Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São características da avaliação formativa, Exceto:

  • A. É conduzida pelo professor.
  • B. Fornece informações diagnósticas.
  • C. Destina-se à promoção da aprendizagem.
  • D. Professores e alunos exercem papel central. Professores conduzem o processo de ensino e alunos aprendem.

Quando nas escolas de hoje, formula-se a pergunta sobre a pertinência de se aplicar uma sanção, conforme o desenvolvimento suposto das capacidades psicológicas do "indisciplinado", está se virando uma página um tanto curiosa na história da educação. Com efeito, há algum tempo, era bastante comum que os educadores aplicassem sanções pedagógicas como, por exemplo, escrever mil vezes: ”não devo conversar" ou ficar em pé horas a fio na frente da sala de aula.

Considere as seguintes afirmações

I- Saímos do sadismo pedagógico ou da pedagogia humilhante, para o reinado da interrogação acerca da pertinência pedagógica de vir a aplicar algum tipo de sanção escolar.

II- No cotidiano escolar, não imperam verdadeiras leis, poder-se -ia dizer que, preferencialmente, imperam regras ou normas morais.

III- Em uma perspectiva genericamente psicológica, a questão da indisciplina estará inevitavelmente associada à ideia de uma carência psíquica do aluno.

IV- Anteriormente, disciplina evocava silenciamento, obediência e resignação.

V- O comportamento indisciplinado não resulta de fatores isolados, mas sim da multiplicidade de influências.

Estão corretas as afirmações

  • A. III e IV.
  • B. IV e V.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II, III, IV e V.

O comportamento bullying pode ser identificado em qualquer faixa etária e nível de escolaridade. Entre 3 e 4 anos de idade, podese perceber um comportamento abusivo, manipulador, dominador e, por outro lado, passivo, submisso e indefeso.

São intervenções de combate ao bullying que podem ser feitas pelo professor, exceto:

  • A. respeito e autoconhecimento potencializam o incentivo ao bullying.
  • B. leitura de texto com os alunos, levando-os à percepção que diferentes convivem de maneira harmoniosa.
  • C. desenvolvimento do respeito às diferenças; tratar bem o outro é questão importante para combater o bullying, visto que estimula a convivência pacífica entre os sujeitos.
  • D. desenvolvimento de atitudes solidárias com atitudes positivas ao convívio social que elevem as crianças a uma importante reflexão: a solidariedade modifica a vida das pessoas.

Acerca da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao se constituir um processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

II. Tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o Projeto Político-Pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.

III. Sua principal possibilidade de construção passa pela total autonomia da escola, acerca da capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Portanto, é preciso entender que o Projeto Político-Pedagógico da escola dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.

De acordo com Nogueira (2007), desde a década de 1970, a interdisciplinaridade adentra o ambiente escolar e deixa professores e coordenadores pedagógicos em constante euforia na busca de uma práxis. Como melhor saída para sua prática, a pedagogia dos projetos parece de alguma forma suprir, com seus conceitos e didática, as necessidades de maneira mais dinâmica e ativa para praticar a interdisciplinaridade. Estes conceitos apontam para uma práxis em que

  • A. a relação entre as disciplinas propõe um sistema sem fronteiras entre elas, cuja integração chega em um nível tão alto que é impossível distinguir onde começa e onde termina uma disciplina.
  • B. exista a justaposição de diferentes disciplinas distintas, pois todas estão no mesmo nível hierárquico do currículo ou quando existe a integração de diferentes conhecimentos dentro da mesma disciplina.
  • C. todos trabalham com o mesmo tema sem integrá-lo, ou seja, o professor reserva alguns minutos de sua aula para o tema do projeto. Nesse caso, nenhuma disciplina necessita emprestar seus diferentes saberes para outra.
  • D. a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento, cujas diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação.

Podemos entender que a função social do ensino não consiste apenas em promover e selecionar os mais aptos para a universidade, mas que abarca outras dimensões da personalidade. Quando a formação integral é a finalidade principal do ensino e, portanto, seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa e não apenas as cognitivas, é INCORRETO afirmar que

  • A. o objetivo do ensino não centra sua atenção em certos parâmetros finalistas para todos, mas nas possibilidades pessoais de cada um dos alunos.
  • B. muitos pressupostos da avaliação mudam e os conteúdos de aprendizagem a serem avaliados não serão unicamente conteúdos associados às necessidades do caminho para a universidade.
  • C. o sujeito da avaliação será sempre o aluno e o objeto da avaliação serão sempre as aprendizagens alcançadas em relação às necessidades de aprendizagens futuras que foram estabelecidas de forma propedêutica.
  • D. será necessário levar em consideração os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que promovam as capacidades motoras, de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção social.

As relações com todos os personagens no espaço da escola – professores, alunos, funcionários, diretores e orientadores –, reproduzem, em escala menor, a rede de relações que existem na sociedade. O poder professoral, por exemplo, manifesta-se através do sistema de provas ou exames em que ele pretende avaliar o aluno. Na realidade está selecionando, pois a avaliação de uma classe pressupõe contato diário. Conforme afirma o pensador francês Michel Foucault, a escola é o espaço onde o poder disciplinar produz o saber. A possibilidade de desvincular saber de poder, no plano escolar, reside na criação de estruturas:

  • A. Verticais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade real.
  • B. Verticais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade ideal.
  • C. Horizontais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade real.
  • D. Horizontais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade ideal.

Sobre as diferenças individuais sobre grupos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao pertencermos a determinados grupos, adquirimos atitudes e comportamentos parecidos que nos molda de uma forma que levam as pessoas a perceber que somos participantes de certo seguimento que, muitas vezes, chamamos de estereótipo.

II. Quando isso acontece estamos nos referindo aos comportamentos próprios do grupo a que um sujeito é integrante, em que os participantes apresentam comportamentos parecidos ou semelhantes. Alguns grupos parecem tão heteregêneos (com exceção das diferenças individuais) que as pessoas falam, gesticulam e riem da mesma forma, por exemplo.

Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda, correta.
  • B. A primeira afirmativa está correta e a segunda, incorreta.
  • C. As duas afirmativas estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
  • D. As duas afirmativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.

Aquino observa que se prestarmos um pouco de atenção no cotidiano prático das escolas e nos depoimentos de seus protagonistas, podemos perceber que grande parte de suas preocupações, principalmente dos professores, tem muito pouco a ver com seu ofício exclusivo. Na roda-viva do dia a dia, o que mais se ouve é que os alunos apresentam uma série quase incontável de “dificuldades”, que eles não têm “condições” de frequentar determinada série, que lhes faltam “requisitos” para o trabalho escolar, e que suas “carências” são, de certa forma, intransponíveis. Para o autor, acabamos tomando a figura dos “alunos-problema”como impeditivo de nosso trabalho, quando, a rigor, ela poderia/deveria ser:

  • A. Propulsora do planejamento escolar, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação profissional e social do professor.
  • B. Propulsora de nossa ação em sala de aula, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação profissional e social do professor.
  • C. Propulsora de nossa ação em sala de aula, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação inicial e continuada do professor.
  • D. Propulsora do Projeto Político Pedagógico (PPP), vetor ético da intervenção dos gestores e ocasião de formação profissional e social do professor.

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. Cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto e podemos citar como exemplos, EXCETO:

  • A. Excursões e passeios escolares.
  • B. A forma de distribuição dos alunos pelas turmas.
  • C. Os modos de organizar o espaço e o tempo na escola.
  • D. A forma como a escola incentiva o aluno a chamar a professora.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...