Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o desenvolvimento motor (psicomotor) de uma criança, em especial a evolução motora da marcha, esperase que a possibilidade motora da mesma, entre 03 meses de idade, seja capaz de:
Numa instituição escolar, quando os educadores organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas áreas externas quanto internas, tal acontecimento pode sinalizar qualidade da educação infantil, que por sua vez pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
À medida que uma criança estabelecer relações com objetos, pessoas, fenômenos e elementos da natureza por meio da exploração investigação, pesquisa, questionamento crítico, análise, coleta de informações, tal referencial nos indica que a mesma apresenta noções e leituras do:
Se ao final do processo educativo empenhado na Educação Infantil, uma criança construir progressivamente, uma identidade autônoma e crítica, pode-se considerar que:
Que procedimento didático o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente quando da construção de saberes e conhecimentos no campo mundo social da formação humana de uma criança?
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Na Educação Infantil o planejamento ainda é alvo de inúmeras pesquisas.
Sob a ótica de pesquisas mais recentes sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:
1. É importante que o professor seja aberto a fazer mudanças em seu planejamento quando surgirem outros interesses das crianças.
2. O planejamento na Educação Infantil deve ser inflexível, ou seja, não pode sofrer alterações na sua execução, sob pena de o professor não conseguir finalizar suas propostas pedagógicas.
3. Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam.
4. O planejamento permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Analise o texto abaixo:
O cotidiano escolar precisa estar inserido num amplo processo de interação, ensino-aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora. Isto requer que o professor seja um observador atento e que ( )
OSTETTO, 2002.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase citada.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
A função de cuidar/educar como indissociável na Educação Infantil tem sido objeto de discussão em vários estudos. Embora seja um tema bastante debatido, algumas instituições ainda apresentam muitas dificuldades para assumir efetivamente esta função.
Deste modo, podemos considerar como indissociável o cuidar e educar quando:
1. ajudamos uma criança a tomar banho, vestir- -se, alimentar-se estabelecendo com ela uma boa relação afetiva. Estamos desenvolvendo aí um ato educativo que irá promover o seu pleno desenvolvimento como pessoa.
2. desenvolvemos a operacionalização de ações voltadas às satisfações mecânicas das necessidades básicas de alimentação, repouso e higiene da criança.
3. a rotina proporciona momentos para estreitar o contato interativo com a criança, nas conversas, nas brincadeiras, acolhendo-a nos braços, tocando seu corpo, embalando-a.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
As práticas pedagógicas, segundo o documento Diretrizes Curriculares ncionais para a Edicação Infantil (Brasília: MEC SEB, 2010), que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.
De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...