Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação formativa é a componente indispensável e indissociável da prática pedagógica; suas múltiplas funções se consubstanciam na orientação e na regulação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da aprendizagem significativa. NÃO é um pressuposto da avaliação formativa:

  • A. Localiza deficiências/dificuldades na aprendizagem.
  • B. Identifica obstáculos que estão a comprometer a aprendizagem.
  • C. Informa sobre os objetivos se estão ou não a ser atingidos pelos alunos.
  • D. Classifica os alunos no fim de um semestre/trimestre, do curso ou do ano letivo.

Independentemente do estágio de desenvolvimento em que os seres humanos encontram-se, a aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de esquema, assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético, mútuo e progressivo. Relacione adequadamente os processos com os pressupostos a seguir.

1. Esquema.

2. Assimilação.

3. Acomodação.

4. Equilibração.

( ) É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.

( ) É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Tanto pode criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

( ) São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio, onde se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.

( ) Representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, pois se trata de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

 A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 1, 4.
  • B. 1, 2, 4, 3.
  • C. 3, 4, 2, 1.
  • D. 4, 2, 1, 3.

Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.

  • A. As crianças apresentam dificuldade em perceber as sinalizações gráficas e o uso de coordenação/subordinação das orações. Não aglutina ou separa devidamente as palavras.
  • B. Os disléxicos sofrem com a falta de rapidez ao ler. Sua leitura é sem ritmo e, muitas vezes, com muito sacrifício; decodificam as palavras, mas não conseguem compreendê-las.
  • C. As causas da dislexia não podem ser atribuídas a questões emocionais, culturais ou instrucionais; embora esses fatores tenham uma influência no desempenho de pessoas disléxicas, eles não são determinantes.
  • D. As crianças disléxicas possuem falhas nas conexões cerebrais. Elas podem contar apenas com a região do cérebro responsável por processar fonemas e sílabas, enquanto a área responsável pela análise de palavras não exerce a sua função.

Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A linguagem para Piaget sistematiza a experiência direta das crianças e, por isso, adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
  • B. Para Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem.
  • C. A linguagem para Piaget só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.
  • D. Para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.

A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio. Assim, o homem aprende o mundo de maneira diversa a cada momento de seu desenvolvimento. Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas a seguir.

“_______________________: a presença do objeto vai sendo gradativamente substituída por hipóteses e deduções; o objeto é reconstruído internamente em todas as suas propriedades físicas e lógicas.”

“_______________________: esse período se destaca como o declínio do egocentrismo intelectual e o crescimento do pensamento lógico. É nesse período que a realidade passa a ser estruturada pela razão. A criança terá um conhecimento real, correto e adequado de objetos e situações da realidade.”

“_______________________: esse período inicia com um egocentrismo inconsciente e integral, até que os progressos da inteligência sensório-motora levem à construção de um universo objetivo, onde a criança irá explorar seu próprio corpo, conhecer os seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente social e ser por ele estimulado.”

 “_______________________: nesse período, a partir da linguagem a criança inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos. No momento da aparição da linguagem, a criança se acha às voltas, não apenas com o universo físico, mas com dois mundos novos: o mundo social e o das representações interiores.”

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Pré-operacional / Operacional-formal / Sensório-motor / Operacional-concreto
  • B. Sensório-motor / Pré-operacional / Operacional-formal / Operacional-concreto
  • C. Operacional-concreto / Sensório-motor / Pré-operacional / Operacional-formal
  • D. Operacional-formal / Operacional-concreto / Sensório-motor / Pré-operacional

O método clínico de Piaget é um procedimento para investigar como as crianças pensam, percebem, agem e sentem, que procura descobrir o que não é evidente no que os sujeitos fazem ou dizem, o que está por trás da aparência de sua conduta, seja em ações ou palavras. Acerca desse método, analise os pressupostos.

I. A intervenção assistemática do experimentador ocorre como reação às ações ou respostas do sujeito e sempre é guiada pela tentativa de descobrir o significado de suas ações ou explicações.

II. O experimentador busca esclarecer qual é o sentido dos termos utilizados pela criança dentro da estrutura mental deste sujeito.

III. O experimentador formula hipóteses acerca da explicação dada pelo sujeito, de suas razões e de seu sentido, modificando-as ao mesmo tempo.

IV. O experimentador sempre mantém suas perguntas ou a situação experimental em função da conduta ou das respostas do sujeito.

V. São algumas das provas piagetianas: conservação do sólido, conservação do líquido e conservação numérica.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I , IV e V.
  • C. II, III e V.
  • D. II, III, IV e V.

Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.

“Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.”

Considerando os níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, indique, de acordo com a imagem, qual deles representa.

  • A. Silábico.
  • B. Alfabético.
  • C. Pré-silábico.
  • D. Silábico-alfabético.

Além de ser um objeto sociocultural, em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um "fazer sem obrigação externa e imposta", embora demande exigências, normas e controle. No jogo, mediante a articulação entre o conhecido e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias. Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema. Essa repetição funcional também deve estar presente na atividade escolar, pois é importante no sentido de ajudar a criança a perceber regularidades. De acordo com o PCN de Matemática, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.

( ) Por meio dos jogos, as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos). Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e a dar explicações.

( ) Em estágio mais avançado, as crianças aprendem a lidar com situações mais complexas (jogos com regras) e passam a compreender que as regras podem ser combinações arbitrárias. Os jogos com regras têm um aspecto importante, pois neles o fazer e o compreender constituem faces de uma mesma moeda.

( ) A grande contribuição dos jogos é demonstrar como realizar uma intervenção pedagógica que desperta e desafia o raciocínio das crianças.

A sequência correta é

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, V, V, V.

O projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas do conhecimento e temas transversais. Estudos de temas polêmicos para a comunidade que envolvem pessoas de fora da comunidade escolar são preferencialmente trabalhados em projetos para ampla avaliação e participação.

Complete as lacunas: Todo projeto é desenhado como uma sequência de etapas que conduzem ao produto desejado, todas elas compartilhadas com os estudantes e seus representantes.

De modo geral, as etapas podem ser:____________; a escolha do ______________ que será alvo de investigação; o estabelecimento do conjunto de conteúdos necessários para que o estudante realize o tratamento do problema colocado; o estabelecimento das intenções educativas, ou ___________que se pretende alcançar no projeto; a seleção de atividades para exploração e ______________ do tema; a previsão de modos de avaliação dos trabalhos e do próprio projeto.

A sequência que completa, respectivamente, as lacunas de acordo com os PCNs de Ciências é:

  • A. problema, tema, objetivos, avaliação.
  • B. objetivos, problema , definição do tema, conclusão.
  • C. definição do tema, problema principal, objetivos, avaliação.
  • D. definição do tema, objetivo, problema principal, conclusão.

A avaliação faz-se presente em todos os domínios da atividade humana. O “julgar”, o “comparar”, isto é, “o avaliar” faz parte do nosso cotidiano.

Complete as lacunas:

A avaliação_____________________ deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois, assim, fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas. A avaliação _________________tem como propósito informar ao professor e ao aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. A avaliação ______________tem a função de classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. Objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e ao final de um curso.

A sequência correta que completa as lacunas é

  • A. diagnóstica, formativa, somativa.
  • B. primária, secundária, terciária.
  • C. diagnóstica, somativa, informativa.
  • D. introdutória, informativa, classificatória.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...