Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Identifique dentre as alternativas a que NÃO se refere às tarefas da filosofia da educação.

  • A. Oferecer aos educadores um método de reflexão que lhes permita encarar os problemas educacionais, penetrando na sua complexidade.
  • B. Fixar a priori princípios e objetivos para a educação, assim como uma teoria geral da educação.
  • C. Acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional e modo que explicite os seus fundamentos.
  • D. Encaminhar a solução de questões como o conflito entre “filosofia de vida” e “ideologia” na atividade do educador.
  • E. Oferecer aos educadores um método de reflexão que lhes permita encaminhar a solução de questões, a exemplo da necessidade da opção ideológica e suas implicações.

A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com atos e práticas educativas. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária.

II. O modelo de avaliação que tem como pressuposto o ato de examinar, fundamenta-se num processo classificatório e está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do educando somente o que ele já aprendeu.

III. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, a ênfase deve ser dada ao produto e não ao processo de ensino-aprendizagem.

A alternativa correta é:

  • A. V F V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.

Todas as alternativas abaixo estão relacionadas às características da abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem, EXCETO:

  • A. O adulto, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado.
  • B. O ensino é centrado no professor.
  • C. A realidade é algo que é transmitido ao indivíduo, principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja.
  • D. O ato de aprender é compreendido como uma cerimônia, sendo necessário que o professor se mantenha distante dos alunos.
  • E. As diferenças individuais são respeitadas.

Em relação às metodologias de ensino, enquanto práxis educativa, analise as proposições abaixo e responda:

I. As raízes da educação popular são genuinamente brasileiras.

II. A ênfase dada na metodologia da educação popular é o processo de memorização e de codificação das ideias.

III. O conjunto de práticas de educação popular reveladas pelos movimentos educativos que se afirmam no período de 1959-64 estava predominantemente voltado para o exercício da cidadania, para afirmação e desempenho, pelas camadas populares, do papel que deveriam assumir no cenário sociopolítico.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

A utilização de variados recursos didáticos é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos de recursos didáticos, EXCETO:

  • A. Computador.
  • B. Planejamento didático.
  • C. Projetor de slides.
  • D. Quadro branco.
  • E. Livro.

Atualmente o planejamento está sendo focalizado como instrumento primordial da organização do trabalho docente, bem como de todo o andamento organizacional das instituições educacionais. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. O planejamento caracteriza-se principalmente como um movimento centrado a partir da realidade encontrada ou vivenciada no interior de cada unidade escola.

II. O planejamento educacional deve ocorrer, prioritariamente, no nível de políticas públicas governamentais.

III. O Projeto Pedagógico faz parte do planejamento em nível institucional.

A alternativa correta é:

  • A. V V V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.

Em relação aos fundamentos teóricos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem, analise as proposições abaixo e responda:

I. Para Skinner, o fator mais importante no modelo pedagógico de condicionamento não são os estímulos que antecedem às respostas e sim os que as reforçam, por isso a grande preocupação em, sempre que o aluno acertar uma resposta, haver o reforço deste acerto.

II. De acordo com a perspectiva construtivista, piagetiana, o aprendiz compreende o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.

III. Conforme a abordagem vigotskiana a escola, por meio de seus professores, exerce uma mediação central na constituição dos sujeitos-alunos.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

No que se refere ao contexto histórico da didática, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. A didática, em sua origem, com Comênio, surge como instrumento político para romper com a hegemonia da educação católica medieval.

II. No período pós-ditadura militar, no Brasil, a didática assumiu as questões pedagógicas como base para a sua produção, inseriu a questão política como determinante das questões pedagógicas e se opôs à didática instrumental, fincando as bases de uma didática fundamental.

III. O foco do ensino enquanto prática social, sempre foi objeto de estudo da didática.

A alternativa correta é:

  • A. V V V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.

Todas as alternativas abaixo são referentes ao campo da didática, considerando-se a perspectiva crítica e social, EXCETO:

  • A. Organização dos processos de ensino.
  • B. Planejamento de ensino.
  • C. Processo de ensino, dissociado da aprendizagem.
  • D. Processos de acompanhamento e avaliação.
  • E. Formação de docentes.

Em relação à compreensão sobre papel da didática, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A. Uma das funções mais relevantes da didática, atualmente, é a de buscar compreender e transformar a escola em local de ensino e formação.
  • B. A abordagem ecológica considera que a didática deve tomar como foco de análise a sala de aula nos seus nexos com os múltiplos contextos curriculares.
  • C. De acordo com a perspectiva crítica, a didática é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender.
  • D. A didática, de acordo a perspectiva crítica, é vista como um campo de estudos e pesquisas voltado para a tarefa de fundamentar o processo ensino-aprendizagem como uma prática social.
  • E. Conforme concepções críticas sobre a didática, a compreensão do fenômeno ensino-aprendizagem se esgota no acontecimento da aula.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...