Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as diferentes correntes teóricas de planejamento, há aquela que contempla modelos e instrumentos aptos a incluir a sociedade em seus processos com vistas à transformação social. A essa perspectiva teórica podemos afirmar que apóia-se nos preceitos do planejamento

  • A. estratégico.
  • B. por projetos.
  • C. operacional.
  • D. participativo.
  • E. de gerenciamento.

As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que

  • A. é neutro e com fundamento científico forte.
  • B. se constitui uma construção tanto individual quanto coletiva.
  • C. se origina fora do sujeito e o constitui ao mesmo tempo.
  • D. é inato aos sujeitos e universal.
  • E. é um somatório entre fatores inatos e adquiridos.

Quando o professor entra na sala de aula e diz para seus alunos: - Hoje vamos fazer uma avaliação! - Podemos afirmar que nessa frase há um erro conceitual. Ele deveria dizer: - Hoje vamos fazer uma prova! Podemos explicar essa afirmativa, a partir da concepção de que:

I. avaliação é um processo que envolve inúmeras etapas;

II. prova não é a avaliação, mas um instrumento;

III. avaliação é sinônimo de testes e provas;

IV. o processo de avaliação se dá de maneira informal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

A concepção de avaliação que se preocupa com os percursos de aprendizagem dos alunos, sem ter como objetivo a atribuição de notas ou conceitos, denomina-se:

  • A. somativa.
  • B. formal.
  • C. normativa.
  • D. certificativa.
  • E. formativa.

As novas tecnologias, especialmente as mídias via internet, os novos aplicativos, trazem dados, imagens, informações, textos, hipertextos que modificam o papel da escola e dos professores. A aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor.

Nesse novo cenário, o papel do professor é

  • A. expor informações que sejam relevantes e pertinentes para cada componente curricular.
  • B. filtrar o acesso a algumas tecnologias, uma vez que podem acelerar os processos de aprendizagem.
  • C. ponderar o uso excessivo das mídias e tecnologias por parte dos jovens e crianças.
  • D. ajudar o aluno a interpretar os dados, a relacioná-los e a contextualizá-los.
  • E. manter a ordem na sala de aula, fazendo com que os alunos não se dispersem com tablets, celulares e notebooks.

O projeto educacional é, respectivamente, político e pedagógico, porque

  • A. perpetua valores da cultura da sociedade a que atende e impõe as opções pedagógicas da unidade de ensino.
  • B. reproduz os valores sociais e culturais e propõe opções educativas que levam à construção de ideais pedagógicos.
  • C. favorece a formação dos sujeitos para um tipo de sociedade que se deseja e define as ações para que a escola cumpra suas intenções educativas.
  • D. responde às demandas da sociedade e organiza as estratégias pedagógicas traçadas pela direção e coordenação pedagógicas escola.
  • E. repete as estruturas sociais e especifica o trabalho pedagógico em linhas científicas, acadêmicas e educativas.

Os componentes do planejamento escolar relativos ao o que ensinar, como ensinar e quando ensinar, dizem respeito respectivamente a:

  • A. sequenciação, didatização e seleção dos conteúdos.
  • B. problematização, seleção e sequenciação dos conteúdos.
  • C. seleção, metodologia e sequenciação dos conteúdos.
  • D. didatização, sequenciação e metodologia dos conteúdos.
  • E. sequenciação, metodologia e ordenação dos conteúdos.

“No contexto da emergência da sociedade do conhecimento, os requisitos educacionais do emprego ampliaram-se” (Márcio Pochmann)

O trecho acima pode ser compreendido no sentido de que

  • A. novos conhecimentos têm surgido das necessidades da indústria e do comércio.
  • B. a sociedade precisa formar trabalhadores que sejam mais requisitados temporalmente.
  • C. a educação profissional deve respeitar a emergência do mercado de trabalho.
  • D. novas demandas do mercado de trabalho relacionam-se com requisitos curriculares mais ampliados.
  • E. a sociedade do conhecimento faz com que o mercado de trabalho fique mais exigente em relação à formação profissional.

Participar e comprometer-se com a prática de valores que estimule os princípios educativos no âmbito escolar exige muito mais do que uma compreensão da realidade. Exige transparência e consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações e seus diálogos. Sendo assim, uma escola que tem como foco uma boa relação interpessoal, NÃO deve ser caracterizada por:

  • A. Respeito mútuo
  • B. Tolerância.
  • C. Ênfase nos erros das pessoas.
  • D. Altos padrões éticos.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere ao assunto Mídia e Educação:

( ) As reflexões em torno do assunto mídia e educação vêm sendo aprofundadas há várias décadas dada a constatação de sua influência na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.

( ) A educação para as mídias como perspectiva de um novo campo do saber e de intervenção vem se desenvolvendo no mundo inteiro com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação.

( ) A internet tem cada vez mais atingido os sistema educacional. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo.

( ) É imprescindível enfatizar que as novas tecnologias de informação e comunicação não passam de mero lazer, pois no campo educacional, os recursos mais importantes são o livro didático e o quadro de giz.

A sequência correta é:

  • A. F, V, V, V
  • B. V, V, V, F
  • C. V, V, V, V
  • D. V, V, F, F
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...