Questões de Pedagogia do ano 2014

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Metodologia é o campo que estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

A seguir são feitas afirmações a respeito da metodologia de ensino. Analise-as.

I. A metodologia e os métodos de ensino não são esquemas universais aplicáveis mecânica ou indiferentemente a qualquer prática educativa, em qualquer situação, pois eles mesmos também se plasmam a partir de situações particulares, num movimento específico.

II. A concepção de metodologia não se reduz à elaboração e aplicação mecânica e repetitiva de categorias teórico-epistemológicas abstratas e formalizantes, mas se constrói a partir de experiências pedagógicas vivas e particulares e das práticas sociais e científicas em geral.

III. A metodologia do ensino é entendida como uma estratégia que visa garantir o processo de reflexão crítica sobre a realidade vivida, percebida e concebida, tendo em vista a sua transformação.

IV. O conceito de metodologia e/ou didática é histórico-social, relaciona-se ao momento e contexto históricos nos quais é produto, bem como dos projetos, concepções e ideologias que lhe deram origem.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. II e III apenas.
  • B. II, III e IV apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. I, II, III e IV.

A organização de uma proposta curricular crítica prevê a complexidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de reconhecer a unidade dentro do diverso, o diverso dentro da unidade; de reconhecer as diversidades individuais e culturais em meio à unidade humana.

No que diz respeito à organização curricular, a perspectiva da complexidade aponta entre seus direcionamentos mais amplos, EXCETO:

  • A. Potencializar, em cada ciência, sua unicidade, pela abordagem complexa dos conhecimentos.
  • B. Integrar ciências e humanidades na abordagem global e contextualizada dos conhecimentos.
  • C. Alimentar a compreensão geral da realidade, pela via da filosofia, da sociologia, da arte, da literatura, no enfrentamento e na reflexão a respeito das grandes interrogações humanas.
  • D. Dominar e integrar, pela via das tecnologias da informática e das multimídias, a informação, de modo a revisitar permanentemente o conhecimento.

Objetivos bem delineados, ajustados aos processos cognitivos, devem ser enunciados aos alunos, da forma mais precisa possível.

Sobre o resultado dessa ação pedagógica, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Elaboração de instrumentos que permitam decisões em conjunto.
  • B. Identificação precisa das dificuldades dos alunos e de meio para superá-las.
  • C. Adoção de modos de gestão diferenciadas, tratando devidamente os casos específicos.
  • D. Implicação da responsabilidade do sujeito sobre sua própria aprendizagem.

Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.

A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:

  • A. Por comparação dirigida pelo professor e pelo aluno.
  • B. Por classificação a partir de elementos categoriais.
  • C. Por analogia, por meio de apresentações de estruturas.
  • D. Por definições e conceitos de objetos em análise.

O termo didática deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Na perspectiva contemporânea, são fundamentos da didática, EXCETO:

  • A. A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico-políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento dos alunos.
  • B. A didática como dispositivo de regulação favorável a uma regulação contínua das aprendizagens, reconhecendo que o ensino exige, constantemente, a retificação de caminhos previamente traçados.
  • C. A didática, pela sua abrangência e pela busca de solução de problemas pedagógicos, institui práticas que se ajustam a diferentes culturas, tempos e lugares.
  • D. Toda didática supõe uma epistemologia, uma vez que o núcleo do problema didático é o conhecimento, no qual estão implicadas questões de diferentes ordens.

As relações entre desenvolvimento e aprendizagem têm sido analisadas à luz de conceitos vygotyskianos, como o de zona de desenvolvimento proximal.

Sobre esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As funções psicológicas superiores são desenvolvidas individualmente e dependem da mediação para que sejam ativadas.
  • B. A zona de desenvolvimento proximal – refere-se ao conhecimento que está em vias de se desenvolver, isto é, na possibilidade de tornar desenvolvimento real - aquilo que já está efetivado em termos de desenvolvimento.
  • C. A proposta da zona de desenvolvimento proximal contempla a mediação da aprendizagem por pares mais capazes, por meio de atividades em que os alunos se ensinam uns aos outros.
  • D. A “(...) zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã (...)" (VYGOTSKY, 1991). Aquilo que, em determinado momento, um aluno só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante conseguirá fazer sozinho.

Planejamento do ensino: é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro e eficiente.

Sobre o planejamento de ensino, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As decisões sobre a atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
  • B. O conhecimento da realidade concreta da escola e dos alunos: realidade física, cultural, social e política dentre outras.
  • C. A concepção de planejamento como instrumento teórico-metodológico para controle do conhecimento que o aluno precisa desenvolver.
  • D. A adesão à concepção de planejamento como arquitetura provisória, capaz de esboçar uma situação futura, com funcionalidade e flexibilidade.

A aprendizagem significativa caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio. Nesse processo, que é não-literal e não-arbitrário, o novo conhecimento adquire significados para o aprendiz, e o conhecimento prévio fica mais rico, mais diferenciado, mais elaborado em termos de significados.

Analise as afirmativas abaixo a respeito de uma proposta de ensino voltada para a aprendizagem significativa.

I. Alunos efetivamente envolvidos em situações mobilizadoras de sua reflexão e ação, em que eles não cumprem apenas uma tarefa, mas se sintam sujeitos ativos em situação de aprendizagem.

II. Alunos como sujeitos responsáveis, desenvolvendo atividades para solucionar problemas, esclarecer dúvidas, atender objetivos e necessidades decorrentes de situações de aprendizagem.

III. Atividades em que o aluno, para além de procurar o significado da tarefa (relacionando-a com os conhecimentos prévios), tenha que encontrar sentido no que está realizando.

IV. Promoção de situações que permitam a tomada de consciência dos alunos em relação às próprias ideias de modo a poder agir sobre elas para aperfeiçoá-las ou modificá-las, agindo sob a orientação do professor ou contando com a ajuda de seus pares.

V. Ensino centrado na interação entre professor e aluno enfatizando o intercâmbio de perguntas suscita a aprendizagem significativa. À medida que aprende a formular perguntas, aprende a ir em busca de respostas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A. II, III, V apenas.
  • B. I, II, III, IV apenas.
  • C. I, III, IV apenas.
  • D. I, II, III, IV e V.

Charlot (2000) ao analisar a relação com o saber visa não somente à dimensão de um saber específico, mas à generalidade do saber que envolve redes indissociáveis.

Sobre as relações com o saber, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Todo processo de aprender constitui uma construção de si mesmo, uma construção da identidade do sujeito.
  • B. A relação de identidade com o saber é construída na relação com o outro, que é fisicamente presente, que o ajuda a aprender algo, ou um outro virtual, que compõe a comunidade daqueles que têm um saber determinado.
  • C. O modo como o sujeito se relaciona com o saber compreende várias relações, tais como epistêmicas, sociais e identitárias de sujeito imerso no processo de aprendizagem, sendo essas relações independentes.
  • D. O saber, no sentido estrito da palavra, significa um conteúdo intelectual, enquanto aprender tem um significado mais amplo, já que existem várias formas de aprender.

A prática pedagógica da avaliação da aprendizagem, visando à melhoria do processo educacional, é um pressuposto básico para que a educação pública se torne realmente uma educação democrática que acolha e que responda às necessidades de todos os alunos. As teorias atuais atribuem três funções para a avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

Enumere as funções da COLUNA

I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  • A. 2 3 1 2 1 1 3.
  • B. 1 1 2 3 2 2 1.
  • C. 2 2 1 1 3 2 3.
  • D. 1 2 3 2 3 2 1.
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