Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A revolução informacional intensificou o processo de comunicação mundial e a globalização de atividades. Isso constitui um desafio para o ensino de ciências, tendo em vista a necessidade de geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a educação pública deve promover a

  • A. preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional.
  • B. priorização de disciplinas matemáticas em contraposição às que promovam a formação cultural.
  • C. criação de ambientes virtuais de aprendizagem, que prescindem de mediação pedagógica.
  • D. substituição do ensino das línguas nativas pelas linguagens de programação computacional.
  • E. educação para a especialização, mediante tarefas restritas e individualizadas.

Para que a aprendizagem de ciências em sala de aula seja efetiva, é fundamental que haja objetivos preestabelecidos no currículo. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. O currículo formal é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino e que corresponde ao que os professores efetivamente ensinam em sala de aula.
  • B. O currículo não deve refletir as exigências econômicas da sociedade, uma vez que são fundamentalmente opostas aos objetivos da educação.
  • C. O currículo deve favorecer o alcance uniforme de competências pelos alunos, para garantir-lhes a perfeita adequação ao mercado de trabalho.
  • D. A aprendizagem não formal de conceitos científicos, como aquela resultante das relações vividas na comunidade, deve ser secundária à aprendizagem formal, estabelecida no documento curricular da escola.
  • E. A proposta curricular faz parte do projeto pedagógico-curricular, documento que expressa intenções, objetivos e aspirações da escolarização.

Com relação à experimentação, assinale a opção correta.

  • A. A experimentação no ensino adquire caráter investigativo quando a teoria trabalhada apresenta potencial de generalização e previsão.
  • B. A aplicação de experimentos nas aulas de ciências tem por finalidade a comprovação de resultados quantitativos previamente tabelados.
  • C. A experimentação é um método que prescinde de planejamento e que deve ser desenvolvido com base no improviso, pois assim os alunos se sentem mais motivados a realizar atividades que superem suas expectativas.
  • D. Atividades experimentais devem ser preferidas às atividades teóricas porque, nas aulas de ciências, a prática é mais importante que a teoria.
  • E. A experimentação deve ser desenvolvida com base no pressuposto de que o impacto do caráter macroscópico dos fenômenos garante a efetiva aprendizagem das relações microscópicas subjacentes.

Em uma escola em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, durante uma reunião para o planejamento de atividades, vários professores emitiram comentários a respeito do processo interdisciplinar. Assinale a opção em que o comentário apresentado traduz o conceito de interdisciplinaridade.

  • A. “Vamos fazer uma feira de ciências, que chamaremos de feira interdisciplinar: cada um apresenta seu trabalho e terminamos com uma prova, em que cada um elabora uma questão e a nota vale para todas as disciplinas.”
  • B. “Precisamos um do outro para ampliar os conhecimentos, isso implica coletividade, cooperação e inter-relação das disciplinas, o que exige a realização de um planejamento coletivo.”
  • C. “Não há necessidade de planejarmos juntos, cada um pode abordar o tema individualmente, com os conteúdos próprios de sua disciplina.”
  • D. “Sugiro que procuremos atividades que auxiliem na discussão do tema, que não precisa se referir à disciplina: uma atividade por semana e pronto.”
  • E. “Se planejarmos juntos e todos abordarmos o mesmo tema, descaracterizaremos nossas disciplinas, perderemos o foco e não cumpriremos nossos objetivos nem os conteúdos.”

Em uma escola de ensino fundamental, em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, os professores se reuniram no início do ano para planejar os projetos que norteariam as ações pedagógicas de todo o ano letivo. Como não havia consenso entre os professores sobre a concepção de interdisciplinaridade, a diretora solicitou que cada um esquematizasse o que entendia por interdisciplinaridade.

Assinale a opção correspondente ao esquema que representa corretamente o conceito de interdisciplinaridade.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de escolas inclusivas, assinale a opção correta.

  • A. O professor deverá planejar suas aulas independentemente do planejamento da escola, já que conhece as particularidades das necessidades educacionais de cada um dos seus alunos.
  • B. Para atender alunos com necessidades educacionais especiais, o professor deverá contar com o apoio de profissionais especializados.
  • C. Para não prejudicar o desenvolvimento dos alunos da educação regular, o professor não deve modificar a sua ação pedagógica para atender alunos com necessidades educacionais especiais.
  • D. Para atender as necessidades dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, o professor deve realizar avaliações classificatórias do processo educativo e valorizar o esforço individual de cada um.
  • E. O professor deverá evidenciar as necessidades educacionais especiais de seus alunos para que estes sejam atendidos prioritariamente em relação aos demais alunos da escola.

Em relação a projetos interdisciplinares em escolas inclusivas, assinale a opção correta.

  • A. Projetos interdisciplinares não estão contemplados na legislação educacional vigente.
  • B. Conforme os PCN, na escola inclusiva não é recomendável a implantação de projetos interdisciplinares, em razão de características que são próprias do processo de inclusão.
  • C. De acordo com os princípios dos projetos interdisciplinares, todos os alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem têm condições de aprender.
  • D. Devido à imprevisibilidade do desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais, os projetos interdisciplinares são impraticáveis nas escolas inclusivas.
  • E. Projetos interdisciplinares não podem ser implementados em escolas que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, pois eles precisam de atenção especial e individualizada.

No que se refere ao planejamento do processo de avaliação, assinale a opção correta.

  • A. A avaliação dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, deve ser formativa.
  • B. Os princípios da avaliação classificatória são os que mais se adéquam aos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • C. A avaliação processual não se adéqua à educação especial, devido ao fato de os alunos com necessidades educacionais especiais apesentarem comprometimento no seu processo de desenvolvimento.
  • D. Para que não se sintam discriminados, o professor deve evitar que alunos com necessidades educacionais especiais participem dos mesmos processos avaliativos realizados com os demais alunos da sala de aula.
  • E. A avaliação na educação especial é desnecessária, uma vez que esses alunos são promovidos automaticamente.

Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor

  • A. incentivar os estudantes a competirem entre si para alcançarem maiores notas nas avaliações.
  • B. investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos.
  • C. ter nível de conhecimento restrito aos conteúdos que ensina.
  • D. empregar uma linguagem escorreita na comunicação com os alunos, proibindo-os de utilizar gírias e formas vocabulares coloquiais em sala de aula.
  • E. aproximar-se dos estudantes, construir relações respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais.

Na função de mediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno, o professor deve

  • A. manter uma prática pedagógica conservadora para com os estudantes menos dedicados, uma vez que é inútil planejar novas metodologias em função de alunos desinteressados.
  • B. separar os estudantes que apresentam níveis de aprendizagem mais desenvolvidos dos que se encontram defasados, para não prejudicar os que sejam mais dedicados.
  • C. exigir menos empenho dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem que do restante da turma.
  • D. buscar manter-se motivado, voltando sua atenção totalmente aos estudantes que apresentam maior interesse em aprender.
  • E. empenhar-se em realizar um trabalho que contribua para o sucesso da aprendizagem da turma.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...