Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às reuniões pedagógicas, avalie a organização delas nas seguintes instituições:

I. Na escola X as reuniões pedagógicas ocorrem periodicamente e sempre por área, a fim de que o trabalho fique mais articulado. O grupo tem consciência de que deve-se evitar a fragmentação.

II. A escola Y, a fim de garantir o vigor das reuniões e qualificar o trabalho coletivo, sistematiza as reflexões manifestadas através do registro. O grupo tem consciência de que na ausência do registro não se avança, volta-se sempre às mesmas questões.

III. A escola W sempre organiza as reuniões de forma que em uma semana a responsabilidade é da direção, em outra da supervisão, em outra dos professores, etc. O grupo tem consciência da importância de buscar textos para a reunião e dinâmicas diversificadas, independente de qualquer vínculo com a caminhada que o coletivo vem fazendo.

A respeito das reuniões pedagógicas, assinale a opção CORRETA:

  • A. Somente a escola W procede corretamente.
  • B. Todas as escolas procedem corretamente.
  • C. Apenas a escola Y procede corretamente.
  • D. Somente a escola X procede equivocadamente.
  • E. Nenhuma das escolas procede adequadamente.

Leia o texto abaixo e responda ao item 17.

Texto 6

CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR A disciplina está associada às diferentes áreas do conhecimento. Temos no currículo escolar diferentes disciplinas. Muitas vezes encontramos para uma mesma área do conhecimento várias disciplinas. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra, geometria, etc. Organizamos os conhecimentos que foram selecionados para serem incorporados ao currículo escolar, de uma maneira que cada conteúdo deve ser alocado em um espaço definido, em uma disciplina específica. O MEC orienta que o novo currículo está estruturado sobre os eixos da interdisciplinaridade e da contextualização, sendo que esta última vai exigir que “todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade”.

Baseado no texto acima e nos seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade e contextualização, marque com C para Contextualização e I para Interdisciplinaridade e depois relacione os conceitos à resposta certa. (C) Contextualização. (I) Interdisciplinaridade.

( ) Conteúdos intercruzados e unificadores de temas.

( ) Aponta para o tratamento de certos conteúdos como contexto de outros.

( ) Imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.

( ) Inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.

( ) Perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem.

  • A. C – C – I – I – C.
  • B. I – I – C – C – I.
  • C. I – C – C – I – I.
  • D. C – I – C – I – C.
  • E. I – I – C – I – I.

Leia o texto abaixo para responder ao item 16.

Texto 5

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP – que se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Relacione as três grandes dimensões que compõem o PPP e, a seguir, marque a alternativa correta:

(1) Marco situacional.

(2) Marco conceitual.

(3) Marco operacional.

 ( ) Apresenta as grandes linhas de ação referentes à gestão democrática, currículo escolar, formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola.

( ) Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social.

( ) Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

( ) Significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da escola.

( ) Discussão vinculada ao contexto local, com aquilo que é específico da escola como instituição social e, de modo particular, da escola em que se trabalha, se estuda.

  • A. 3 – 2 – 1 – 2 – 3.
  • B. 1 – 3 – 2 – 3 – 1.
  • C. 2 – 1 – 3 – 1 – 2.
  • D. 3 – 2 – 2 – 1 – 3.
  • E. 3 – 1 – 2 – 3 – 2.

Leia o texto abaixo e responda ao item 15.

Texto 4

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Nas palavras de Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante. Esta relação nos remete a uma concepção de que o processo de ensinoaprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados.

Marque a alternativa em que todos os elementos interrelacionados estão diretamente ligados ao processo ensinoaprendizagem.

  • A. Recursos materiais – Recursos humanos – Recursos financeiros – Políticas públicas.
  • B. Gestão escolar – Objetivos do ensino – Métodos de aprendizagem – Recursos materiais e humanos.
  • C. Tríade objetivos-conteúdos-métodos – Avaliação institucional – Políticas públicas.
  • D. Aluno – Professor – Problema – Objetivos – Conteúdos – Métodos – Recursos – Avaliação.
  • E. Aluno – Professor – Recursos materiais – Gestão escolar – Investimentos – Políticas públicas.

Leia o texto abaixo e responda aos itens 13 e 14.

Texto 3

PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da LDB. O artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.  

Assinale a alternativa correta que contêm quatro princípios da educação nacional

  • A. pleno desenvolvimento do educando; preparo para o exercício da cidadania; qualificação para o trabalho; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • B. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; respeito à liberdade e apreço à tolerância; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
  • C. gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; qualificação para o trabalho; institucionalização da educação infantil via sistema de educação básica.
  • D. preparo para o exercício da cidadania; qualificação para o trabalho; incentivar a pesquisa científica; políticas de inclusão e diversidade na educação básica.
  • E. valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; auxílio no transporte escolar; incentivar a pesquisa científica.

Leia o texto abaixo e responda ao item 12.

Texto 2

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este “tesouro” tão necessário à sociedade.

Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:

(1) Aprender a conhecer.

(2) Aprender a fazer.

(3) Aprender a conviver.

(4) Aprender a ser.

( ) Desafiar a aprender com a convivência.

( ) Gerar o interesse.

( ) Tornar aptas a enfrentar situações.

( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.

( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.

  • A. 3 – 2 – 4 – 1 – 2.
  • B. 4 – 3 – 1 – 2 – 3.
  • C. 3 – 1 – 2 – 4 – 1.
  • D. 1 – 2 – 4 – 3 – 2.
  • E. 3 – 2 – 1 – 1 – 4.

Leia o texto abaixo e responda ao item 11.

Texto 1

A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile DURKHEIM, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.

A respeito da afirmação acima, julgue os itens abaixo e escolha a alternativa correta:

  • A. Saviani considera que a escola é conservadora e reprodutora, contudo acredita que ela pode ser, além disso, um espaço de transformação.
  • B. Pérez Gomes atribui à escola a função de promover o homem e, nessa perspectiva, propõe melhorias profundas na formação docente e no ensino discente.
  • C. Boudelaire propõe uma escola unitária e desinteressada, uma escola que não aja de forma imediatista, mas desinteressadamente, conduzindo o aluno ao hábito de estudar, analisar, raciocinar e abstrair.
  • D. Gramsci demonstra como as funções reprodutivista e pedagógica foram secundarizadas na escola cedendo espaço às novas funções geradas pelo desenvolvimento tecnológico.
  • E. O sociólogo francês Pierre Bourdieu afirma que os mecanismos objetivos que determinam a função social da escola são dois: conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.

No processo de aprendizagem é importante que a criança possa valorizar sua própria linguagem e a de seu grupo social como forma de interagir com o outro. Tal ação pode, inclusive, expressar um objetivo de aprendizagem a ser alcançado pelas crianças. E tal objetivo pode ser corretamente relacionado à seguinte capacidade lingüística:

  • A. Compreensão e valorização da cultura escrita.
  • B. Leitura.
  • C. Escrita.
  • D. Oralidade.

Explorar o ambiente engatinhando pelos espaços da instituição constitui uma experiência para o desenvolvimento infantil. No contexto da formação humana, qual a importância dessa experiência na Educação Infantil?

  • A. Essa experiência pode incitar a criança aos estágios superiores de autonomia da adolescência.
  • B. A experiência em questão constitui um ponto de partida para todas as vivencias no campo cognitivo.
  • C. Com essa experiência poderá se completar a dinamização do campo de experiência da práxis educativa.
  • D. A partir dessa experiência a criança poderá vincular aprendizados em relação ao mundo natural.

Um Professor de Educação Infantil que se propõe desenvolver atividades no campo da Arte, da linguagem plástica e visual deve se atentar a que procedimento didático?

  • A. Propor atividades de culinária em que as crianças têm de ouvir o passo a passo da receita para depois desenvolvê-la.
  • B. Priorizar o trabalho com o faz de conta.
  • C. Possibilitar o acesso das crianças a livros, imagens, filmes, fotografias, cenários naturais, pinturas, colagens, esculturas, gravuras, ilustrações e desenhos.
  • D. Possibilitar que as crianças brinquem e contem sobre suas brincadeiras.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...