Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sendo uma área da pedagogia, a didática tem no ensino seu objeto de investigação. Em relação aos pressupostos epistemológicos, históricos, sociais e políticos da didática, analise as proposições abaixo e responda:
I. Uma das construções epistemológicas atuais sobre a didática é descolonização epistemológica da didática, negando-a como mero campo aplicativo e técnico de uma ciência do conhecimento e como transposição de indicações teóricas externas à compreensão das situações concretas de aprendizagem.
II. Uma das importantes funções da didática é tomar o ensino como prática social e compreender seu funcionamento como tal, sua função social e suas implicações estruturais.
III. Diferentemente dos paradigmas positivistas, a investigação da didática que toma a prática como critério de verdade, entende que teoria e prática devem ser analisados separadamente.
A sequência correta é:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
Em Kohan (2005), aparece nitidamente a relação da infância por meio da filosofia e da educação e, ao longo dos textos, transitam pensamentos dos mais diversos filósofos de diferentes períodos da história. Na obra, um dos assuntos de um capítulo é O que significa aprender?. De acordo com o autor, sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
O conteúdo educacional varia de uma sociedade para outra, de acordo com os fatores e interesses dos diversos segmentos sociais. Libâneo (2001) afirma que a pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe sentido e condições organizativas e metodológicas, mostrando, assim, a intencionalidade como o traço mais característico da prática educativa. Sobre a intencionalidade, analise as assertivas abaixo:
I. É o fator que reduz drasticamente o poder do docente em relação ao espaço escolar e a sala de aula.
II. É a dimensão ética e normativa da prática educativa.
III. Obriga os educadores a considerarem os conteúdos culturais veiculados pela mídia.
Quais estão corretas?
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
De acordo com o pensamento de Hoffmann (1998) em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um dos princípios norteadores da avaliação mediadora para fundamentar a elaboração de registros de avaliação é o da complementariedade.
( ) A avaliação na Educação Infantil é justificada pela interação adulto/criança e não as certezas, os julgamentos e as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer.
( ) Conceber a avaliação implica em conceber a criança que se avalia, sendo que essa é uma prática neutra.
( ) É possível uniformizar e padronizar o que se observa de cada uma das crianças de um grupo.
( ) O processo avaliativo mediador também pode entrar em sintonia com um planejamento rígido de atividades por um professor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária de cinco anos. Em uma de suas aulas o seu objetivo é que cada criança faça um cartão para presentear a sua mãe no Dia das Mães. Para essa atividade, a professora distribui o material e, posteriormente, explica que os alunos devem prestar atenção para ver como ela faz o desenho escolhido por ela para, posteriormente, copiarem. Conforme Zabala (1998), é correto afirmar sobre essa situação que:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
O documento Coleção Proinfantil Módulo III (2006) mostra que a trajetória da Educação Infantil vem se redefinindo ao longo das últimas décadas. Assinale a alternativa que evidencia uma das funções historicamente atribuídas à Educação Infantil.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
A história mostra que, durante muito tempo, não havia instituição que junto com a família ajudasse e compartilhasse no desenvolvimento da criança. O surgimento das instituições de Educação Infantil ocorreu, conforme afirma Craidy (2001), junto ao aparecimento do pensamento e da escola moderna. As creches e pré-escolas, por sua vez, surgem associadas ao trabalho materno fora de casa com a revolução industrial e, também, ao fato de que:
I. Muitas teorias da época se interessavam em descrever as crianças, sua natureza moral e as suas inclinações boas ou más.
II. Surgiram diversas ideias novas sobre a infância e o papel da criança na sociedade.
III. Desta maneira, haveria uma seleção das crianças conforme a classe social a que pertenciam.
Quais estão corretas?
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
Das diferentes abordagens de Charlot (2000) sobre a relação com o saber, é INCORRETO afirmar que:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
Para Horn (2003), alguns aspectos revelam a concepção pedagógica do educador, quais sejam:
I. O modo como organiza materiais e móveis.
II. A forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem.
III. O olhar do educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula.
Quais estão corretas?
Responda as questões 38 a 40 de acordo com os PCN - Língua Estrangeira para o Ensino Fundamental. Na elaboração de atividades de compreensão de leitura na língua estrangeira, o professor deve
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...