Questões de Pedagogia do ano 2014

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Analise as afirmativas correlatas.

I. “Algumas pesquisas de autores contemporâneos acreditam que se a alfabetização for conduzida de forma a demonstrar que a leitura e a escrita têm função aqui e agora, e não apenas num futuro distante, incerto e imprevisível, o indivíduo poderá ter maior motivação para o esforço que a aprendizagem exige.”

PORTANTO

II. “O trabalho de despertar o aluno para a compreensão da representação da fala através da língua escrita, serve de alicerce para o desenvolvimento de uma alfabetização significativa para os alunos.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma conclusão da primeira.

Sobre as tendências pedagógicas brasileiras, analise.

I. As tendências liberais consistem em princípio democrático, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com suas aptidões.

II. As tendências progressistas partem de uma análise crítica das realidades sociais, e é uma tendência que condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.

III. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Fortalecer mecanismos de desenvolvimento profissional nas carreiras, estimulando a manutenção de servidores no serviço público e valorizando a progressão nas carreiras.

  • A. Balancete do último trimestre do fundo.
  • B. Cópia da Lei Orçamentária Anual (LOA).
  • C. Cópia da última ata de reunião ordinária.
  • D. Cópia da lei de criação do fundo e de sua regulamentação.
  • E. Cópia da ata que aprova o envio dos documentos à CIB.

O dever do Estado com a Educação Escolar pública ocorrerá a partir da garantia de:

  • A. Atendimento gratuito exclusivamente para crianças que frequentam creches.
  • B. Atendimento de educação especial gratuita unicamente para os educandos com deficiência física.
  • C. O ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
  • D. Vaga na escola pública, apenas para a educação infantil, o mais próximo da residência da criança.
  • E. Atendimento no ensino fundamental por meio de programas suplementares somente de material didático e transporte.

Um arquivo escolar é primordial para o bom andamento administrativo de uma escola. E acerca de noções gerais sobre arquivo escolar é correto afirmar que:

  • A. As pastas de arquivo suspensos precisam ser revisadas quando os arquivos completarem um ou dois anos, impreterivelmente.
  • B. Um arquivo escolar só é funcional se utilizar pastas organizadoras por turmas ou séries. Com o arquivo por nome de aluno, a tendência é que a secretaria escolar fique sem espaço físico para outras atividades.
  • C. O uso de cores para separar um grande número de categorias de pastas não é recomendado no caso de um arquivo escolar.
  • D. As pastas de arquivo suspensos são geralmente usadas para categorias amplas.

Certamente um Administrador Escolar, em suas ações e propostas escolares, deve levar em consideração as diferentes fases do desenvolvimento humano e suas peculiaridades em relação ao processo educativo. Saberá, pois que a concepção ambientalista confere importância ao ambiente no que se refere ao desenvolvimento humano. Assim sendo, o homem é concebido como:

  • A. Um ser que constrói o seu conhecimento pela sua interação com o meio.
  • B. Um ser que reflete a condição social, econômica e cultural em que vive.
  • C. Um ser que se fundamenta nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior.
  • D. Um ser dinâmico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.

Numa escola que pratica gestão democrática:

  • A. A comunidade escolar elege seus dirigentes escolares.
  • B. Os professores só podem dar aulas de forma expositiva.
  • C. Os alunos são dispensados de usarem uniformes escolares.
  • D. Os alunos não constituem grêmio estudantil.

No processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico:

  • A. O Projeto Político-Pedagógico deve explicitar apenas os conteúdos programáticos de todas as séries e etapas que envolvem a formação educacional proposta em uma escola. Não se atendo às dimensões atitudinais, administrativas ou regulamentares de uma escola.
  • B. O Projeto Político-Pedagógico deve servir como parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos de uma escola.
  • C. Os conflitos de ideias que surgem durante os debates devem ser ignorados e os pontos divergentes devem ser pautados apenas a equipe técnica, ou seja, diretor escolar e serviço pedagógico.
  • D. O Projeto Político-Pedagógico deve ser reservado ou guardado em gavetas e em arquivos de computador, uma vez que o mesmo é de utilização exclusiva do corpo técnico da escola.

Na formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, quando caso as reuniões pedagógicas aconteçam, elas ajudam a melhorar a prática pedagógica tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Suficiência da equipe escolar.
  • B. Assiduidade da equipe escolar.
  • C. Formação continuada.
  • D. Estabilidade da equipe escolar.

Sobre o processo escolar democrático pode-se afirmar que:

  • A. Reduz-se ao ritual da eleição dos dirigentes escolares.
  • B. A comunidade escolar só participa quando há eleições de dirigentes.
  • C. Só acontece quando a escola precisa aprovar um novo regimento escolar.
  • D. Envolve a permanente formulação e implementação coletiva das metas, objetivos, estratégias e procedimentos da escola.
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