Questões de Pedagogia do ano 2016

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Na Alfabetização Matemática de crianças é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “Localização e Caminhos”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • A. Representar quantidades de diferentes maneiras.
  • B. Interpretar as expressões “para a esquerda”, “para a direita”, “para cima” e “para baixo”.
  • C. Associar uma quantidade de elementos à sua representação numérica.
  • D. Ler e escrever os números naturais de 0 a 10 com algarismos e por extenso

No ambiente escolar, em relação à prática de planejamento e avaliação escolares, é importante criar condições para que as crianças também possam manifestar suas opiniões sobre esses processos. Esse cuidado pode sinalizar qualidade na educação ofertada. De tal modo, este fato pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social.
  • B. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo.
  • C. Planejamento, acompanhamento e avaliação.
  • D. Condições de trabalho adequadas.

Para desenvolvimento da linguagem oral da criança o Professor de Educação Infantil poderá se valer da seguinte estratégia pedagógica:

  • A. Explorar o ambiente engatinhando pelos espaços da instituição.
  • B. Tomar banho de sol.
  • C. Conhecer as principais famílias de instrumentos musicais.
  • D. Brincar de esconde-esconde (cadê? Achou!).

Na Alfabetização Matemática de crianças, ações e operações mentais como representar graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos gráficos, etc.) os objetos, situações, sequências, fenômenos e acontecimentos, estimulam o desenvolvimento de diversos níveis de habilidades matemáticas relacionadas às:

  • A. Competências de nível básico.
  • B. Competências de nível operacional.
  • C. Competências emocionais
  • D. Competências de nível global.

É importante que o Regimento Escolar preveja ao aluno a perspectiva de ter assegurado o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e permanência no estabelecimento de ensino. Assim sendo, no âmbito deste documento, tal medida constitui:

  • A. Um direito do aluno.
  • B. Um dever dos professores, da equipe pedagógica e da direção escolar.
  • C. Um direito dos pais ou responsáveis por alunos matriculados na escola.
  • D. Uma sanção específica a ser aplicada aos docentes.

Numa determinada idade, a criança levanta e controla os movimentos da cabeça e do pescoço. Se estiver deitado de barriga para baixo suporta o peso da cabeça e do tronco apoiando-se na palma das mãos. Essa competência constitui parâmetro do desenvolvimento infantil esperado de uma criança:

  • A. Aos três meses de idade, em seu aspecto cognitivo.
  • B. Aos seis meses de idade, em seu aspecto motor.
  • C. Aos nove meses de idade, em seu aspecto emocional.
  • D. Aos doze meses de idade, em seu aspecto social.

Para construção de saberes e conhecimentos no campo mundo social da formação humana de uma criança, o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente o seguinte procedimento didático:

  • A. Trabalhem com as qualidades básicas dos sons: timbre, altura, duração, intensidade.
  • B. Promover momentos para a escuta, a apreciação, o fazer musical, os movimentos e a dança.
  • C. Incentivar a curiosidade das crianças, instigando-as na busca do conhecimento.
  • D. Propor atividades artísticas e experiências significativas de apreciação estética.

Nas alternativas são apresentados trechos que evidenciam a importância da atividade lúdica no contexto da educação, EXCETO:

  • A. Por meio das atividades lúdicas, não somente se abre uma porta para o mundo social e para as culturas infantis, como se encontra uma rica possibilidade de incentivar seu desenvolvimento.
  • B. O educador pode, a partir da observação das atividades lúdicas, obter um diagnóstico do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos.
  • C. Por intermédio de atividades lúdicas, o educador pode descobrir em qual estágio de desenvolvimento se encontram as crianças; conhecer os valores, as ideias, os interesses e as necessidades de cada grupo, seus conflitos, problemas e potenciais.
  • D. O brincar espontâneo abre a possibilidade de observar e escutar as crianças nas suas linguagens expressivas mais autênticas.
  • E. Os educadores que dão destaque ao brincar controlado, submetido à regras e supervisão, no seu planejamento, consideram-no um facilitador da autonomia, da criatividade, da experimentação, da pesquisa e de aprendizagens significativas.

São princípios e orientações para o trabalho do professor com vistas à construção do conhecimento lógico-matemático, EXCETO:

  • A. A construção do número é concebida como o principal objetivo para a aritmética das crianças escolarizadas de 4 a 6 anos, dentro do contexto da autonomia como finalidade ampla da educação.
  • B. As crianças constroem o número isoladamente, à parte do resto de seu conhecimento lógico-matemático. Contudo, existe bastante evidência teórica e empírica de que as raízes do número têm uma natureza muito particular.
  • C. A criança que já construiu o conhecimento lógico-matemático de sete ou oito, é capaz de representar esta ideia ou com símbolos ou com signos.
  • D. Uma vez que o conhecimento lógico-matemático é construído pelo fato das crianças colocarem as coisas em relação, não é surpreendente que aquelas que põem objetos numa espécie de relação também o façam em muitos outros tipos de relações.
  • E. A noção de número só pode emergir a partir da atividade de colocar todos os tipos de coisas em todos os tipos de relações. Daí decorre que o primeiro princípio de ensino é o de atribuir importância ao fato de encorajar as crianças a estarem alertas e colocarem todas as espécies de objetos, eventos e ações em todos os tipos de relações.

Na educação infantil, a interação entre a língua oral e a escrita pode desenvolver-se através do(a):

  • A. Processo de conceptualização da língua escrita.
  • B. Familiarização exclusiva com livros próprios da leitura do adulto.
  • C. Conversação e formulação de hipóteses sobre os conteúdos dos textos lidos.
  • D. Distanciamento da língua escrita, conteúdo próprio do ensino fundamental.
  • E. Desinteresse pelo sistema da escrita, efetuando tentativas desde quando começa a diferenciá-lo do desenho.
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