Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da “interação com a variedade de formas do código alfabético”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

  • A. Leitura, oralidade e compreensão de textos.
  • B. Apropriação do sistema de escrita e desenvolvimento da consciência fonológica.
  • C. Produção escrita / textual.
  • D. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

Na aprendizagem de estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental é comum notar o “surgimento dos problemas de ortografia, pois a criança ainda não se apropriou das regras ortográficas convencionais”. Essa característica pode ser corretamente vinculada a que fase da construção da escrita?

  • A. Nível pré-silábico II.
  • B. Nível silábico.
  • C. Nível silábico-alfabético.
  • D. Nível alfabético.

No processo de alfabetização, alguns estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades. Geralmente “não inferem informações que estão explícitas ou implícitas no texto”. Para reorganizar o ensino diante da dificuldade apresentada, é adequado propor a seguinte atividade:

  • A. Estimular as relações entre título e conteúdo do texto, entre conhecimentos prévios e informações do texto.
  • B. Analisar as sílabas das palavras escritas, visando à compreensão de que as sílabas podem variar quanto à estrutura (cv, vv, cvc, etc.).
  • C. Desenvolver atividades que visem à memorização do alfabeto.
  • D. Sistematizar o uso de cadernos, com ênfase na pauta.

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de compreender os sinais +, - , ÷, ×, pode sinalizar:

  • A. Dislexia.
  • B. Discalculia.
  • C. Distúrbio de escrita.
  • D. Discalculia verbal.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da promoção de “leitura de textos grandes e pequenos de vários gêneros e suportes”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

  • A. Apropriação do sistema de escrita e desenvolvimento da consciência fonológica.
  • B. Produção escrita / textual.
  • C. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
  • D. Leitura, oralidade e compreensão de textos.

Na Educação Infantil, quando uma criança percebe diversos gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas, tramas e formas de organização significa que ela:

  • A. Construiu saberes e conhecimentos acerca da Arte e à linguagem plástica e visual.
  • B. Atingiu um objetivo definido pela Prova Brasil.
  • C. Estabeleceu conexões acerca da linguagem oral e a matemática.
  • D. Avançou nos elementos dramáticos e materiais da Educação Infantil.

Que procedimento um Professor de Educação Infantil deve adotar frente à interação e trocas de saberes e conhecimentos de seus alunos quando o mesmo tem o “brincar e as brincadeiras” como eixo norteador de sua prática educativa?

  • A. Intervir sistematicamente nas brincadeiras das crianças, esclarecendo como se deve manusear os brinquedos e como se deve portar diante os desafios da brincadeira, de modo que restrinja a autonomia das crianças.
  • B. Não atuar frente ao movimento e desejo das crianças de brincar. Permanecer em postura que deixe as crianças totalmente livres e isentas de qualquer manifestação por parte do professor, seja de ordem atitudinal ou procedimental.
  • C. Disponibilizar objetos, brinquedos e materiais diversos (estruturados ou não estruturados), com desafios diferentes.
  • D. Proporcionar jogos que estimulem e construam altas habilidades, tendo o cuidado, inclusive, de sempre levar jogos acima da idade recomendada.

Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à criança que vivência?

  • A. Reconhecer a função das partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos).
  • B. Brincar com sua própria imagem de maneiras diversificadas: reflexo no espelho, através da sombra, de fotos e de filmes.
  • C. Compreender os valores proporcionados pela adição de preto e branco
  • D. Identificar os pontos de vista em maquete e em documento gráfico

Inventar histórias e compreender as regras de jogos simples são indicativos do desenvolvimento da linguagem na infância que ocorrem na seguinte faixa etária:

  • A. Entre um a três meses.
  • B. Entre quatro a seis meses.
  • C. Entre sete a onze meses.
  • D. Quatro anos.

O Professor de Educação Infantil que estimula seu aluno a ampliar seu vocabulário e avançar progressivamente em relação ao pensamento conceitual, possibilitando uma compreensão, cada vez maior, de si e do mundo em que vive possibilita desenvolvimento da criança em relação:

  • A. À linguagem oral.
  • B. Aos saberes da língua estrangeira moderna.
  • C. À linguagem plástica.
  • D. Aos saberes da matemática.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...