Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito ao uso das novas tecnologias no campo educacional, é INCORRETO afirmar:

  • A. O potencial que os recursos tecnológicos oferecem, não pode ser negado, mas precisa ser integrado efetivamente na escola, principalmente na rede pública de escolarização, já que pode servir como mais uma possibilidade para a construção da cidadania plena.
  • B. Os recursos tecnológicos devem servir para serem utilizados de vez em quando, pois é de fundamental importância dar preferência às aulas expositivas no qual o professor é o detentor do conhecimento.
  • C. Para efetivar a aplicação das tecnologias na escola, é preciso criar conhecimentos e mecanismos que possibilitem sua integração à educação, evitando o deslumbramento ou o uso indiscriminado da tecnologia por si e em si.
  • D. A utilização da tecnologia no ambiente escolar exige uma nova postura do professor e da escola, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de ideias e ideais em projetos colaborativos.

Sobre a Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I. O termo Educação Inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.

II. A Educação Inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social. Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste à escola.

III. Uma Educação Inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a cidadania, imbuída de uma clara noção de que a excelência humana é puramente acadêmica.

IV. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, preparando os alunos para o exigente e competitivo mercado de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmativa II é verdadeira.

A Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Seu conjunto de recomendações e propostas é guiado pelos seguintes princípios, EXCETO:

  • A. Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais.
  • B. O ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.
  • C. Os alunos devem adaptar-se às especificidades da escola, e não a escola às especificidades dos alunos.
  • D. Independente das diferenças individuais, a educação é direito de todos.

Uma prática pedagógica inclusiva é aquela:

  • A. Em que o professor acredita na capacidade dos alunos, com exceção dos alunos especiais, e que encontra maneiras de fazer com que superem os desafios escolares.
  • B. Em que o professor prioriza os testes, provas e exames, pois sabe que esses métodos de avaliação são fundamentais para analisar o potencial de cada aluno.
  • C. Em que o professor acredita que todos os alunos podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária, dentre elas as crianças com deficiência física.
  • D. Em que o professor avalia seus alunos de forma única e objetiva.

Possuir habilidade para gestão de pessoas é um requisito essencial para profissionais que ocupam cargos de liderança. Sendo assim, no que se refere às habilidades necessárias para um bom gestor, assinale a alternativa correta:

  • A. Deve saber ouvir, para que possa enfatizar o estilo de gestor autocrata.
  • B. Deve saber se impor aos seus subordinados de forma autoritária.
  • C. Deve saber delegar, para tornar uma equipe participante, responsável e criativa.
  • D. Deve centralizar o poder, pela relação mandar x obedecer.

Buscar uma escola de qualidade é tarefa e dever de quem se compromete com a educação pública. O projeto político-pedagógico, como instrumento político, cultural e científico, decorrente de construção coletiva, deverá englobar o conjunto de atividades vivenciadas pelo aluno, durante o período de sua formação, e pressupõe a adoção de alguns princípios. Sobre esse princípios, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Concepção Programática, tendo em vista a transmissão do conhecimento acumulado historicamente.

( ) Articulação de estrutura, disciplina e atividades curriculares voltadas para a prática do raciocínio e da memorização.

( ) Tratamento das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionalização, com flexibilidade, de modo que as necessidades e interesses dos alunos sejam contemplados e valorizados.

( ) Ação do diretor/gestor, enquanto principal agente responsável pela efetivação do projeto políticopedagógico da instituição.

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. V, F, V, F
  • D. V, F, V, V

Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:

  • A. Mostrar que a tecnologia é uma coisa negativa para a escola, pois faz com que os professores sejam substituídos pela máquina.
  • B. Garantir que os recursos tecnológicos sejam apenas manipulados pelo professor, facilitando a elaboração do seu planejamento.
  • C. Proporcionar a utilização do retroprojetor ou o projetor de slides para tornar as aulas mais agradáveis.
  • D. Formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico.

No que diz respeito às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:

“Para essa abordagem, o comportamento humano é modelado e reforçado, o que implica recompensa e controle; assim, consequentemente, o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. A base do conhecimento é a experiência. O ensino é feito através da análise experimental do comportamento, onde se deve considerar tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno, sendo o homem a consequência das influências do meio. Um grande teórico dessa abordagem é Skinner.”

O texto se refere à:

  • A. Abordagem Sócio-Cultural
  • B. Abordagem Humanista
  • C. Abordagem Comportamentalista
  • D. Abordagem Cognitiva

No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar.

( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque.

( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino.

( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.

( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido).

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, V, V
  • B. F, F, V, V, V
  • C. F, V, V, V, V
  • D. F, F, V, F, V

No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.
  • B. Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações.
  • C. Práticas de gestão participativa.
  • D. Capacidade de liderança dos dirigentes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...