Questões de Pedagogia do ano 2014

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Questão 4 Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes tendências a respeito do papel da escola e da aprendizagem.

A esse respeito, relacione as tendências da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 6 4 1 2 3 5 7.
  • B. 5 7 3 6 4 1 2.
  • C. 3 6 4 1 2 7 5.
  • D. 7 6 4 1 2 3 5.

Um projeto político-pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática da escola se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.

Face a essa premissa, assinale a alternativa que apresenta a definição de projeto político-pedagógico.

  • A. É o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
  • B. É o documento que expressa a cultura e a identidade da escola, com sua (re) criação e desenvolvimento, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.
  • C. É a reunião de propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo e que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes que devem ser mais duradouras.
  • D. É o documento que expressa os objetivos formativos da escola, como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individualmente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

As práticas escolares que se baseiam nas teorias ou propostas de autores como Piaget, Vygotsky, Dewey e Bruner apresentam consonância com o paradigma pós-moderno, por assumirem uma concepção aberta e processual de pensamento.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  • A. 4 3 2 1.
  • B. 3 4 1 2.
  • C. 3 2 4 1.
  • D. 4 1 2 3.

O estudo de Freire (1997) tem, como temática central, o aspecto da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia dos educadores. Segundo esse pensador, para ensinar, é preciso estar atento às exigências do ofício.

Sobre essas exigências, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Flexibilidade metódica, na medida em que é preciso reforçar no aluno sua capacidade crítica, sua curiosidade, sua insubmissão com que deve aproximar-se dos objetos cognoscíveis.
  • B. Ensino pela pesquisa, no sentido da busca contínua, da indagação, da reprocura, da constatação e da intervenção.
  • C. Respeito aos saberes dos educandos, uma vez que é necessário respeitar os conhecimentos socialmente construídos pelos alunos na prática comunitária e discutir com eles a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos.
  • D. Criticidade, vista como curiosidade, inquietação e cientificidade na aproximação ao objeto cognoscível.

Sobre as virtudes profissionais do professor, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Aposta ética: é esperar sempre o melhor, pois esse é o único meio de consegui-lo.
  • B. Obstinação didática: porque é preciso sempre imaginar as condições mais favoráveis para suscitar o desejo de aprender.
  • C. Vigilância informada: que remete à capacidade de identificar, permanentemente, as necessidades dos alunos.
  • D. Tolerância pedagógica: que remete à condição de deixar nas mãos do aluno a condução do seu processo de aprendizagem.

Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que “(...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.”

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Nunca se pode controlar perfeitamente uma classe na medida em que a interação em andamento com os alunos é portadora de acontecimentos e intenções que surgem da atividade em desenvolvimento.
  • B. O ensino aproxima-se bastante de profissões cujo espaço cotidiano é marcado pelas atividades que são desenvolvidas de acordo com representações, muitas vezes, renovadas, móveis, imprevisíveis na sua concretude.
  • C. Um professor trabalha com seres humanos e sobre seres humanos o que significa a responsabilidade de tratá-los como tal. Essa responsabilidade está no âmago de sua tarefa e cada professor precisa dar-lhe sentido.
  • D. As tramas interativas cotidianas entre professores e alunos são complexas, pois, entram em ação componentes do ser humano, como afetividade, cognição, vontade, disposições que anulam efeitos da personalidade do professor.

Situação-Problema (SP) é definida por Meirieu (2002) como uma situação-didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa.

Na elaboração de uma situação-problema, deve-se perguntar, EXCETO se

  • A. a questão apresenta claramente o contexto, capaz de gerar a motivação no aluno para aprender, tratando de problemas do mundo em geral e não meramente uma teoria sem aplicação explícita?
  • B. está claro o obstáculo que vai gerar o conflito cognitivo no aluno entre o que ele sabe e a questão da situação-problema?
  • C. tem dispositivos de aprendizagem que permitam ao sujeito-aprendiz alcançar uma meta, a resolver problemas, a tomar decisões?
  • D. apresenta uma contextualização que exija capacidade de raciocínio e busca de novos conhecimentos, para que a situação seja problema de qualidade.

Segundo Morin (2002), é urgente uma reforma do ensino que leve à reforma do pensamento e a reforma do pensamento deve levar à reforma do ensino.

Neste aspecto, ele explica que o significado de uma cabeça bem-feita está associado, EXCETO:

  • A. A uma aptidão para colocar e tratar os problemas de maneira organizada e que permita estabelecer ligação entre os saberes, dando-lhes sentido, em lugar de saberes fragmentados e acumulados.
  • B. A uma atividade crítica que permite repensar o pensamento. O pensamento deve ser organizado em uma cabeça apta, que reconheça no conhecimento produzido pela humanidade um valor de verdade.
  • C. A uma proposta em que os alunos sejam encorajados ao autodidatismo com o objetivo de se tornarem sujeitos de cabeça bem-feita, reformulando pensamento e ação.
  • D. A uma proposta para o desenvolvimento do pensamento complexo, que deve passar por uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais.

Uma das maiores contribuições do movimento pela profissionalização do ensino, iniciado na década de 1980, foi o reconhecimento da existência de saberes específicos que caracterizam a profissão docente, saberes desenvolvidos pelos professores, tanto no seu processo de formação para o trabalho, quanto no próprio cotidiano de suas atividades como docentes. Tardif (2002) elaborou uma classificação dos saberes profissionais.

A esse respeito, enumere os saberes da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 4 2 2 3 3 4 1.
  • B. 2 4 2 1 3 4 3.
  • C. 3 4 2 2 1 3 4.
  • D. 2 1 3 4 1 4 3.

O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.

A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em

  • A. preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida numa sociedade da informação e de novos contextos. Significa preparar para o trabalho e também para as suas formas alternativas.
  • B. investir na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos da cultura e da ciência e das competências tecnológicas e habilidades técnicas requeridas pelos novos processos sociais e cognitivos. (conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes).
  • C. proporcionar meios de desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas, ou seja, ajudar os alunos nas competências do pensar autônomo, uma vez que as ações individuais estão cada vez mais valorizadas.
  • D. formar para a cidadania crítica e participativa: criação de espaços de participação e organização dos alunos dentro e fora da sala de aula.
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