Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as seguintes características:

• exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola;

• explicita o papel social da escola;

• define caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo;

• aglutina crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico;

• constitui-se em compromisso coletivo;

• precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre os professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade local.

Tais características se referem a

  • A. avaliação somativa
  • B. material didático
  • C. exercício pedagógico
  • D. ensino-aprendizagem
  • E. projeto político-pedagógico

  • A. Educar em Tempos Difíceis
  • B. Aprendizagem Significativa
  • C. Currículo Interdisciplinar
  • D. Pedagogia de Projetos
  • E. Educação Intercultural

  • A. Todos farão o mesmo exame utilizando o tempo que for necessário.
  • B. Os deficientes devem ser ajudados no exame pelos que têm capacidade.
  • C. Os mais habilidosos farão o exame, e os demais estão dispensados.
  • D. Cada um escalará a árvore segundo suas capacidades.
  • E. Cada um receberá um exame específico de acordo com suas habilidades.

A pedagogia proposta por Paulo Freire acredita numa educação capaz de contribuir para a transformação das pessoas e da sociedade. Desse modo, os aspectos relacionados à pedagogia freiriana são os seguintes:

  • A. exposição verbal; conteúdos predefinidos; adequação à realidade; relações verticais; aprendizagem como acumulação de conhecimentos
  • B. exposição verbal; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem informal e livre.
  • C. diálogo como método; temas geradores; conteúdos socialmente relevantes; relações autogestionadas; aprendizagem informal.
  • D. diálogo como método; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem como construção coletiva.
  • E. diálogo como método; conteúdos predefinidos; problematização da realidade; relações verticais; aprendizagem como construção coletiva.

  • A. Notas baixas expressam a incapacidade de elaborar instrumentos adequados para medir as aprendizagens.
  • B. Os estudantes são indiferentes às notas baixas e não se preocupam com elas como seus pais e os professores.
  • C. Notas baixas não manifestam necessariamente a falta de competência ou inaptidão dos estudantes para aprender.
  • D. A competição entre estudantes pelas notas faz com que alguns prefiram abandonar as tarefas escolares.
  • E. Alguns alunos preferem notas baixas porque não sabem demonstrar suas capacidades cognitivas.

  • A. criar espaços e tempos de aprendizagem, sem os saberes prévios dos estudantes, torna o trabalho escolar uma atividade sem sentido.
  • B. instituir uma única forma de ensino é mais adequado para os estudantes que se encontram nos níveis menos avançados de conhecimento.
  • C. ensinar primeiro a teoria e depois a prática é uma estratégia para acolher os saberes prévios dos estudantes no momento adequado.
  • D. cumprir o programa curricular estabelecido propicia que a escola ofereça os conhecimentos de maneira igualitária para todos.
  • E. considerar os saberes prévios dos estudantes atrapalha o ensino e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. A elaboração e a execução do plano de atendimento educacional especializado constituem competência dos professores que atuam nesse programa, em articulação com os demais professores do ensino regular, as famílias e os demais serviços setoriais necessários a esse tipo de atendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. As singularidades dos educandos especiais devem ser respeitadas nos processos de avaliação, contudo o prazo para conclusão do ensino médio deve ser cumprido sem prorrogação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. Os alunos matriculados em classes comuns de ensino regular e que tiverem matrícula concomitante no atendimento educacional especializado não devem ser contabilizados duplamente no âmbito do FUNDEB.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. O atendimento educacional especializado pode ser realizado em instituições comunitárias ou confessionais e, nesses casos, pode ser substitutivo das classes comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...