Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Educação Infantil, ao se desenvolver temáticas atinentes à relação ao cuidado e às relações humanas espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos que lhes permitam ser capazes de:

  • A. Desenvolver o gosto e a sensibilidade em relação aos sons, à música, aos movimentos e à dança.
  • B. Perceber a sonoridade em relação às diferentes fontes sonoras como o corpo humano, animais, objetos e contextos do mundo natural e social.
  • C. Explorar os diferentes usos sociais e funções da matemática no cotidiano.
  • D. Desenvolver hábitos de autocuidado, aprendendo a cuidar de si e valorizando atitudes relacionadas ao bem-estar à saúde, à higiene, à alimentação, ao conforto, à segurança e à proteção do corpo.

Numa determinada idade, a criança responde a perguntas simples. Usa gestos simples como abanar a cabeça para dizer “Não”. Essa competência constitui parâmetro do desenvolvimento infantil esperado de uma criança:

  • A. Aos três meses de idade, em seu aspecto cognitivo.
  • B. Aos seis meses de idade, em seu aspecto motor.
  • C. Aos nove meses de idade, em seu aspecto social.
  • D. Aos doze meses de idade, em seu aspecto linguagem.

Uma das primeiras brincadeiras do bebê é:

  • A. Andar e pular.
  • B. Imitar os adultos: ele observa e reproduz gestos e caretas.
  • C. Correr longas distâncias autonomamente.
  • D. Montar peças encaixáveis.

Observe as imagens abaixo:

Brinquedos educativos como “cavalinho de balanço” (imagens I e II) auxiliam no desenvolvimento da criança e são especificamente indicados para a seguinte faixa etária:

  • A. Zero a cinco meses.
  • B. Seis meses a um ano.
  • C. Um a dois anos.
  • D. Dois a três anos.

Na Educação Infantil, quando uma criança amplia o repertório de textos orais que se constituem patrimônio cultural significa que ela:

  • A. Atingiu um objetivo definido pela Prova Brasil.
  • B. Estabeleceu conexões acerca da linguagem oral e a matemática.
  • C. Construiu saberes e conhecimentos acerca da Arte e à linguagem plástica e visual.
  • D. Avançou nos elementos dramáticos e materiais da Educação Infantil.

Acerca da tríade família – aprendizagem – escola é inadequado afirmar que:

  • A. As relações familiares constituem um importante sistema de aprendizagem para as crianças.
  • B. A aprendizagem de uma criança também ocorre nas relações sociais por ela estabelecida.
  • C. Toda e qualquer mudança na educação de uma criança deve incluir o apoio dos familiares da mesma.
  • D. A educação válida é aquela que é realizada somente no cotidiano escolar.

Na Educação Infantil, a vivência de “fazer releituras de obras de arte” é uma experiência da formação humana de uma criança que pode ser corretamente classificada como:

  • A. Uma experiência no campo da Arte e à linguagem plástica e visual.
  • B. Uma experiência no campo da linguagem oral.
  • C. Uma experiência no campo da matemática.
  • D. Uma experiência no campo do mundo social, das brincadeiras e do ser fragmentado.

Na primeira infância, é comum observar atitudes agressivas por parte de bebês. Uma vez observadas estas atitudes, o Auxiliar de Creche deve realizar o seguinte procedimento:

  • A. O Auxiliar de Creche deve revidar com algumas palmadinhas no bebê.
  • B. O Auxiliar de Creche deve conter fisicamente o bebê até que ele pare de tais atitudes.
  • C. O Auxiliar de Creche deve deixar a criança sozinha até que a mesma recupere a capacidade de interlocução.
  • D. Agir naturalmente, sem revidar ou bater, pois o bebê está mostrando descontentamento ou desejo.

A Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve possibilitar às crianças:

  • A. Desenvolver as capacidades de utilizar a fala e a escuta, de forma cada vez mais competente
  • B. Ampliar gradativamente seu repertório de brincadeiras e jogos que constituem patrimônio cultural da humanidade.
  • C. Desenvolver a capacidade de compreender o sentido dos diversos textos orais a que tem acesso.
  • D. Ampliar a capacidade de expressar seus desejos, sentimentos e ideias por meio da linguagem oral.

Avalie como corretas (C) ou erradas (E) as afirmações da pesquisa Do giz ao tablet, relativas ao uso da tecnologia.

I) Na sala de aula, muitas vezes, o uso do aparato tecnológico é realizado de maneira semelhante aos moldes tradicionais, como leitor de conteúdos digitais.

II) A utilização de tecnologia não sugere uma melhoria na educação brasileira por parte dos professores.

III) A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta mediadora entre o professor e o aluno.

IV) A falta de qualidade no ensino se deve à ausência da tecnologia tanto em escolas públicas quanto particulares.

Está(ão) correta(s):

  • A. I, II e III.
  • B. Apenas IV.
  • C. II e III.
  • D. Apenas I.
  • E. I e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...