Questões de Pedagogia do ano 2016

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As referências para formulação dos objetivos educacionais estão interligadas e sujeitas a contradições, não podendo ser tomadas isoladamente, pois, por exemplo, os conteúdos escolares estão em contradição não somente com as possibilidades reais dos alunos em assimilá-los, como também com os interesses majoritários da sociedade, na medida em que podem ser usados para disseminar a ideologia de grupos e classes minoritárias. O mesmo se pode afirmar em relação aos valores e ideais proclamados na legislação escolar. Isso significa que a elaboração dos objetivos pressupõe da parte do professor:

I. Uma avaliação crítica das referências que utiliza em face dos determinantes sociopolíticos da prática educativa. Uma avaliação da pertinência dos objetivos e conteúdos propostos pelo sistema escolar oficial, verificando em que medida atendam as exigências de democratização política e social.

II. Saber compatibilizar os conteúdos com necessidades, aspirações, expectativas da clientela escolar, bem como torná-los exequíveis face às condições socioculturais e de aprendizagem dos alunos.

III. Se perceber como agente de uma prática profissional inserida no contexto mais amplo da prática social, capaz de fazer a correspondência entre os conteúdos que ensina e sua relevância social, frente às exigências de transformação da sociedade presente e diante das tarefas que cabe ao aluno desempenhar nos âmbitos social, profissional, político e cultural.

 Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Para Zabala, alguns teóricos da educação, a partir da constatação da complexidade das variáveis que intervêm nos processos educativos, afirmam a dificuldade de se controlar essa prática de modo consciente. Na sala de aula, acontecem muitos fatos simultaneamente, rapidamente e de forma imprevista e, durante muito tempo, o que faz com que se considere difícil, quando não impossível, a tentativa de encontrar referências ou modelos para racionalizar a prática educativa. Nesse sentido, distingue algumas formas muito diferentes de desenvolver esta prática; analise-as.

I. O professor empreende uma pesquisa sobre um problema prático, mudando sobre esta base algum aspecto de sua prática docente. Nesse caso, o desenvolvimento da compreensão precede a decisão de mudar as estratégias docentes.

II. O professor modifica algum aspecto de sua prática docente como resposta a algum problema prático, depois de comprovar sua eficácia para resolvê-lo. Através da avaliação, a compreensão inicial do professor sobre o problema se transforma. Portanto, a decisão de adotar uma estratégia de mudança precede o desenvolvimento da compreensão. A ação inicia a reflexão.

III. O professor modifica algum aspecto de sua prática docente como resposta a algum problema prático, depois de comprovar sua eficácia para resolvê-lo. Através da avaliação, a compreensão inicial do professor sobre o problema se transforma. Portanto, a decisão de adotar uma estratégia de mudança precede o desenvolvimento da compreensão. A reflexão inicia a ação.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

O autor, ao qual se refere a teoria exposta, trata-se de:

  • A. Piaget.
  • B. Skinner.
  • C. Bandura.
  • D. Vygotsky.

De acordo com o exposto, trata-se da Teoria:

  • A. Cognitivista.
  • B. Behaviorista.
  • C. Construtivista.
  • D. Sociointeracionista.

Tratar de avaliação é falar de concepção de ensino e aprendizagem. A maneira como o professor vê seu aluno e como compreende os processos de aprender e ensinar interfere diretamente no modo como avalia e nos usos que faz de seus resultados. O conceito geral de avaliação envolve medida, levantamento e julgamento de dados para a tomada de decisão. Existem diferentes dimensões de avaliação, todas envolvidas pela tomada de decisão. Considerando o exposto e as avaliações citadas a seguir, relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas.

1. Avaliação de larga escala.

2. Avaliação institucional.

3. Avaliação na sala de aula.

4. Avaliação de projetos.

( ) Analisa a escola, reúne dados e avalia as condições e os caminhos que estão sendo percorridos pela instituição. Este tipo de avaliação exige a participação de todos.

( ) Por possuírem prazo de início e término, com metas e recursos definidos, são avaliados em situações específicas, para compreender o alcance ou a qualidade do programa.

( ) Analisa o contexto e as condições de trabalho, considera o aluno individualmente e as circunstâncias que o envolvem. É baseada na relação professor-aluno e permite identificar as dificuldades e corrigi-las no processo.

( ) Utilizada para avaliar o sistema. São as avaliações externas tais como Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) etc. Seus dados podem ser utilizados na escola, como material para identificar as dificuldades no processo, verificar a qualidade do ensino, reorientar os planejamentos para os anos subsequentes etc.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 3, 4, 2, 1.
  • C. 2, 4, 3, 1.
  • D. 4, 2, 1, 3.

A dinâmica do trabalho do professor é sustentada principalmente pelas relações que estão estabelecidas com as crianças e entre elas. Para que se construa um ambiente de confiança, cooperação e autonomia, as formas de agir dos professores precisam estar pautadas por firmeza, segurança e uma relação afetiva forte com as crianças. A respeito dessa dinâmica de trabalho, seguem algumas formulações. Reconheça se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, marque a alternativa que contem a resposta correta, observando a sequência.

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F, F.
  • C. F, V, V, F, F.
  • D. F, V, V, V, F.
  • E. V, V, V, F, V.

Compreendendo que é crucial o contexto de vida das crianças com quem trabalhamos para o processo de construção de um currículo, atentamos aos fatores sociais e culturais que as influenciam na construção de conhecimentos. Explicitando a grande diversidade sociocultural existente na escola, elencamos, nas alternativas, exemplos que retratam o contexto de vida de crianças alvo de uma pesquisa. Entretanto, uma das alternativas NÃO é coerente com essa discussão. Identifique-a.

  • A. As condições de moradia, por exemplo, variavam muito. O tipo de construção da maioria era de alvenaria, mas algumas viviam em casa empestada, outros em casa própria ou alugada. A diversidade é marcante, ainda, em termos do número de cômodos, dos serviços que dispõe (como luz, gás, água encanada e telefone).
  • B. O nível de escolaridade dos pais foi também bastante diversificado, pois havia os que possuíam o antigo primário completo ou incompleto, assim como os que concluíram o ensino fundamental, o ensino médio ou o ensino superior.
  • C. Quanto à profissão dos pais, observou-se também grande variação: dentre os pais havia profissionais liberais (economista, professor etc.), trabalhadores manuais (metalúrgico, eletricista) e os que atuavam em serviços (de escritório cozinha motorista, segurança); dentre as mães havia também profissionais liberais, trabalhadoras manuais, outras que atuavam em serviços ou trabalhavam apenas em casa.
  • D. A constituição familiar revelou, igualmente, a heterogeneidade de vida e dos contextos em que as crianças estavam inseridas: na maioria dos casos a criança vivia simultaneamente com seu pai e mão; em certas situações apenas com a mãe e às vezes havia outros parentes, tais como avós paternos ou maternos, algum tio.
  • E. O panorama da diversidade é muito importante, pois dele se pode concluir que as crianças têm modos iguais de inserção e compreensão do mundo físico e social que as rodeia. Considerando-se, ainda, que a construção de conhecimentos a respeitos dos outros, de si mesmo e da realidade social é raramente determinada pelas ações e interações significativas da vida cotidiana.

As reações posturais que uma criança adota diante de sentimentos como ansiedade, angustia, agressividade e muitas outras emoções denominadas negativas podem se manter nesse padrão ou até evoluir caso as experiências vividas a partir dessas manifestações sofram bloqueios. Torna-se vidente e que o conhecimento do corpo é fundamental como instrumento de auxílio à aprendizagem. A esse respeito segue uma formulação com lacunas para que você as preencha completando corretamente e seu sentido. Em seguida, identifique a alternativa com a correta sequência de palavras.

  • A. esquema corporal; estudos; experiências; movimentos; condutas; comportamentos.
  • B. esquema motriz; movimentos, condutas; corpo; comportamentos; experiências.
  • C. desenvolvimento; comportamentos, experiências; corpo; movimentos; condutas.
  • D. esquema corporal; comportamentos, condutas; corpo; movimentos; experiências.
  • E. esquema físico; comportamentos, condutas; mente; instintos; experiências.

Em destaque segue um trecho que fundamenta, sob um enfoque epistemológico, a discussão de uma temática que evidenciou considerável mudança paradigmática no âmbito da produção e socialização do conhecimento no campo educativo. Identifique essa temática na lista de alternativas.

  • A. Parâmetros curriculares.
  • B. Opções metodológicas.
  • C. Fragmentação das Ciências.
  • D. Interdisciplinaridade.
  • E. Ética e currículo.

Para que seja possível por em prática uma proposta pedagógica fundamentada em pressupostos teóricos sólidos de modo a atingir suas metas educativas, algumas diretrizes que orientam a organização do espaço e a exposição dos materiais pedagógicos seguem listadas nas alternativas, EXCETO.

  • A. O trabalho pedagógico se desenvolve no espaço de toda a escola e também fora dela (nos passeios e visitas, por exemplo).
  • B. O espaço da escola deve ser seguro e deve favorecer a ampla circulação das crianças, tanto nas salas de aula, quanto no pátio externo, na sala de refeições, banheiros, etc. é fundamental que as crianças conheçam o espaço e nele se movimentem livre e organizadamente.
  • C. A organização da sala visa, pois, viabilizar que as atividades planejadas por professores e crianças se desenvolvam de maneira flexível, criativa e cooperativa. Essa organização não é estática: novos materiais vão sendo introduzidos ou antigos são rearrumados a fim de melhor atender a esse critério. É importante, também, que as próprias crianças sejam as responsáveis pela manutenção e conservação da sala e de seus materiais.
  • D. Na sala de aula, os materiais pedagógicos precisam estar fora do alcance das crianças, para que o professor não perca o controle da turma e possa ir introduzindo gradativamente esses materiais conforme o conteúdo ministrado. É importantíssimo manter a organização e a disciplina. Por isso os materiais devem ficar dispostos em estantes, de preferência fechadas, resguardando assim a necessária autoridade docente.
  • E. O ambiente da sala deve favorecer a mobilidade e iniciativa das crianças, promovendo a realização das atividades de forma coletiva e organizada, e, simultaneamente, possibilitando a exploração e a descoberta.
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