Questões de Pedagogia do ano 2014

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Em que tendência pedagógica a “aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas”?

  • A. Pedagogia Liberal Tradicional.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • D. Tendência Liberal Tecnicista.

Leia atentamente a frase abaixo:

O currículo escolar se restringe ao conteúdo de áreas de conhecimento da escola.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  • A. FALSA, pois o currículo escolar compreende à própria dinâmica de ação escolar, integrando todos os elementos que interagem para a consecução de seus fins e objetivos.
  • B. VERDADEIRA, pois os conteúdos das áreas do conhecimento escolar são o que há de mais importante em uma instituição escolar.
  • C. FALSA, pois o currículo escolar diz respeito apenas as notas finais dos alunos.
  • D. VERDADEIRA, pois o currículo escolar compreende apenas o processo avaliativo do final de ano.

Através da internalização, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender as representações mentais de seu grupo social e, a partir daí dá-se o aprendizado. Assim sendo, essa consideração acerca da teoria aprendizagem pode ser corretamente associada:

  • A. À teoria sociocultural de Lev Semenovitch Vygotsky.
  • B. Aos aspectos teóricos de Henry Wallon.
  • C. À concepção de ensino e aprendizagem de David Paul Ausubel.
  • D. As perspectivas do desenvolvimento intelectual propostas por Jean Piaget.

Segundo Oliveira et al. (2013), o professor deve desempenhar um conjunto de papéis ao desenvolver uma atividade de investigação matemática em sala de aula. São papéis do professor nessa perspectiva, EXCETO

  • A. Desafiar os alunos.
  • B. Dar exemplos e conduzir as ações dos alunos.
  • C. Avaliar o progresso dos alunos.
  • D. Raciocinar matematicamente.

Penteado e Borba (2003) destacam, citando Levy, que a introdução da informática na educação vai proporcionar:

  • A. uma transformação do conhecimento e da forma de pensar, desafiando a linearidade do raciocínio.
  • B. uma facilitação das aulas, dando mais dinâmica aos exemplos.
  • C. uma mecanização dos processos de aprendizagem.
  • D. uma nova questão, pois é o primeiro contato da educação com uma mídia.

A autoestima é um dos mais importantes ingredientes do comportamento humano. Analise as afirmativas sobre o desenvolvimento da autoestima.

I. O adolescente acostumado a receber tudo nas mãos se sente valorizado e fortalecido em sua autoestima.

II. Quando o adolescente se sente fragilizado, sua autoestima vai depender da aprovação de outras pessoas.

III. Quanto melhor for a autoestima, mais a pessoa se torna disciplinada. Após sua análise, pode-se afirmar que estão CORRETAS.

  • A. I e II apenas.
  • B. II e III apenas.
  • C. I e III apenas.
  • D. I, II e III.

Em uma de suas mais renomadas obras, “A Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire faz uma crítica à relação educador-educando ao desenvolver o conceito de educação “bancária” que, nos diz o autor, caracteriza-se como uma pedagogia estritamente narrativa. Nesse sentido, a principal crítica do autor a essa perspectiva de ensino refere-se:

  • A. ao fato de a rigidez de sua caracterização do professor (como o que sabe) e do aluno (como o que não sabe) negar a educação e o conhecimento como processos de busca;
  • B. à constante opressão que o aluno sofre em sua relação com o professor, que, em seu preconceito frente às origens do aluno, assume uma postura autoritária, agressiva e intolerante;
  • C. ao gênero linguístico escolar que, focado em exercícios narrativos, desfavorece os alunos que não têm fácil acesso a livros e a outras formas de mídia que se apropriam desse gênero;
  • D. ao alto custo da educação de qualidade no Brasil, na medida em que os professores mais qualificados são atraídos pelos altos salários das escolas da iniciativa privada, prejudicando as classes oprimidas;
  • E. à constante opressão que os alunos sofrem em suas relações com outros alunos, o chamado bullying, que desde os anos 90 vem cada vez mais integrando o cenário escolar brasileiro.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à educação em saúde.

( ) As ações de educação em saúde na área da farmácia devem ser voltadas, exclusivamente, para ações individuais que ensinem o paciente a utilizar corretamente os medicamentos.

( ) De forma geral, podem ser identificados dois modelos de práticas de educação em saúde: modelo tradicional e modelo dialógico.

( ) O trabalho de educação em saúde deve ser construído de forma que promova o senso crítico, o conhecimento sobre os determinantes sociais e biológicos das doenças e as formas de intervir não só na realidade individual, mas sobre o ambiente e a sociedade.

( ) No modelo dialógico valoriza-se a transmissão de conhecimentos com o propósito de normalizar atitudes e comportamentos dos indivíduos conforme padrões estabelecidos pelos serviços e profissionais de saúde como ideais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – F
  • B. V – F – V – V
  • C. F– V – V – V
  • D. F – V – V – F
  • E. F – F – V – F

Leia estes depoimentos.

A partir da leitura dos depoimentos e considerando a afirmativa feita acima, assim como outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a opção INCORRETA.

  • A. A aquisição de conhecimento sobre uma dada realidade pela via do estudo do meio pode aguçar ainda mais o olhar do estudante para os problemas que acometem essa realidade, extrapolando, inclusive, as abordagens propostas pelo livro didático.
  • B. O trabalho de campo constitui uma etapa fundamental do estudo do meio, uma vez que o estudante, sendo bem orientado, pode fazer uso dos recursos de observação e registros, além de cotejar as falas de pessoas de diferentes idades e profissões.
  • C. Por ser interdisciplinar, o estudo do meio permite que discentes e docentes realizem pesquisas significativas, capazes de superar práticas didáticas e estudos meramente conteudisticos e sem qualquer relação com a vivência do estudante.
  • D. Um projeto de ensino fundamentado na metodologia do estudo do meio fragmenta o movimento de apreensão do espaço, já que cada enfoque contempla aspectos de seu interesse, quer sejam eles sociais, quer sejam eles biológicos e geográficos.

O livro didático é um importante instrumento de trabalho dos professores para a elaboração do conhecimento geográfico e para a formação das pessoas em diversos níveis de ensino. Nesse sentido, tais materiais didáticos são objetos de intensa avaliação e, em alguns casos, há a defesa de uso de critérios internacionais no sistema de avaliação dos materiais didáticos ao mesmo tempo em que há a defesa de que devem ser propostos sistemas de avaliação a partir de perspectivas nacionais e ocorrem defesas, inclusive, de que não se deve fazer a avaliação do livro didático.

Para Maria Encarnação Beltrão Sposito, alguns princípios devem ser seguidos para definir se o material didático deve ser avaliado ou não.

Sobre esses princípios, é INCORRETO afirmar

  • A. que na avaliação de livros didáticos se deve considerar que vivemos em uma sociedade internacionalizada, e a adoção de critérios internacionais de avaliação, pode auxiliar na melhor análise dos materiais.
  • B. que os parâmetros de referência para a avaliação dos materiais didáticos devem desconsiderar os aspectos locais e regionais, uma vez que essa política de avaliação deve ter um caráter nacional único.
  • C. que os parâmetros de avaliação não devem buscar a simples equiparação ou subordinação aos critérios internacionais de análise, uma vez que isso significará a aceitação do primado da competitividade.
  • D. que as avaliações devem ter como referência critérios da realidade nacional, que visem a excelência da avaliação com instrumentos de qualidade que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem no País.
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