Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No início do século XXI, o professor José William Vesentini forneceu uma importante contribuição sobre os estudos da geografia com a publicação da obra O ensino de geografia no século XXI. Essa obra apresentou as principais características do ensino de geografia em seis diferentes países, apontando necessidades e possibilidades de reformulação do ensino de geografia na educação básica.

Sobre o ensino de geografia no Brasil, José William Vesentini fez diversas considerações afirmando que o país vivia uma fase decisiva, em um momento de redefinições impostas, tanto pela sociedade em geral, quanto pelas modificações ocorridas na ciência geográfica.

Sobre as análises do autor acerca das mudanças do ensino de geografia no Brasil, que começou na década de 1970 e adentrou o século XXI, é INCORRETO afirmar

  • A. que apesar das mudanças impostas pelo avanço da Terceira Revolução Industrial e da globalização, o ensino tradicional de geografia tinha um lugar na escola do século XXI, devido às importantes contribuições dessa vertente.
  • B. que ocorria uma renovação no ensino da geografia brasileira que abarcava a contribuição dos professores acadêmicos e a participação de muitos professores do ensino médio que já praticavam a geografia crítica em suas aulas.
  • C. que a renovação do ensino de geografia, que ocorria no Brasil, sempre teve uma dinâmica própria e relativamente independente da sua vertente acadêmica, já que a disciplina escolar não era (é) mera reprodução da academia.
  • D. que a geografia crítica praticada nas escolas deveria privilegiar o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da criticidade do trabalho, não se limitando a uma renovação de conteúdos, com novos temas/problemas.

No processo de aprendizagem, o professor é o principal responsável por criar situações de: trocas; estímulo na construção de relações entre o estudado e o vivido; integração com outras áreas de conhecimento; e, possibilidades de acesso dos alunos a novas informações. Nesse sentido, é correto afirmar que a avaliação

  • A. é a etapa mais importante do processo ensino-apendizagem.
  • B. deve acontecer apenas em determinados momentos do calendário escolar.
  • C. é um instrumento ímpar e adequado para quantificar o aprendizado do aluno.
  • D. revela simplesmente as conquistas pessoais dos jovens ou grupos de estudantes.
  • E. possibilita ao professor problematizar o seu trabalho discernindo quando e como intervir no processo ensino-aprendizagem.

Ao longo do ensino fundamental espera-se que os alunos gradativamente possam compreender sua realidade, confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas. Nesse sentido, no final do ciclo do ensino fundamental, os alunos deverão ser capazes de:

I. compreender que as histórias individuais são singulares, únicas e fundamentais para a transformação do processo histórico;

II. conhecer e compreender o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços em todas as suas manifestações;

III. dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens;

IV. reconhecer que o conhecimento histórico é fundamental para a conquista da cidadania, anulando o conhecimento interdisciplinar.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

“Nas últimas décadas, diferentes percepções do processo de aprendizagem passaram a ser difundidas, levando reflexões profundas quanto à integração entre teoria e prática no espaço escolar.” Assinale a alternativa que justifica o trecho anterior.

  • A. Difusão dos livros didáticos e métodos tradicionais de ensino.
  • B. Elaboração de exercícios ou testes sem exigências de nenhum raciocínio lógico.
  • C. Aproximação entre o que é ensinado na educação básica e a produção universitária.
  • D. Construção de um discurso positivista, enfatizando a produção acadêmica e as práticas pedagógicas.
  • E. Valorização exclusiva do saber, das vivências e das interpretações do aluno para a construção teórica.

Uma das dificuldades para a implementação das propostas apresentadas no Manifesto dos Pioneiros derivou de sua perspectiva centralizadora e unitária, que advogava a responsabilidade da União pela uniformidade na oferta educativa e no atendimento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A centralidade do aluno no processo educativo, em uma perspectiva de aprendizagem que valoriza a vinculação dos saberes escolares com a vida cotidiana, a experiência prática e o inquérito e a reflexão crítica são aspectos integrantes da filosofia subjacente à proposta de uma Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. Destaca-se, na prática do esporte educacional, o estímulo às recompensas extrínsecas, pelo respeito à hierarquia das orientações do professor e(ou) do técnico e a metas preestabelecidas de desempenho atlético.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio do regionalismo postula o respeito e a valorização das raízes e heranças culturais como sinergias constitutivas do todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. Fundamenta-se no princípio da emancipação a prática em que um professor ou técnico leva os participantes a exercitar a autonomia ao transformar o jogo e as atitudes nele representadas em educação transpessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio da coeducação corresponde ao fortalecimento da unidade do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, desde que preservada a individualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...