Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ambiente escolar, é possível utilizar metodologias, ferramentas e processos próprios das organizações para auxiliar na gestão do conhecimento e na criação de inteligência organizacional. Acerca dessas práticas, assinale a opção correta.

  • A. Benchmarking é uma prática colaborativa na qual um facilitador estimula a aprendizagem e o desenvolvimento de competências para consecução de metas profissionais estipuladas.
  • B. As comunidades de prática são ambientes exclusivamente competitivos, que as organizações usam para promover e estimular novas ideias.
  • C. Narrativa, ou story telling, é uma técnica utilizada para descrever assuntos complicados, expor situações e(ou) comunicar lições aprendidas ou auxiliar nas mudanças culturais.
  • D. No banco de competências individuais, não se consideram as habilidades pessoais ligadas a atividades artísticas, culturais nem as de voluntariado.
  • E. Datawarehouse é uma prática de gestão que utiliza aplicativos informatizados de controle de emissão, edição e acompanhamento da tramitação, distribuição, arquivamento e descarte de documentos.

No que se refere à organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com o perfil das crianças da atualidade, assinale a opção correta.

  • A. A aprendizagem dos alunos independe dos métodos de ensino adotados pelo professor.
  • B. Atualmente, os alunos mais preparados são aqueles oriundos de escolas que utilizam apenas metodologias que envolvem novas tecnologias de comunicação.
  • C. A mecatrônica é a tecnologia do futuro, por isso os professores precisam dominar esta área de conhecimento para alcançarem seus objetivos pedagógicos.
  • D. As crianças devem ser tratadas como sujeitos, ou seja, os professores precisam estar atentos aos seus desejos e anseios, para garantir o sucesso da aprendizagem.
  • E. Devido ao fato de lidar com conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história, a escola deve renovar as metodologias, mas priorizar a repetição de conteúdos.

A respeito dos atos de educar e de cuidar na organização do trabalho pedagógico da educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. Devido ao fato de atender crianças de zero a três anos de idade, a função da creche é cuidar, ao passo que a função da pré-escola é educar.
  • B. Educar e cuidar são duas ações vinculadas que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças.
  • C. Como o ato de cuidar é uma atividade que pode ser desempenhada por qualquer pessoa, os professores que atuam em creches não precisam ter formação específica.
  • D. O ato de educar é um processo exclusivo da escola e da ação docente e relaciona-se com a ampliação dos conhecimentos.
  • E. O ato de cuidar, que está diretamente ligado à vida e à saúde da criança, proporciona as condições necessárias para o aprendizado.

A respeito da importância do espaço na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. O espaço de desenvolvimento da criança na educação infantil não pode ser desafiador ou criativo.
  • B. A organização dos espaços da escola de educação infantil independe dos processos de aprendizagem e das metodologias a serem utilizadas pelos educadores.
  • C. A escola de educação infantil tem como principal função a interação social, por isso deve dispor apenas de espaços coletivos.
  • D. A escola de educação infantil deve organizar espaços para que a criança tenha privacidade e espaços que viabilizem a interação social.
  • E. A criança da educação infantil, em virtude da sua pouca idade, não pode, em nenhuma circunstância, ficar sozinha em ambientes da escola.

Com relação à rotina na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. A rotina na educação infantil tem a função de treinar a criança para as atividades que desenvolverá na vida adulta.
  • B. A capacidade de criação da criança torna-se estagnada com a rotina, a qual deve ser sempre reinventada de modo a viabilizar o desenvolvimento criativo das crianças.
  • C. A incorporação dos conceitos de espaço, tempo e organização independe das rotinas adotadas na educação infantil.
  • D. A rotina é uma forma de racionalização ou de tecnologia constituída pelos seres humanos e pelas instituições para organizar e controlar a vida cotidiana.
  • E. A organização do tempo e dos espaços da escola de educação infantil é uma atividade exclusiva dos adultos, já que somente eles são capazes de organizar rotinas.

Na organização do trabalho pedagógico, a utilização de projetos como estratégia pedagógica tem como objetivo valorizar

  • A. o resultado e os produtos dos conhecimentos.
  • B. a aprendizagem por meio do encadeamento lógico.
  • C. a homogeneidade como objetivo da aprendizagem.
  • D. a transversalidade e a interdisciplinaridade.
  • E. a fragmentação de conhecimentos.

Na metodologia de projetos,

  • A. a avaliação é centrada nos conteúdos transmitidos aos estudantes.
  • B. os conteúdos de cada disciplina ou componente curricular são abordados individualmente.
  • C. o conceito de disciplinas é reforçado e a divisão do conhecimento por áreas específicas, valorizada.
  • D. o modelo de aprendizagem utilizado é a descoberta.
  • E. os problemas reais do cotidiano do aluno e a experimentação são o ponto de partida do projeto.

A escola preparada para formar sujeitos capazes de superar desafios, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional, deve

  • A. dispor de profissionais que mantenham uma postura passiva diante das transformações sociais.
  • B. reorganizar-se para atuar de acordo com os princípios relacionados à renovação de conhecimentos.
  • C. desprezar os conhecimentos culturais acumulados por gerações passadas.
  • D. evitar currículos cujo foco seja a formação de condutas.
  • E. ter como foco o ensino pautado na transmissão de conhecimentos.

A respeito das ideias do texto 15A3AAA, assinale a opção correta.

  • A. No texto, a expressão “um modelo” (l. 6 e 7) corresponde a uma fórmula que garanta que a escola seja criativa.
  • B. O termo “interação” (l.16) refere-se, no texto, às aulas ministradas pelo professor ao inserir novos conhecimentos.
  • C. Os termos “educação inclusiva” (l.1) e “inclusão escolar” (l.11) são empregados, no texto, em referência a um só fenômeno.
  • D. No texto, a expressão “pedagogia da diversidade” (l.4) refere-se a uma área específica de formação dos cursos de pedagogia.
  • E. No trecho “origem social, étnica ou linguística” (l.5), faz-se menção aos aspectos comunitários e populacionais e à língua.

Com base na leitura do texto 15A3AAA, assinale a opção correta.

  • A. A efetivação da educação inclusiva pressupõe a adoção de um mesmo currículo escolar para todos os alunos, independentemente de suas necessidades.
  • B. Os fundamentos gerais da educação escolar e da educação inclusiva são opostos.
  • C. A pedagogia da diversidade considera que origens social, étnica e linguística não constituem causas impeditivas para inserir estudantes surdos entre os demais estudantes.
  • D. O aprendizado do uso social da leitura e da escrita independe da presença de professor, pois os alunos podem executá-lo com os colegas.
  • E. A Declaração de Salamanca foi um movimento com pouca visibilidade social e educacional porque considerava o estudante da perspectiva individual.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...