Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Projeto Político Pedagógico de uma escola:

  • A. Possibilita adotar medidas rígidas contra alunos indisciplinados, com expulsão da escola.
  • B. Deve atentar-se apenas ao plano de conteúdos escolares a serem ensinados.
  • C. Possibilita introduzir mudanças planejadas e compartilhadas pela comunidade escolar.
  • D. Deve punir o professor que não planeja suas práticas educativas.

Em relação à gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A administração das decisões e das ações devem ser elaboradas e executadas de forma hierarquizada.

( ) Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, alunos, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola e toda comunidade do entorno da escola.

( ) As decisões e ações implantadas têm que ser definidas, primeiramente, pela direção da escola.

( ) As ações e decisões implantadas na escola devem ser divulgadas, preferencialmente, para os professores.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V
  • B. V, V, F, F
  • C. F, V, F, F
  • D. V, F, V, F
  • E. F, F, F, V

Acerca do Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que

  • A. deve ser feito de forma sistematizada.
  • B. é uma referência para o trabalho dos educadores.
  • C. pode ser construído de forma natural, sem intencionalidade.
  • D. deve ser um documento construído pela comunidade escolar.
  • E. trata-se de um documento escolar; um processo incluso.

Sobre os deveres fundamentais do orientador educacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Exercer funções com competência para que se evidencie o seu papel e o seu espaço na escola.

( ) Nas atividades profissionais, mostrar-se dinâmico, organizado e aberto ao diálogo.

( ) Respeitar os códigos sociais e expectativas morais da comunidade em que trabalha.

( ) Atender, particularmente, casos que podem ser atendidos na instituição onde trabalha.

( ) Atender casos em que esteja emocionalmente envolvido.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, F, F, V, V
  • C. V, F, V, F, V
  • D. F, V, V, F, V
  • E. V, V, F, F, F

A orientação familiar é uma das atribuições do orientador educacional. São ações que podem ser desenvolvidas junto às famílias, EXCETO:

  • A. Comprometer-se com a integração pais – escola, professores – pais e pais – filhos.
  • B. Orientar os pais sobre as questões financeiras da família, assim como os gastos dos filhos.
  • C. Relacionar-se com pais e familiares de forma que desenvolva a participação dos mesmos na escola.
  • D. Acompanhar o aluno e sua família nas possíveis dificuldades, encaminhando-os a outros especialistas, se necessário.
  • E. Orientar a família sobre o desenvolvimento dos alunos, sempre que for necessário, através de reuniões com os pais.

Acerca do orientador educacional, analise as afirmativas.

I. Deve atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas.

II. Deve acompanhar os alunos com problemas disciplinares.

III. Seu atendimento deve se restringir aos alunos com problemas de aprendizagem.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças com o objetivo de

  • A. seleção.
  • B. retenção.
  • C. promoção.
  • D. acompanhamento.

É INCORRETO afirmar que a relação professor‐aluno no processo de uma aprendizagem significativa consiste

  • A. na relação empática do professor e alunos.
  • B. na sua capacidade de ouvir e refletir sobre seus alunos.
  • C. unicamente na absorção de informação por parte dos alunos.
  • D. na criação de “pontes” entre o seu conhecimento e o dos alunos.

Acerca das dificuldades de aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Centrar o problema das dificuldades de aprendizagem na má formação dos professores parece ser puro reducionismo.
  • B. O professor precisará do apoio dos demais profissionais envolvidos para diagnóstico das dificuldades de aprendizagem.
  • C. O estudo das dificuldades de aprendizagem constitui‐se num campo amplo e complexo, envolvendo determinantes sociais, culturais, pedagógicos, psicológicos e médicos.
  • D. A maior dificuldade no relacionamento entre professores e alunos com dificuldade de aprendizagem é a falta de visão específica desse aluno, pois a tendência é analisá‐lo de forma global.

Sobre inclusão, analise as afirmativas.

I. A educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos com foco específico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.

II. A inclusão se refere apenas aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência específica.

III. Educar, na perspectiva inclusiva, supõe dar um novo significado ao papel do professor e sua atuação no contexto educacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...