Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
No que diz respeito ao uso das novas tecnologias no campo educacional, é INCORRETO afirmar:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre a Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo Educação Inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns. II. A Educação Inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social. Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste à escola. III. Uma Educação Inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a cidadania, imbuída de uma clara noção de que a excelência humana é puramente acadêmica. IV. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, preparando os alunos para o exigente e competitivo mercado de trabalho. Assinale a alternativa correta:Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
A Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Seu conjunto de recomendações e propostas é guiado pelos seguintes princípios, EXCETO:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Uma prática pedagógica inclusiva é aquela:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Possuir habilidade para gestão de pessoas é um requisito essencial para profissionais que ocupam cargos de liderança. Sendo assim, no que se refere às habilidades necessárias para um bom gestor, assinale a alternativa correta:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Buscar uma escola de qualidade é tarefa e dever de quem se compromete com a educação pública. O projeto político-pedagógico, como instrumento político, cultural e científico, decorrente de construção coletiva, deverá englobar o conjunto de atividades vivenciadas pelo aluno, durante o período de sua formação, e pressupõe a adoção de alguns princípios. Sobre esse princípios, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) Concepção Programática, tendo em vista a transmissão do conhecimento acumulado historicamente. ( ) Articulação de estrutura, disciplina e atividades curriculares voltadas para a prática do raciocínio e da memorização. ( ) Tratamento das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionalização, com flexibilidade, de modo que as necessidades e interesses dos alunos sejam contemplados e valorizados. ( ) Ação do diretor/gestor, enquanto principal agente responsável pela efetivação do projeto políticopedagógico da instituição. A sequência correta é:Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
No que diz respeito às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:
Para essa abordagem, o comportamento humano é modelado e reforçado, o que implica recompensa e controle; assim, consequentemente, o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. A base do conhecimento é a experiência. O ensino é feito através da análise experimental do comportamento, onde se deve considerar tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno, sendo o homem a consequência das influências do meio. Um grande teórico dessa abordagem é Skinner. O texto se refere à:No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar. ( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque. ( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino. ( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar. ( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido). A sequência correta é:Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...