Questões de Pedagogia do ano 2017

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Tendo em vista a organização didático-pedagógica do ensino de japonês e as exigências do ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens. O estudo de ideogramas no japonês deve ser visto como ferramenta imprescindível para a interação com a língua. Assim, é importante que se comece esse estudo pelas letras mais simples, aumentando-se a dificuldade conforme o aprendiz ganha proficiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista a organização didático-pedagógica do ensino de japonês e as exigências do ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens. Em língua japonesa, o estudo de gêneros discursivos-textuais tem como objetivo permitir que o aluno ative conhecimentos prévios e memorize ideogramas e frases prontas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista a organização didático-pedagógica do ensino de japonês e as exigências do ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens. Há uma grande carência de materiais didáticos que reconheçam as variantes linguísticas do japonês. Os materiais existentes ainda possuem uma forte tendência estruturalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista a organização didático-pedagógica do ensino de japonês e as exigências do ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens. O ensino de japonês inevitavelmente começa com a alfabetização dos aprendizes de qualquer faixa etária, seguido pelo processo de letramento, uma vez que a língua possui três sistemas de escrita diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a formação do professor de língua japonesa e as metodologias mais comumente encontradas na prática pedagógica de língua estrangeira, julgue os itens a seguir. O valor educacional da aprendizagem de qualquer língua estrangeira está em criar uma conscientização do conceito de cidadania por meio da comparação entre a cultura do aprendiz e a cultura-alvo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que, no âmbito da educação não formal, apresenta uma ação educativa direcionada à sensibilização dos estudantes sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

  • A. apresentação de peça teatral sobre a história do Brasil em uma escola de ensino fundamental
  • B. implementação, em uma sala de aula, de aquecedores solares produzidos, com garrafas plásticas, por estudantes da Educação de Jovens e Adultos
  • C. implementação, de forma participativa, de horta orgânica por grupo de jovens
  • D. captação de água de chuva, em uma instituição de ensino, por funcionários de uma empresa especializada
  • E. realização de excursão escolar do ensino médio a jardins botânicos

De acordo com legislação vigente, assinale a opção correta a respeito da educação ambiental (EA).

  • A. A abordagem de conteúdos relacionados à EA é facultativa em escolas privadas.
  • B. Na legislação vigente, estabeleceu-se uma concepção pedagógica exclusiva para as abordagens de EA na educação básica.
  • C. De acordo com as diretrizes da PNEA, deve ser estimulada, nos sistemas de ensino, a construção de grupos de estudos que sejam, ao mesmo tempo, autônomos e emancipatórios, com o objetivo de incentivar a interdisciplinaridade.
  • D. A EA vem sendo implantada como disciplina específica nos currículos de instituição de ensino médio público, conforme previsto na legislação vigente.
  • E. As abordagens de EA relacionadas a conflitos ambientais violentos devem ser evitadas no âmbito do ensino fundamental.

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário

  • A. A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  • B. realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas.
  • D. ter competências para explorar, selecionar e organizar informações relacionadas ao conteúdo planejado para manter apenas os registros de sala de aula.
  • E. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.

A coluna da esquerda apresenta abordagens de investigação e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 1, 1, 2
  • B. 2, 2, 1, 1
  • C. 1, 1, 2, 2
  • D. 1, 2, 2, 1

Bogdan e Biklen (1994), ao teorizarem sobre a pesquisa em educação, sinalizam algumas características da pesquisa qualitativa na área. NÃO é característica desse tipo de pesquisa:

  • A. A análise dos dados tende a seguir um processo indutivo.
  • B. Os dados coletados são predominantemente descritivos.
  • C. A preocupação do investigador com os resultados é maior do que com o processo.
  • D. O “significado” que as pessoas dão às coisas e à sua vida é foco de atenção especial do pesquisador.
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