Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os caminhos passíveis de serem percorridos em cursos de formação de professores são variados e dependem do entendimento da instituição formadora e de seus mestres sobre o que venha a ser educação básica. Quanto aos currículos que compõem a formação dos professores de educação básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, NÃO se pode afirmar que

  • A. os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
  • B. nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
  • C. na parte diversificada do currículo, será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da direção escolar, dentro das possibilidades da instituição.
  • D. os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

A inclusão escolar está articulada a movimentos sociais mais amplos, que exigem maior igualdade e mecanismos mais equitativos no acesso a bens e a serviços. Ligada a sociedades democráticas, que estão pautadas no mérito individual e na igualdade de oportunidades, a inclusão propõe a restituição da igualdade de tratamento que foi rompida por formas segregadoras de ensino especial e regular.

Analise as afirmativas abaixo e assinale (v) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) A oferta de educação especial, dever constitucional do Município, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

( ) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais; educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

A sequência correta é

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, V, F, F.

O desenvolvimento profissional dos professores é objetivo de propostas educacionais que valorizam sua formação não mais baseada na racionalidade técnica, que os considera meros executores de decisões alheias, mas em uma perspectiva que reconhece sua capacidade de decidir. Ao confrontar suas ações cotidianas com as teóricas, é necessário o professor:

I- Rever suas práticas e as teorias que as informam.

II- Pesquisar a prática e produzir novos conhecimentos para a teoria e para a prática de ensinar.

III- Ampliar sua consciência sobre a própria prática, a de sala de aula e a da escola como um todo.

IV- Colaborar para transformar a gestão, os currículos, a organização, os projetos educacionais e as formas de trabalho pedagógico da escola.

 São corretas as afirmativas

  • A. II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.

Vigotski (1999) procurava uma abordagem que possibilitasse a descrição e a explicação das funções psicológicas superiores em termos aceitáveis para as ciências naturais. Essa proposta apresentava o homem que se constitui por meio das relações sociais e não como um simples receptor de informações, mas um sujeito participante de sua história que interage com seus pares.

Com base na teoria de Vigotski, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Os estudos de Vigotski concentram-se, principalmente, na linguagem e no pensamento.

( ) A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

( ) O nível de desenvolvimento real de uma criança define as funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentemente em estado embrionário.

( ) O estado de desenvolvimento mental real de uma criança só pode ser determinado se forem revelados os seus dois níveis: o nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento potencial.

A sequência correta é

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, V, V, V.

Pesquisas sobre a didática da Matemática mostram como os alunos pensam e reforçam estratégias de ensino, centradas na resolução de problemas. Algumas ideias sem fundamento que prejudicam o ensino da disciplina são mitos pedagógicos:

I- Só os mais inteligentes aprendem.

II- Meninos têm mais facilidade do que meninas.

III- É preciso dar um modelo.

IV- Jogos e softwares são a solução.

Estão corretas as afirmações

  • A. II e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II, III e IV.

Vigotski (1999) acreditava que a internalização dos sistemas de signos, produzidos culturalmente, provoca transformações comportamentais e estabelece um elo entre as formas iniciais e tardias do desenvolvimento individual. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A linguagem é, portanto, um meio de construção de cultura e toda ela representa um sistema de signos.

( ) O uso de signos conduz os seres humanos a uma estrutura específica de comportamento que se destaca do desenvolvimento biológico e cria novas formas de processos psicológicos, enraizados na cultura.

( ) A linguagem escrita é constituída por um sistema de signos, formado somente pelas palavras. Assim, a linguagem escrita converte-se num sistema de signo que simboliza diretamente as entidades reais e as relações entre elas.

( ) O domínio de um sistema complexo de signos não deve ser alcançado de maneira puramente mecânica e externa; esse domínio é o culminar de um longo processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas.

 A sequência correta é

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, F, V, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, F, V.

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida que se articula com o projeto pedagógico e com o projeto de ensino. Na prática da verificação do aproveitamento escolar, os professores realizam, basicamente, três procedimentos sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota ou conceito; utilização dos resultados identificados. Uma vez identificados, esses resultados poderão ser utilizados para promoção do educando. A verificação do rendimento escolar poderá observar os seguintes critérios, exceto:

  • A. Impossibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
  • B. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado.
  • C. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem
  • D. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos – materiais, financeiros, humanos e didáticos. As denominadas semanas de planejamento passaram a acontecer no início de cada ano como uma forma de efetivação de ações futuras dentro do ambiente escolar.

Pode-se considerar que o planejamento do ensino:

I- É a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar.

II- É a previsão das situações específicas do professor com a classe.

III- É o processo de tomada de decisões bem informadas que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno.

IV- Deve envolver situações ensino-aprendizagem, possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade.

V- É a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob orientação da escola para atingir os fins da educação.

 São verdadeiras as afirmações

  • A. II e V.
  • B. I, II, III e V.
  • C. I, III, IV. e V.
  • D. I, II, III e IV.

Ao longo dos oito anos do ensino fundamental, espera-se que os alunos adquiram, progressivamente, uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. Para que essa expectativa se concretize, o ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de, EXCETO:

  • A. conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
  • B. valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e pela possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
  • C. expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá- la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais quanto escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
  • D. utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas

Até a década de 1930 predominava, nas escolas brasileiras, a concepção pedagógica tradicional. São características do ensino nessa concepção:

I- O professor era visto como centro do processo de ensino, dominando os conteúdos fundamentais a serem transmitidos aos alunos.

II- A aula expositiva era considerada como a técnica mais adequada à transmissão de conhecimentos.

III- A importância dada ao papel do professor teve um caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno.

IV- Novas técnicas de ensino foram assimiladas pelos professores, como atividades predominantes em sala de aula.

São verdadeiras as afirmações

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...