Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A escola da infância deve aceitar o modo de comunicar-se e de expressar-se de todas as crianças, programando e realizando uma múltipla variedade de situações de aprendizagem, ampliando progressivamente a competência da criança para o uso de outros códigos ligados aos diversos tipos de relação social e as formas de comunicação mais amplas e complexas dadas pela língua nacional. Identifique dentre as alternativas a que NÃO pertence ao elenco das principais habilidades a serem progressivamente adquiridas pelos alunos na educação infantil.

  • A. Prestar atenção aos discursos dos outros e procurar compreendê-los.
  • B. Fazer-se entender pelos outros, pronunciando corretamente as palavras, indicando apropriadamente objetos, pessoas, ações e eventos.
  • C. Usar parcialmente os tempos verbais, formulando frases mesmo com sentido incompleto.
  • D. Resumir um breve acontecimento apresentado na forma de leitura ou conto.
  • E. Dar conta de uma experiência própria e recordar um fato.

Enumere a segunda coluna pela primeira, associando os três eixos de análise e formulação do projeto político pedagógico ao seu significado. Marque a alternativa com a associação correta.

  • A. 3, 3, 1, 2.
  • B. 3, 2, 3, 1.
  • C. 3, 2, 1, 2.
  • D. 1, 2, 3, 2.
  • E. 2, 3, 1, 3.

A expansão educativa em curso ocorre em um contexto de deterioração das condições necessárias para que a permanência nas escolas ocorra em consonância com aquilo que se reconhece, a partir de 1948, como sendo “direito à educação”. Alguns fatores contribuem para isso, EXCETO,

  • A. a conservação de mecanismos includentes.
  • B. a situação de pobreza vivida por grandes contingentes da população.
  • C. o desenvolvimento fragmentado dos sistemas escolares.
  • D. os enormes diferenciais de oportunidades que as escolas oferecem.
  • E. o descompasso entre a promoção de uma cultura de direitos humanos e o predomínio de uma concepção privatista e economicista.

Leia as formulações elencadas no quadro que se segue e identifique, com o numeral 1, as que se referem à corrente da Psicologia que apregoa o associacionismo do tipo S-R e, com o numeral 2, as que se referem às teorias cognitivas e de campo.

  • A. 1, 2, 2, 1.
  • B. 2, 1, 1, 2.
  • C. 2, 2, 1, 1.
  • D. 1, 2, 1, 2.
  • E. 1, 1, 2, 2.

Assinale a alternativa que completa coerentemente o sentido da formulação em destaque.

  • A. A valorização dos conhecimentos das ciências da educação, visando o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus métodos.
  • B. O desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos, de modo que assimilem ativa e independentemente os conhecimentos sistematizados.
  • C. A instrução que se refere ao processo e ao resultado do ensino, para um planejamento efetivo.
  • D. A valorização das técnicas, recursos e meios de ensino como complementos da metodologia.
  • E. A supremacia das técnicas de ensino diversificadas, desde os recursos da informática, até a instrução programada.

As formulações que se seguem fazem referência à pedagogia liberal. Identifique as verdadeiras e as falsas e assinale a alternativa com a sequência de respostas corretas.

  • A. F, F, V, V, F.
  • B. V, V, V, F, F.
  • C. V, V, F, V, F.
  • D. V, F, V, V, F.
  • E. V, F, V, F, F.

A escola como instituição social capaz de garantir o direito de permanência, que tenha um ensino de qualidade e que esteja sintonizada com os princípios pedagógicos progressistas deve, EXCETO,

  • A. valorizar não apenas a aprendizagem do saber acumulado, mas também se preocupar com a formação integral do indivíduo.
  • B. prescindir das disciplinas clássicas, procurando explorar às experiências e vivências individuais e coletivas.
  • C. ser democrática, ampla, flexível, aberta à cultura e às comunidades.
  • D. vincular a aprendizagem a um contexto que tenha significado para o aluno.
  • E. eliminar a evasão e a repetência e preocupar-se com a elevação da autoestima dos alunos.

Considerando a periodização das ideias pedagógicas no Brasil, enumere a segunda coluna pela primeira, associando cada período ao seu respectivo evento. Em seguida, marque a alternativa com a associação correta.

  • A. 3, 4, 2, 1, 8, 5, 6, 7.
  • B. 3, 4, 1, 2, 7, 5, 8, 6.
  • C. 3, 4, 1, 2, 8, 5, 7, 6.
  • D. 3, 4, 6, 2, 8, 1, 7, 5.
  • E. 4, 3, 1, 2, 8, 5, 7, 6.

Ao afirmar que a educação é um fenômeno socialmente determinado, significa dizer, EXCETO, que:

  • A. Os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
  • B. A prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social a que está subordinada.
  • C. A organização da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens.
  • D. O processo social, onde quer que se dê, é sempre contextualizado educativa e politicamente; há uma subordinação à educação que lhe faz exigências, determina objetivos e lhe provê de condições e meios de ação.
  • E. A educação é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade.

Considerando os diferentes referenciais relacionados às teorias do conhecimento, enumere a segunda coluna pela primeira, estabelecendo corretamente a associação entre as escolas psicológicas e suas respectivas formulações, do ponto de vista pedagógico. Em seguida, identifique a alternativa com a associação correta.

  • A. 2, 3, 1, 3, 2.
  • B. 3, 2, 1, 3, 1.
  • C. 2, 3, 1, 2, 3.
  • D. 1, 3, 1, 3, 2.
  • E. 2, 1, 3, 3, 2.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...