Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Metodologia é o campo que estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A seguir são feitas afirmações a respeito da metodologia de ensino. Analise-as.
I. A metodologia e os métodos de ensino não são esquemas universais aplicáveis mecânica ou indiferentemente a qualquer prática educativa, em qualquer situação, pois eles mesmos também se plasmam a partir de situações particulares, num movimento específico.
II. A concepção de metodologia não se reduz à elaboração e aplicação mecânica e repetitiva de categorias teórico-epistemológicas abstratas e formalizantes, mas se constrói a partir de experiências pedagógicas vivas e particulares e das práticas sociais e científicas em geral.
III. A metodologia do ensino é entendida como uma estratégia que visa garantir o processo de reflexão crítica sobre a realidade vivida, percebida e concebida, tendo em vista a sua transformação.
IV. O conceito de metodologia e/ou didática é histórico-social, relaciona-se ao momento e contexto históricos nos quais é produto, bem como dos projetos, concepções e ideologias que lhe deram origem.
Estão CORRETAS as afirmativas
A organização de uma proposta curricular crítica prevê a complexidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de reconhecer a unidade dentro do diverso, o diverso dentro da unidade; de reconhecer as diversidades individuais e culturais em meio à unidade humana.
No que diz respeito à organização curricular, a perspectiva da complexidade aponta entre seus direcionamentos mais amplos, EXCETO:
Objetivos bem delineados, ajustados aos processos cognitivos, devem ser enunciados aos alunos, da forma mais precisa possível.
Sobre o resultado dessa ação pedagógica, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.
A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:
O termo didática deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Na perspectiva contemporânea, são fundamentos da didática, EXCETO:
As relações entre desenvolvimento e aprendizagem têm sido analisadas à luz de conceitos vygotyskianos, como o de zona de desenvolvimento proximal.
Sobre esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA.
Planejamento do ensino: é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro e eficiente.
Sobre o planejamento de ensino, assinale a alternativa INCORRETA.
A aprendizagem significativa caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio. Nesse processo, que é não-literal e não-arbitrário, o novo conhecimento adquire significados para o aprendiz, e o conhecimento prévio fica mais rico, mais diferenciado, mais elaborado em termos de significados.
Analise as afirmativas abaixo a respeito de uma proposta de ensino voltada para a aprendizagem significativa.
I. Alunos efetivamente envolvidos em situações mobilizadoras de sua reflexão e ação, em que eles não cumprem apenas uma tarefa, mas se sintam sujeitos ativos em situação de aprendizagem.
II. Alunos como sujeitos responsáveis, desenvolvendo atividades para solucionar problemas, esclarecer dúvidas, atender objetivos e necessidades decorrentes de situações de aprendizagem.
III. Atividades em que o aluno, para além de procurar o significado da tarefa (relacionando-a com os conhecimentos prévios), tenha que encontrar sentido no que está realizando.
IV. Promoção de situações que permitam a tomada de consciência dos alunos em relação às próprias ideias de modo a poder agir sobre elas para aperfeiçoá-las ou modificá-las, agindo sob a orientação do professor ou contando com a ajuda de seus pares.
V. Ensino centrado na interação entre professor e aluno enfatizando o intercâmbio de perguntas suscita a aprendizagem significativa. À medida que aprende a formular perguntas, aprende a ir em busca de respostas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Charlot (2000) ao analisar a relação com o saber visa não somente à dimensão de um saber específico, mas à generalidade do saber que envolve redes indissociáveis.
Sobre as relações com o saber, assinale a alternativa INCORRETA.
A prática pedagógica da avaliação da aprendizagem, visando à melhoria do processo educacional, é um pressuposto básico para que a educação pública se torne realmente uma educação democrática que acolha e que responda às necessidades de todos os alunos. As teorias atuais atribuem três funções para a avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
Enumere as funções da COLUNA
I às suas respectivas definições na COLUNA II.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...