Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para um aluno das séries iniciais do Ensino Fundamental, identificar, sem contar, conjuntos que possuem mais, menos, muitos, poucos ou mesma quantidade de elementos, representa um objetivo da Alfabetização Matemática. E, para que esse objetivo seja alcançado, o Professor, em sala de aula, deverá trabalhar com os estudantes a seguinte temática:

  • A. Formas geométricas espaciais.
  • B. Formas geométricas planas.
  • C. Noções de quantidade.
  • D. Localização e caminhos.

Na prática pedagógica de uma escola, é importante que os professores expliquem para os alunos de forma clara e simples os objetivos das matérias que estão sendo estudadas em sala de aula. Esta é uma circunstância que sinaliza qualidade na educação. E, de tal modo, este fato pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Proposta pedagógica definida e conhecida por todos.
  • B. Planejamento e gestão democrática.
  • C. Contextualização e atuação da comunidade escolar.
  • D. Incentivo à autonomia e ao trabalho coletivo.

Caracterizar as figuras geométricas planas: retângulo, quadrado, triângulo e círculo representa um objetivo da Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. E, para que esse objetivo seja alcançado, o Professor, em sala de aula, deverá trabalhar com os estudantes a seguinte temática:

  • A. Sistema de numeração decimal.
  • B. Figuras geométricas planas e vistas.
  • C. Medidas de tempo.
  • D. Divisão.

No contexto educacional, o termo “currículo” só não assume a seguinte concepção:

  • A. Conhecimento escolar.
  • B. Conjunto de experiências de aprendizagens proporcionadas aos estudantes na escola.
  • C. Um modo pela qual a cultura é representada e reproduzida no cotidiano escolar.
  • D. Uma avaliação proposta pelo sistema nacional de avaliação da educação básica do Brasil.

No Ensino da Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental, o Professor deve promover situações em que o aluno possa “compreender o sistema de escrita alfabético”. De tal forma, o aluno será capaz de:

  • A. Recitar um texto organizado em versos.
  • B. Trocar umas das letras de uma palavra e observar a mudança sonora e de sentido dessa palavra.
  • C. Relatar aos colegas a história do próprio nome.
  • D. Produzir um calendário de aniversariantes.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando do Ensino da Língua Portuguesa, um aluno que estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade, sinaliza ao Professor desenvolvimento de habilidade leitora da seguinte especificidade:

  • A. Crítica e avaliação.
  • B. Localização e obtenção de informações.
  • C. Leitura de textos não ficcionais.
  • D. Interpretação e integração.

Quanto à perspectiva do emérito psicólogo Lev Vygostky (1896-1934), com relação ao desenvolvimento infantil da fala é adequado afirmar que:

  • A. A criança só desenvolve a fala quando são alfabetizados.
  • B. A criança desenvolve sem a ajuda de outras crianças ou adultos.
  • C. De forma autônoma, a criança não carece de estímulos externos para desenvolvimento da fala, haja vista que a fala é inerente ao ser humano.
  • D. A criança só desenvolve a fala no contato com os mais velhos.

No Ensino Fundamental, constitui uma habilidade de leitura a ser desenvolvida com alunos da alfabetização e letramento das séries iniciais:

  • A. Planejar a produção dos gêneros estudados, levando em conta o contexto de produção e recepção do texto e suas características organizativas da linguagem.
  • B. Revisar e editar o texto produzido, focalizando aspectos estudados na análise e reflexão da língua e da linguagem.
  • C. Produção de inferências locais (contexto imediato do texto) e globais (contexto ampliado de produção e recepção do texto.
  • D. Generalização.

Para determinados professores e pesquisadores e, por conseqüente, algumas escolas a aprendizagem pode modificar as percepções da realidade daquele que aprende. Esta concepção educacional está presente na seguinte vertente pedagógica:

  • A. Pedagogia Liberal Tradicional.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • D. Tendência Liberal Tecnicista.

Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental, ações e operações mentais como “identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou às características típicas de objetos, da fala, de diferentes tipos de texto, etc.”, estimulam o desenvolvimento de diversos níveis de habilidades matemáticas relacionadas às:

  • A. Competências de nível operacional.
  • B. Competências de nível global.
  • C. Competências de nível básico.
  • D. Competências de apropriação do sistema de escrita.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...