Questões de Pedagogia do ano 2016

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Acerca da interdisciplinaridade, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Tem por base a construção do conhecimento de forma a constituir a consciência pessoal e totalizada.
  • B. Essa prática visa a eliminação de disciplinas, pois o conhecimento é um fenômeno com dimensões restritas.
  • C. O enfoque interdisciplinar constitui a necessidade de superar a visão mecânica e linear e reconstituir a unidade do objeto, que a fragmentação dos métodos separou.
  • D. O imprescindível é que se criem práticas de ensino, visando o estabelecimento da dinamicidade das relações entre as diversas disciplinas e se aliem aos problemas da sociedade. Isso ocorrerá por intermédio da construção lenta e gradual.

“(...) O desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Para Piaget isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.”

Assinale a teoria correta que se refere ao trecho em destaque.

  • A. Cognitivista.
  • B. Significativa.
  • C. Sociointeracionista.
  • D. Comportamentalista.

É notável que as grandes transformações na educação brasileira, em termos de universalização do acesso e consolidação de um projeto de educação para todos, tenham ocorrido muito recentemente. No final da década de 1970 e início da de 1980 iniciou-se a expansão da rede pública de ensino no Brasil. A Constituição Federal de 1988, com todas as contradições enfrentadas, ajudou a consolidar e projetar a ideia política de uma educação republicana e democrática. No Brasil destaca-se, a partir da década de 1990, a estruturação dos elementos centrais que possibilitaram a expansão e a consolidação da educação básica pública: diretrizes, financiamento e avaliação. Nesse sentido, são marcos importantes, EXCETO:

  • A. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece princípios e direitos, determinando competências para sua garantia.
  • B. Os mecanismos transparentes de financiamento, com a criação do Fundef (1996) e posterior Fundeb (2007) – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
  • C. A implantação do programa cultural do MOBRAL, criado com o objetivo de dar prosseguimento à formação acadêmica do indivíduo. Vislumbrava a disseminação da cultura, valorizava e preservava os valores vigentes.
  • D. A implantação de mecanismos de avaliação periódicos com dados publicados. Na década de 1990 teve início o “Provão”, que avaliava os cursos do Ensino Superior e durou de 1996 a 2003. Para a Educação Básica destaca-se a criação, em 2007, do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Sendo a finalidade básica da avaliação trazer subsídios para a tomada de decisão: planejar, intervir ou modificar determinadas situações, relações ou práticas educativas, pode-se afirmar que a avaliação se define em torno de sua função, ou seja, decide-se qual atividade avaliativa será realizada em torno do objetivo que se tem. Considerando a função da avaliação, analise as lacunas de acordo com o tipo de avaliação adequado. 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. somativa / somativa / formativa
  • B. somativa / formativa / somativa
  • C. formativa / somativa / formativa
  • D. formativa / formativa / somativa

O Conselho de Classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Visa possibilitar a educação continuada dos educadores com vista à melhoria da aprendizagem dos educandos.
  • B. É o responsável pela elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a delineação de todas as ações pedagógicas da escola.
  • C. Sua função primordial não é pedagógica, mas, principalmente, administrativa e técnica com estruturação das ações de gestão na escola.
  • D. A finalidade primeira dos conselhos é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas quanto aos docentes.

Segundo Veiga (2002), qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é o de propiciar uma qualidade para todos. A qualidade que se busca implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. (...) O Projeto Político-Pedagógico deve ser o norteador do ideal de qualidade que uma comunidade almeja alcançar, considerando-se objetivos, metas e recursos disponíveis para uma educação de qualidade. Acerca do exposto, assinale o pressuposto INCORRETO.

  • A. O PPP considera a dimensão no aspecto político-pedagógico, pois é a única que confere a característica de totalidade à qualidade da educação e que reflete o compromisso que a escola deve ter com os serviços prestados.
  • B. O PPP deve ser consultado, revisto, avaliado e reformulado constantemente, de acordo com as novas demandas que vão surgindo no contexto educacional. É preciso compreender que o Projeto Político-Pedagógico jamais estará pronto, acabado, pois faz parte de um processo constante de “construção-reflexão-reconstrução”.
  • C. A participação da comunidade escolar no PPP não significa apenas a contemplação ou o respeito à comunidade escolar, mas, sim, garantir o direito de cada um participar, trazendo sua contribuição, tornando-se corresponsável nessa construção e/ou reconstrução periódica, seguida do respeito às leis, mas, também, pelo exercício de cidadania no compromisso ético com a democracia.
  • D. Torna-se fundamental para confecção de um PPP o levantamento das necessidades de uma determinada comunidade escolar a curto e longo prazos; o estabelecimento de objetivos e metas, organização, planejamento de etapas e administração de recursos humanos e de materiais que possam garantir, em primeiro lugar, o desenvolvimento urgente de prioridades para futuros planos de ação.

A educação como direito social está garantida no Artigo 205 da Constituição Federal: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A escola enquanto instituição formadora tem como função, EXCETO:

  • A. Gerir os processos administrativos e pedagógicos contemplando as regras e procedimentos preestabelecidos pelo sistema.
  • B. Instrumentalizar o sujeito entendido como um ser social que estabelece múltiplas relações para produzir e reproduzir sua vida em sociedade.
  • C. Compreender como se ensina e como se aprende, pois isso requer um entendimento de como o conhecimento é produzido e de como se estabelece sua relação didática.
  • D. Reconhecer que o conhecimento é organizado historicamente e é o instrumental que permite a análise e a compreensão da sociedade em que o sujeito está inserido.

Considerando a prática interdisciplinar na construção do conhecimento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O enfoque interdisciplinar constitui a necessidade de implantar uma visão mecânica e linear do conhecimento.
  • B. A realidade é construída com consequências seguidas e trocas mútuas, constituindo uma teia de eventos e fatores.
  • C. A prática da interdisciplinaridade tem por base a construção do conhecimento de forma a constituir a consciência pessoal e totalizada.
  • D. A realidade, de modo geral, é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento. O processo de construção do conhecimento ocorre conjuntamente com a sociedade.

Considere as alternativas abaixo:

I - O estudo sobre o desenvolvimento humano é bastante recente na história da humanidade. Inicia-se basicamente por volta do final do século XIX e início no século XX. Antes desta data não havia o conceito de infância e, por isso, não existia uma preocupação com a criança, que era tratada como um ‘adulto em miniatura’ em relação ao trabalho, lazer, cuidados, alimentação e vestimenta.

II - Aos sete anos, a criança era introduzida no mundo adulto, provavelmente porque o índice de mortalidade antes desta data era muito alto, em função das precárias condições de saúde e prevenção de doenças. Iniciava-se a aprendizagem do ofício dos pais e as crianças com melhores condições sociais tinham tutores, sendo comum participarem das mesmas atividades dos adultos, como: orgias, enforcamentos públicos, trabalho no campo e a venda de seus produtos nos mercados.

III - Será a partir do século XVII que a Igreja irá intervir, afastando a criança dos assuntos ligados ao sexo, por meio da criação de escolas preocupadas com o ensino da religião, da moral, bem como da leitura, escrita e aritmética.

IV - Estudos mais sistemáticos sobre a infância e a preocupação com a educação formal, irá ocorrer somente no século XIX e início do século XX, educação esta baseada em uma rígida disciplina tanto da família como da escola, com a utilização de várias formas de castigos, tais como: palmatória, ajoelhar no milho, espancamentos e quartos escuros.

Está(ão) correta(s):

  • A. Todas as alternativas estão corretas.
  • B. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
  • C. Apenas a alternativa IV está correta.
  • D. Apenas a alternativa III está incorreta.
  • E. Todas as alternativas estão incorretas.

A juventude é também chamada de segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente. É uma etapa de transição até o indivíduo chegar à autonomia e à responsabilidade plena. As principais características do jovem nessa etapa são:

  • A. Estruturas intelectuais, morais e físicas atingem o auge.
  • B. Diminuição das mudanças fisiológicas.
  • C. Estabilização afetiva.
  • D. Ingresso na vida social plena.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.
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