Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente na prática pedagógica em sala de aula, onde é necessário que se estimule a capacidade do aluno de aprender, preparando-o para a resolução de novos e complexos problemas. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que representa um exemplo relativo a esta prática:

  • A. Trabalhar os conteúdos de forma descontextualizada.
  • B. Reconhecer a sala de aula como um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos.
  • C. Desenvolver atividades contidas no livro didático, propondo modelos de trabalho que sigam o conteúdo curricular.
  • D. Colocar o aluno frente a situações novas e desafiadoras.

Sabe-se que o relacionamento interpessoal é uma das características (ou competências) mais exigidas dos profissionais na atualidade. Sendo assim, para ser eficaz no relacionamento com pessoas, alguns princípios fundamentais devem ser considerados, EXCETO:

  • A. Agir de forma cortês a todas as pessoas com quem se relaciona, independentemente de seu cargo na empresa.
  • B. Nunca considerar que está errado.
  • C. Mostrar-se sempre leal ao seu grupo, departamento ou empresa.
  • D. Não buscar obter troca de favores que aparentam ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar:

  • A. A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho.
  • B. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades.
  • C. A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.
  • D. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional.

Dentre os teóricos brasileiros que procuraram articular um tipo de orientação pedagógica crítica superadora do reprodutivismo, destacam-se: Dermeval Saviani , que defende a tendência Histórico-crítica, e Paulo Freire, cujas ideias constituíram a base para a construção da Pedagogia Libertadora. Para Saviane e Freire, a avaliação tem como centro:

  • A. O conteúdo, privilegiando a função classificatória no ato de avaliar.
  • B. A educação, sendo que a comprovação do desempenho do aluno estaria atrelada a memorização e repetição de conceitos.
  • C. O conhecimento, constituindo-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
  • D. O sujeito, sendo que a comprovação do desempenho do educando não estaria atrelada a normas e padrões pré-fixados.

Planejar é uma atividade que faz parte da educação, visto que ela tem como características básicas estabelecer rumos que possam nortear a execução da ação educativa. Assim, sobre as contribuições do planejamento, é correto afirmar:

  • A. O planejamento ajuda a estabelecer a participação dos alunos.
  • B. O planejamento ajuda a perder tempo.
  • C. O planejamento ajuda a desperdiçar atividades e oportunidades.
  • D. O planejamento ajuda a criar a rotina e a improvisação.

O estudo do currículo leva a descobrir inúmeras informações que o torna mais fundamental para a realização de uma prática educativa mais eficiente e comprometedora. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:

  • A. A ideia de que o currículo mantém uma profunda relação com a produção de identidades sociais e individuais, tem levado muitos educadores a repensarem novas maneiras e atitudes de formular projetos educacionais e curriculares, engajados em elaborar um currículo que, ao contrário do até então utilizado, não mais reforce as desigualdades sociais.
  • B. A escola, além de desenvolver o currículo explícito referente à transmissão de conteúdo, desenvolve também o currículo oculto que se refere à transmissão de valores.
  • C. Houve uma mudança em relação aos conceitos elaborados e defendidos sobre o currículo, deixando de significar apenas atividades ocorridas fora da sala de aula e ganhando sentido mais amplo, considerando principalmente as matérias ensinadas na sala de aula e que, certamente, contribuem muito para a aprendizagem.
  • D. O currículo e a educação são elementos fundamentais na construção de uma cultura. O currículo, numa visão crítica, é visto como um terreno de produção e criação simbólica, cultural e assim a educação e o currículo são partes integrantes e ativas de um processo de produção e criação de significados e de sujeitos.

O século XXI impõe constantes mudanças na forma de relacionar das pessoas. Muitas vezes, é mencionado como sendo o Século do Conhecimento e da Informação. Nesse universo de conhecimento, informação e transformação, se situa o processo de ensino/aprendizagem na escola. Nessa lógica, torna-se necessário compreender que a sala de aula é composta por uma diversidade de comportamentos e pensamentos que impõe, cotidianamente, mudanças na forma do professor relacionar-se com seus alunos e com os conteúdos a serem trabalhados. Sobre esse assunto, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) O professor deve fazer uso de uma Didática verdadeiramente comprometida com a aprendizagem dos alunos, conhecendo a fundo a matéria para ser repassada em forma de aula expositiva.

( ) O professor deve transformar sua prática pedagógica se colocando como o detentor do saber.

( ) O professor deve dar menos importância à memorização e valorizar o raciocínio e o espírito crítico dos alunos.

( ) O professor precisa introduzir em suas aulas métodos dinâmicos de ensino, que procurem estimular a iniciativa dos alunos e incentivar sua participação, levando em conta interesses e curiosidades e o ritmo de aprendizagem de cada um.

A sequência correta é:

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. F, F, F, V.

Sobre a tendência pedagógica crítico-social, analise as afirmativas a seguir:

I. As informações trabalhadas em sala de aula são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho.

II. A avaliação tem por objetivo avaliar o desempenho do aluno. Os livros didáticos e apostilas ou manuais e as exposições orais do professor são as únicas fontes de informações exigidas e disponíveis para os alunos.

III. A avaliação não apresenta o objetivo de mensurar o conhecimento do aluno. Ao contrário, não existem notas, exames, nem castigos. A aprendizagem é centrada nas capacidades cognitivas já estruturadas nos alunos.

IV. De acordo com essa tendência, o mundo não é estático, mas dinâmico. Sendo assim, está em constante transformação, em reconstrução, sendo necessário compreendê-lo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  • C. Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  • D. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

A diferença entre aprendizagem significativa e aprendizagem repetitiva refere-se ao vínculo entre o novo material de aprendizagem e os conhecimentos prévios dos alunos. Ao realizar aprendizagens significativas (Ausubel) o aluno

  • A. esgota suas possibilidades cognitivas.
  • B. ressalta as capacidades mentais repetitivas.
  • C. constrói a realidade atribuindo-lhes significados.
  • D. transfere suas capacidades cognitivas para as afetivas.
  • E. estuda a partir dos significados das coisas.

Uma perspectiva democrática de projeto político-pedagógico tem como característica:

  • A. centralização de papéis e ações.
  • B. tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito.
  • C. processo coletivo de cunho classificatório.
  • D. reorganização da escola com a descontinuidade de ações passadas.
  • E. processo coletivo de cunho emancipatório.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...