Questões de Pedagogia do ano 2016

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De acordo com Terezinha Rios, são três as competências da profissão docente: técnica, política e ética. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A competência política aparece no espaço da objetividade e da escolha dos conteúdos a serem ministrados.
  • B. A competência ética é estabelecida no posicionamento em relação aos valores que são professados, por isso interfere nas competências técnica e política.
  • C. A competência técnica fica explícita na escola em que cada um faz seus posicionamentos em relação à realidade.
  • D. Cada tipo de competência é independente das demais, não existindo relação entre elas.
  • E. A competência ética é a mais importante das três pelo fato de nela se congregarem os valores morais essenciais para a vida em comunidade.

Acerca da pedagogia de projetos, é correto afirmar que

  • A. os alunos são corresponsáveis pelo trabalho que é realizado, geralmente por meio de cooperação em equipe.
  • B. se trata de reprodução de conteúdos prontos por meio da problematização dos assuntos.
  • C. é uma metodologia na qual os projetos são elaborados pelos sistemas de ensino.
  • D. os projetos são formas de recuperar os alunos com menor rendimento e com problemas de aprendizagem.
  • E. é uma atividade própria para as instituições não escolares.

De acordo com Luckesi, os métodos de uma pedagogia crítico-social dos conteúdos não partem de um saber artificial ou espontâneo, mas da relação direta entre a experiência do aluno e o saber trazido de fora. Assim se estabelece uma relação entre papel político-pedagógico do professor e organização do ensino e da aprendizagem. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A. a pesquisa é um importante elemento para construção de conhecimentos científicos, por isso deve ser feita apenas por cientistas especializados.
  • B. os posicionamentos político-pedagógicos dos professores não interferem na escolha dos conteúdos a serem ensinados.
  • C. a organização dos conteúdos não demanda pesquisa, pois é elaborada pelos sistema de ensino que determinam, também os métodos a serem utilizados.
  • D. a pedagogia crítico-social dos conteúdos ignora o papel político-pedagógico dos docentes, pois valoriza as vivências dos alunos.
  • E. é preciso que o professor assuma o papel de pesquisador em diferentes momentos do processo de aprendizagem.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar.”

PORQUE

II. “Revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A segunda afirmativa é uma justificativa correta da primeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

Acerca da organização escolar do tempo de aprendizagem, é INCORRETO afirmar que

  • A. a Lei nº 9.394/1996, Art. 23, institui os ciclos como possível forma de organizar o ensino.
  • B. a seriação pretende padronizar e massificar, com legitimidade, o processo de ensino e aprendizagem.
  • C. a seriação são períodos de escolarização maiores que os ciclos e que superam a fragmentação e desarticulação excessiva do currículo.
  • D. a seriação surgiu na escola centrada no trabalho docente, então mero transmissor de conhecimentos advindos, em geral, de livros didáticos.

O currículo do Ensino Médio deve, dentre outros aspectos, organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio o estudante demonstre:

I. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

II. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

III. apreço pela atividades integradoras artístico-culturais, vinculadas ao meio ambiente e à prática social.

IV. valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I e IV.
  • E. I e III.

A supervisão educacional

  • A. deve ser exercida por um sujeito que possua o poder de assessorar, acompanhar e avaliar o trabalho que os professores realizam nas escolas.
  • B. tem o papel de inspecionar, reprimir, checar e monitorar a produtividade, a eficiência e a qualidade do planejamento da escola.
  • C. tem como tarefa exclusiva planejar, organizar, coordenar e, de certa forma, controlar as atividades da escola e dos atores envolvidos.
  • D. deve se preocupar apenas com a aprendizagem dos alunos, pois educar se reduz a transmitir conhecimentos acumulados, mesmo com novas técnicas e tecnologias.
  • E. deve ser articuladora, dinâmica e ciente de sua importância na educação, preocupando-se com o aprimoramento do currículo e sua atualização permanente.

Os quilombolas têm especificidades relacionadas à região, à cultura, à religião que os diferenciam entre si e que precisam ser consideradas na formulação das propostas educacionais.

Na construção do projeto de escola quilombola, é preciso

  • A. compreender as diferenças de sua capacidade intelectual para a aprendizagem de determinados conhecimentos escolares.
  • B. desenvolver práticas de fortalecimento de identidade étnica e da referência de acesso a direitos.
  • C. reconhecer os diferentes modos de vida na expressão de uma cultura limitada e ainda inferior à dos brancos.
  • D. avaliar os conhecimentos prévios das crianças para poder elaborar um projeto pedagógico que recupere a falta dos conhecimentos escolares esperados.
  • E. redefinir os valores da cultura quilombola para que estes possam se adaptar aos conhecimentos da escola formal.

O estudo comparativo da memória humana revela que, mesmo nos estágios mais primitivos do desenvolvimento social, existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória.

Segundo Vygotsky, uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela

  • A. impressão não mediada de materiais, pela retenção das experiências reais como a base dos traços mnemônicos (de memória).
  • B. falta de percepção da realidade que circunda a vida das pessoas do campo, pois a elas falta os estímulos da natureza: são pessoas isoladas que não convivem com outras pessoas de um grupo.
  • C. inexistência de desafios que façam desenvolver a capacidade de pensar sobre as ações executadas no seu dia a dia.
  • D. influência da cultura letrada nos grupos com menor capacidade de raciocínio lógico e apreensão de conhecimentos.
  • E. diferença de capacidade intelectual que impossibilita a elaboração de conhecimentos complexos.

Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo.

Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,

  • A. este é baseado em culturas superiores, mas também nas culturas inferiores de determinados povos primitivos que não permite a unificação de um processo cultural de uma nação.
  • B. desrespeitarmos a visão particular de mundo que tenha ou esteja tendo o povo, pois isso se constitui numa espécie de “invasão cultural”, ainda que feita com a melhor das intenções.
  • C. os conteúdos ensinados nas escolas indígenas não forem referenciados na cultura ocidental.
  • D. as crenças, os rituais e demais saberes dos indígenas não estiverem compatibilizados com os conhecimentos escolares ensinados nas redes do ensino público.
  • E. não valorizarmos o trabalho que busca criar um processo unificado de formação dos educadores do campo.
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