Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No início do século XXI, o professor José William Vesentini forneceu uma importante contribuição sobre os estudos da geografia com a publicação da obra O ensino de geografia no século XXI. Essa obra apresentou as principais características do ensino de geografia em seis diferentes países, apontando necessidades e possibilidades de reformulação do ensino de geografia na educação básica.
Sobre o ensino de geografia no Brasil, José William Vesentini fez diversas considerações afirmando que o país vivia uma fase decisiva, em um momento de redefinições impostas, tanto pela sociedade em geral, quanto pelas modificações ocorridas na ciência geográfica.
Sobre as análises do autor acerca das mudanças do ensino de geografia no Brasil, que começou na década de 1970 e adentrou o século XXI, é INCORRETO afirmar
No processo de aprendizagem, o professor é o principal responsável por criar situações de: trocas; estímulo na construção de relações entre o estudado e o vivido; integração com outras áreas de conhecimento; e, possibilidades de acesso dos alunos a novas informações. Nesse sentido, é correto afirmar que a avaliação
Ao longo do ensino fundamental espera-se que os alunos gradativamente possam compreender sua realidade, confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas. Nesse sentido, no final do ciclo do ensino fundamental, os alunos deverão ser capazes de:
I. compreender que as histórias individuais são singulares, únicas e fundamentais para a transformação do processo histórico;
II. conhecer e compreender o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços em todas as suas manifestações;
III. dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens;
IV. reconhecer que o conhecimento histórico é fundamental para a conquista da cidadania, anulando o conhecimento interdisciplinar.
Estão corretas as alternativas
Nas últimas décadas, diferentes percepções do processo de aprendizagem passaram a ser difundidas, levando reflexões profundas quanto à integração entre teoria e prática no espaço escolar. Assinale a alternativa que justifica o trecho anterior.
Uma das dificuldades para a implementação das propostas apresentadas no Manifesto dos Pioneiros derivou de sua perspectiva centralizadora e unitária, que advogava a responsabilidade da União pela uniformidade na oferta educativa e no atendimento escolar.
A centralidade do aluno no processo educativo, em uma perspectiva de aprendizagem que valoriza a vinculação dos saberes escolares com a vida cotidiana, a experiência prática e o inquérito e a reflexão crítica são aspectos integrantes da filosofia subjacente à proposta de uma Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira.
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. Destaca-se, na prática do esporte educacional, o estímulo às recompensas extrínsecas, pelo respeito à hierarquia das orientações do professor e(ou) do técnico e a metas preestabelecidas de desempenho atlético.
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio do regionalismo postula o respeito e a valorização das raízes e heranças culturais como sinergias constitutivas do todo.
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. Fundamenta-se no princípio da emancipação a prática em que um professor ou técnico leva os participantes a exercitar a autonomia ao transformar o jogo e as atitudes nele representadas em educação transpessoal.
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio da coeducação corresponde ao fortalecimento da unidade do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, desde que preservada a individualidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...