4. O planejamento permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Analise o texto abaixo:

“O cotidiano escolar precisa estar inserido num amplo processo de interação, ensino-aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora”. Isto requer que o professor seja um observador atento e que (…)”

OSTETTO, 2002.

 Assinale a alternativa que completa corretamente a frase citada.

  • A. seja capaz de modificar as atitudes das crianças, tornando o grupo o mais homogêneo possível com relação aos gostos e costumes.
  • B. seja capaz de modificar as atitudes das crianças, tornando o grupo o mais homogêneo possível com relação aos gostos e costumes.
  • C. avalie e julgue todas as atitudes das crianças para que possa, em momento posterior, inseri-las na avaliação da criança, como meio para avançar de ano.
  • D. possa avaliar as crianças a partir de suas atitudes agressivas com relação aos demais companheiros da turma.
  • E. registre todos os momentos que as crianças vivenciam na instituição, anotando como as crianças agem umas com as outras e com os professores e que este documento fique arquivado na instituição para comprovar possíveis reprovações futuras.

A função de cuidar/educar como indissociável na Educação Infantil tem sido objeto de discussão em vários estudos. Embora seja um tema bastante debatido, algumas instituições ainda apresentam muitas dificuldades para assumir efetivamente esta função.

Deste modo, podemos considerar como indissociável o cuidar e educar quando:

1. ajudamos uma criança a tomar banho, vestir- -se, alimentar-se estabelecendo com ela uma boa relação afetiva. Estamos desenvolvendo aí um ato educativo que irá promover o seu pleno desenvolvimento como pessoa.

2. desenvolvemos a operacionalização de ações voltadas às satisfações mecânicas das necessidades básicas de alimentação, repouso e higiene da criança.

3. a rotina proporciona momentos para estreitar o contato interativo com a criança, nas conversas, nas brincadeiras, acolhendo-a nos braços, tocando seu corpo, embalando-a.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 1.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

As práticas pedagógicas, segundo o documento Diretrizes Curriculares ncionais para a Edicação Infantil (Brasília: MEC SEB, 2010), que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:

  • A. Interações e a brincadeira.
  • B. Interações e apropriação da língua escrita.
  • C. Disciplina e aprendizagem.
  • D. Brincadeira e apropriação do letramento.
  • E. Socialização e apropriação da coordenação motora ampla e fina.

As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:

  • A. sala para repouso e lactário.
  • B. sala para atividades; fraldário e lactário. O ambiente para repouso não é necessário.
  • C. sala para repouso; sala para atividades; fraldário; lactário; solário. Os ambientes para repouso e atividades são imprescindíveis. Os demais podem ser substituídos por outras alternativas na organização do espaço institucional.
  • D. sala para repouso; sala para atividades; fraldário; lactário; solário. Os ambientes para repouso e atividades são desnecessários. Os demais não podem ser substituídos por outras alternativas na organização do espaço institucional.
  • E. sala para repouso; sala para atividades e solário. O lactário, ambiente destinado à higienização, preparação e distribuição das mamadeiras, não é necessário, podendo esse trabalho ser realizado pela professora da turma, junto às crianças.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...