Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Questão 4 Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes tendências a respeito do papel da escola e da aprendizagem.
A esse respeito, relacione as tendências da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.
Assinale a sequência CORRETA.
Um projeto político-pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática da escola se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.
Face a essa premissa, assinale a alternativa que apresenta a definição de projeto político-pedagógico.
As práticas escolares que se baseiam nas teorias ou propostas de autores como Piaget, Vygotsky, Dewey e Bruner apresentam consonância com o paradigma pós-moderno, por assumirem uma concepção aberta e processual de pensamento.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
O estudo de Freire (1997) tem, como temática central, o aspecto da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia dos educadores. Segundo esse pensador, para ensinar, é preciso estar atento às exigências do ofício.
Sobre essas exigências, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as virtudes profissionais do professor, assinale a alternativa INCORRETA.
Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que (...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Situação-Problema (SP) é definida por Meirieu (2002) como uma situação-didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa.
Na elaboração de uma situação-problema, deve-se perguntar, EXCETO se
Segundo Morin (2002), é urgente uma reforma do ensino que leve à reforma do pensamento e a reforma do pensamento deve levar à reforma do ensino.
Neste aspecto, ele explica que o significado de uma cabeça bem-feita está associado, EXCETO:
Uma das maiores contribuições do movimento pela profissionalização do ensino, iniciado na década de 1980, foi o reconhecimento da existência de saberes específicos que caracterizam a profissão docente, saberes desenvolvidos pelos professores, tanto no seu processo de formação para o trabalho, quanto no próprio cotidiano de suas atividades como docentes. Tardif (2002) elaborou uma classificação dos saberes profissionais.
A esse respeito, enumere os saberes da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.
Assinale a sequência CORRETA.
O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.
A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...