Questões de Pedagogia do ano 2016

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Analise as afirmativas sobre a história da educação das crianças no Brasil.

I. No final do século XIX, foram criadas as primeiras creches para os filhos das classes menos favorecidas.

II. A origem das creches, relacionada com o trabalho feminino e preocupações sanitárias, foi influenciada pela pedagogia e medicina, sendo seu trabalho voltado para questões de higiene e aspectos pedagógicos.

III. Os “jardins de infância”, primeiros espaços escolares destinados às crianças pequenas de famílias mais abastadas, foram marcados pelas ideias de recreação e autonomia da criança.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

As políticas públicas brasileiras têm caminhado para a construção de um sistema nacional de educação que valorize a universalidade de direitos e a necessidade de superar desigualdades sociais e incorporar o respeito à diversidade no sistema educacional. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. As políticas sociais são organizadas para tratar todas as pessoas igualmente, sem distinções.
  • B. Quando as políticas públicas de educação inclusiva estão aprovadas, sua implantação no ambiente escolar torna-se rápida e fácil.
  • C. A proposição da igualdade de direitos dispensa a produção de material específico para abordagem das questões de inclusão e diversidade.
  • D. Os movimentos sociais são importantes na problematização das situações de desigualdade e na afirmação da necessidade de reconhecer o direito à diferença.
  • E. O projeto político-pedagógico da escola pode ignorar as questões de inclusão, uma vez que esse tema já foi aprovado em leis e decretos.

O Ministério da Educação (MEC) coordena o programa nacional de capacitação profissional ofertado aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Acerca desse programa, é correto afirmar que os

  • A. institutos federais devem reservar um percentual de vagas aos jovens que cumprem medidas socioeducativas nos cursos de licenciatura.
  • B. jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em regime semiaberto não têm prioridade em vagas de cursos técnicos ofertadas pelos institutos federais.
  • C. institutos federais devem ampliar suas vagas em cursos técnicos, priorizando os jovens que cumprem medidas socioeducativas.
  • D. institutos federais deverão ofertar seus cursos em instituições que acolham adolescentes em liberdade privada.
  • E. adolescentes em liberdade privada, quando aprovados em processos seletivos, poderão cursar os cursos de graduação ofertados em instituições públicas.

Cipriano Carlos Luckesi afirma que a avaliação, diferentemente da verificação, envolve ato que ultrapassa a obtenção de configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto em uma trilha dinâmica de ação. De acordo com esse autor, é correto afirmar que o(a)

  • A. objetivo da avaliação da aprendizagem é estabelecer uma classificação do educando, expressa em sua aprovação ou reprovação.
  • B. objetivo da avaliação da aprendizagem é estabelecer uma classificação do educando, expressa em sua aprovação ou reprovação.
  • C. verificação da aprendizagem visa à melhoria da qualidade e do nível de aprendizagem dos educandos.
  • D. verificação se manifesta como um processo de compreensão dos avanços, dos limites e das dificuldades que os educandos estejam encontrando.
  • E. maioria das escolas brasileiras opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a concepção pedagógica introduzida no final da década de 1960 com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime vigente no Brasil.

  • A. libertadora
  • B. crítico-social dos conteúdos
  • C. tecnicista
  • D. tradicional
  • E. progressista

A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação

  • A. inclusiva exige do aluno a adaptação a regras disciplinares e de ensino da escola, sob pena de punição e reprovação.
  • B. inclusiva requer uma nova cultura escolar e uma nova concepção de escola que vise ao desenvolvimento de respostas educativas, atingindo todos os alunos.
  • C. especial é sinônima de educação inclusiva. Nesses dois modelos, o aluno é acolhido em espaços apropriados e tem atendimento individualizado e especializado.
  • D. inclusiva deve ser concebida como um sistema educacional especializado que adota metodologias específicas com materiais, recursos e professores especialistas.
  • E. inclusiva se resume à matrícula do aluno com deficiência na turma comum, dando a ele a oportunidade de estar presente na escola regular.

Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: − Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? "Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "não é ninguém, não senhora, é o padeiro".

 Assim ficara sabendo que não era ninguém... As ideias contidas no conto de Rubem Braga nos alerta, numa concepção crítica de educação, que

  • A. identidade e diferença, muitas vezes, definem os que “ficam dentro” e os que “ficam fora”: os aceitos na escola e os discriminados por ela.
  • B. a escola é uma instituição neutra, onde brancos e negros, pobres e ricos têm oportunidades iguais desde que todos tenham compromisso em aprender.
  • C. reconhecer a pluralidade existente na sala de aula é papel de todo professor que aceita a diferença.
  • D. gestores e professores devem ser capazes de lidar com a diferença, promovendo um clima de harmonia na escola e recuperação paralela quando necessário.
  • E. direitos devem ser conquistados e não oferecidos por um Estado paternalista; direitos e deveres devem ser cumpridos.

De acordo com o exposto, foram princípios anunciados no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova:

I. A educação deve ser essencialmente pública, obrigatória, gratuita, laica e sem qualquer segregação de cor, sexo ou tipo de estudo e desenvolver-se em estreita vinculação com as comunidades.

II. A educação deve ser uma só, com os vários graus articulados para atender às diversas fases do crescimento humano. Embora única, sobre as bases e os princípios estabelecidos pelo Governo Federal, a escola deve adaptar-se às características regionais.

III. A educação deve ser funcional e ativa, e os currículos devem adaptar-se aos interesses naturais dos alunos, que são o eixo da escola e o centro de gravidade da educação.

IV. Todos os professores, mesmo os de ensino primário, devem ter formação universitária.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.

Ao pensar a inclusão na educação, deve-se entender a diversidade em seus múltiplos aspectos, que serão analisados, visando ao resgate dos direitos humanos dos grupos excluídos socialmente. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. A política pública educacional indígena restringe-se ao reconhecimento das diferenças étnico-raciais.
  • B. O movimento negro desconsidera a longa duração dos processos coloniais escravocratas, exigindo igualdade racial.
  • C. Para os grupos feministas, as relações entre homens e mulheres estão pautadas pelo determinismo biológico.
  • D. O racismo, o sexismo, a homofobia, entre outras manifestações sociais, acarretam a exclusão de parcelas da população dos bancos escolares.
  • E. Praticar a educação para a diversidade na escola é priorizar um dos grupos de excluídos e criar estratégicas pedagógicas para inclui-lo.

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, sendo assegurados a ela sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. A respeito da educação inclusiva, assinale a alternativa correta.

  • A. É obrigação do Estado ofertar educação bilíngue, em Libras, como primeira língua, e, em língua portuguesa, como segunda língua, para todos os estudantes em escolas regulares.
  • B. As instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, são obrigadas a oferecer condições de inclusão, podendo acrescentar valores adicionais às mensalidades desses estudantes.
  • C. O atendimento às pessoas com deficiência deverá ser realizado apenas por professores especializados em programas de formação inicial.
  • D. Dependendo do tipo de necessidade especial que o aluno tenha, a escola poderá recusá-lo por não ter condições favoráveis a seu atendimento.
  • E. As instituições de ensino superior deverão disponibilizar provas em formatos acessíveis para atendimento das necessidades específicas do candidato com deficiência.
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