Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo de aprendizagem, é possível notar que algumas crianças tendem a esfregar os olhos e queixam-se de que coçam e até ficam vesgos quando lêem. Tais circunstâncias indicam:

  • A. Problemas auditivos.
  • B. Problemas de leitura (visão).
  • C. Problemas relacionados ao sistema de escrita.
  • D. Problemas emocionais.

Em novembro de 2015 a chamada “Prova Brasil” foi aplicada em diversas escolas brasileiras. A “Prova Brasil” é destinada:

  • A. Apenas aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
  • B. Aos alunos matriculados na Educação Infantil de escolas públicas urbanas.
  • C. Aos alunos de 5º e 9º anos de escolas públicas urbanas e rurais com mais de 20 matriculados.
  • D. Aos alunos de 6º e 8º anos de escolas públicas urbanas.

Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “sólidos geométricos”. E, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • A. Utilizar os símbolos matemáticos relacionados à adição e subtração.
  • B. Resolver problemas do campo aditivo.
  • C. Diferenciar paralelepípedos e cubos.
  • D. Utilizar instrumentos de medida de tempo.

Geralmente, no ambiente escolar, a indisciplina:

  • A. A indisciplina questiona a autoridade que o Professor detém sobre o currículo e até sobre o comportamento da turma.
  • B. A indisciplina dos alunos pode ser revidada com castigos físicos aos mesmos.
  • C. A indisciplina dos alunos é consequência exclusiva dos professores com pouca experiência na docência.
  • D. A indisciplina dos alunos não se relaciona com a prática docente, tampouco com o currículo seguido, devendo unicamente às relações familiares dos alunos.

Na Educação Infantil, ter livros, revistas, enciclopédias e jornais ao alcance das crianças:

  • A. Contribui para as crianças participarem da comunidade de leitores e escritores.
  • B. A descrição do ciclo vital dos seres vivos.
  • C. Possibilita a identificação dos tipos de linha.
  • D. Reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal

Com rel ação à Andragogia, teoria de Malcolm Knowles, considere:

I. Visa à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante.

II. É um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional. O indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia.

III. É um processo ensino-aprendizagem dos adultos.

IV. Cabe ao professor somente conduzir o processo selecionando o conteúdo a ser aprendido e a metodologia a ser aplicada, pois cabe à criança e o jovem construí-lo e jamais impor o conteúdo a ser desenvolvido como ainda, algumas escolas ditas tradicionais o fazem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I, III e IV.
  • E. II e IV.

Henri Wallon (1995), um dos grandes pioneiros nos estudos de psicologia da criança, apresenta a teoria do desenvolvimento da personalidade, concebida como integração da inteligência.

Relacione a segunda coluna com a primeira de acordo com os cinco grandes estágios, seguidos por Wallon e seus respectivos desenvolvimentos:

A sequência correta é

  • A. 1, 3, 5, 4, 2.
  • B. 2, 3, 5, 4, 1.
  • C. 3, 4, 1, 5, 2.
  • D. 4, 3, 1, 2, 5.

O jogo é uma atividade particularmente poderosa para estimular a atividade construtiva da criança. A construção das estruturas que possibilitam o conhecimento é explicada por Piaget (1976) por um processo de equilibração, no qual intervêm os mecanismos de regulação que conduzem às reequilibrações e, consequentemente, ao aprimoramento das estruturas anteriores. De acordo com essa teoria de Piaget, NÃO se pode afirmar que

  • A. na vida cognitiva da criança, os desequilíbrios estariam no fato de as afirmações prevalecerem sobre as negações.
  • B. uma das fontes de progresso do desenvolvimento do conhecimento deve ser procurada nos desequilíbrios e nas reequilibrações.
  • C. como um dos processos do funcionamento cognitivo, a equilibração descreve um sujeito passivo que compensa as perturbações resultantes de sua interação com o meio.
  • D. por si, os desequilíbrios têm uma função motivacional, obrigando o sujeito, por meio de compensações, a ultrapassar o estado atual do conhecimento e a procurar novas direções.

Nos jogos, como forma de envolvimento, pode-se, antes de tudo, diferenciar as ocasiões sociais em que a criança é chamada a participar em ocasiões estruturadas e formais e em ocasiões informais. São situações em que é possível distinguir claramente entre envolvimentos dominantes e secundários. Em se tratando de envolvimento nos jogos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência correta é

  • A. I, II e III.
  • B. II, I e III.
  • C. II, III e I.
  • D. III, II e I.

A avaliação está presente no cotidiano das escolas e das creches, sendo a informal a mais utilizada com crianças menores. O professor- monitor deve estar preparado para registrar tudo o que acontece. O uso da avaliação informal, em benefício da aprendizagem, dá-se quando o aluno recebe encorajamento. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O professor-monitor não dá a orientação necessária no momento devido.

( ) O professor-monitor não faz comparações entre os alunos.

( ) O professor-monitor não usa rótulos, nem apelidos que humilhem ou desprezem os alunos.

( ) O professor-monitor usa gestos e olhares de desagrado em relação à aprendizagem dos alunos.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, V, F, V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...