Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.

II. A grande dependência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior indisponibilidade das mãos.

III. Ao mesmo tempo que a criança explora o ambiente, apresenta inadequação de movimentos e gestos às demandas da realidade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

Analise as afirmativas correlatas a seguir.

I. “Quando utilizam a linguagem do faz de conta, as crianças enriquecem sua identidade.”

PORQUE

II. “Podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A segunda afirmativa é uma justificativa da primeira.
  • D. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.

“A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage no início da vida.

II. É preciso planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.

III. A passagem da autonomia para heteronomia supõe recursos internos – sociais e culturais – e externos – afetivos e cognitivos.

IV. O complexo processo de construção da identidade e da autonomia consiste, basicamente, das interações socioculturais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. IV.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.

“Assim como o tempo, o espaço também deve ser organizado levando-se em conta o objetivo da educação infantil de promover o desenvolvimento integral das crianças.” Com base na citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Quando as crianças brincam nas zonas circunscritas, ficam menos tempo interagindo com outras crianças.
  • B. As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica.
  • C. É preciso oferecer espaços com propostas diferenciadas, situações diversificadas que ampliem as possibilidades de exploração e “pesquisa” infantis.
  • D. Os espaços e objetos de uma creche devem estar a favor do desenvolvimento sadio dos bebês, propiciando-lhes experiências novas e diversificadas.

“Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira.” Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que:

  • A. O principal desafio da escola inclusiva é desenvolver uma educação centrada no método pedagógico.
  • B. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos.
  • C. É considerada escola inclusiva aquela que abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais.
  • D. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um.

“A pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores etc. que caracterizam a população brasileira marca, também, as instituições de educação infantil.” Com base na citação, é INCORRETO afirmar que

  • A. o trabalho com a diversidade e o convívio com a diferença possibilitam a ampliação de horizontes tanto para o professor quanto para a criança.
  • B. as instituições de educação infantil, por intermédio de seus profissionais, devem desenvolver a capacidade de ouvir, observar e aprender com as famílias.
  • C. acolher as diferentes culturas se limita às comemorações festivas, a eventuais apresentações de danças típicas ou à experimentação de pratos regionais.
  • D. compreender o que acontece com as famílias e entender seus valores ligados a procedimentos disciplinares, a hábitos de higiene, a formas de se relacionar com as pessoas etc. podem auxiliar a construção conjunta de ações.

“O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização.” Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos.

II. Na interação com o outro o sujeito constrói laços de afeto e respeito e evidencia características coletivas.

III. A atividade de ensino-aprendizagem é determinada pela interação social dos sujeitos envolvidos neste processo.

IV. A ação consciente do educador leva à promoção de interações em sua sala de aula.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. III, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

“O conhecimento da língua permite que o indivíduo se torne um cidadão capaz de se integrar num processo educativo.” Sobre a relação oralidade e escrita, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A prática da oralidade é uma forma de inclusão cultural e de socialização.
  • B. A oralidade é adquirida nas relações sociais do nosso dia a dia, desde o nosso nascimento.
  • C. As pessoas se alfabetizam e automaticamente incorporam a prática da leitura e da escrita.
  • D. A escrita em conjunto com a oralidade é usada nos diferentes contextos sociais básicos da nossa vida.

“A organização do tempo pedagógico apresenta uma dinâmica multifacetada.” Acerca da rotina na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático.
  • B. Envolve os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem orientadas.
  • C. Deve ser organizada de forma em que há tempo preestabelecido para todas as atividades padronizadas.
  • D. Deve ser planejada, porém flexível devendo envolver o cuidado, o ensino e as especificidades imaginativas da criança.

Segundo Heywood (2004, p. 13.), “a fascinação pelos anos da infância, um fenômeno relativamente recente, fez com que o conceito de infância sofresse alterações significativas ao longo da história”. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Até o século XII, as condições gerais de higiene e saúde eram muito precárias, o que tornava o índice de mortalidade infantil muito alto.

( ) Por volta do século XII, iniciou a representação da infância na arte medieval.

( ) A mudança de paradigma no que se refere ao conceito de infância está diretamente ligada ao fato de que as crianças eram consideradas adultos imperfeitos.

( ) A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta-vozes.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. F, V, F, F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...