Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A quantidade de transformações dos últimos anos, bem como as expectativas cada vez mais rigorosas em relação ao papel dos professores na sociedade, suscita novas abordagens nas propostas de formação do magistério. Em relação a essa questão, alguns docentes de Educação Especial afirmaram que:


I. “A formação inicial é muito teórica, poderia ser mais prática e também voltada às diferentes problemáticas de cada deficiência”.

II. “Sinto grande defasagem entre aquilo que aprendi e com o que me depararei na realidade da escola.”

III. “A formação continuada é positiva, pois acrescenta conhecimentos e fornece técnicas para o desenvolvimento e a melhoria da prática pedagógica”.

IV. “O professor de educação especial tem formação específica, é preparado, por isso não precisa participar de novos cursos ou capacitações”.


Quais dos depoimentos acima NÃO se adéquam à ideia de formação como processo?

    A) Apenas I.

    B) Apenas IV.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II, III e IV.

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado, EXCETO com o objetivo de:

    A) Prover condições de acesso, participação e aprendizagem aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados na rede pública de ensino regular.

    B) Atender os alunos em suas especificidades, articulando as ações com o ensino comum.

    C) Complementar e/ou suplementar a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela.

    D) Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

    E) Responsabilizar-se pela escolarização dos alunos com deficiência.

Associe a Coluna 1 à Coluna 2, identificando cada tópico de um Plano de Ensino elaborado por uma professora de Educação Especial que atua no 5º ano do Ensino Fundamental, relacionado-o às suas respectivas etapas.


Coluna 1


1. Objetivo geral.

2. Objetivo específico.

3. Conteúdo.

4. Metodologia.

5. Recursos.

6. Avaliação.


Coluna 2


( ) Aulas em formato de codocência para que haja interação dos alunos, com ênfase na aluna especial que apresenta comprometimento cognitivo, de locomoção e de comunicação.

( ) Habilidades linguísticas, de comunicação expressiva e compreensiva com respeito às diferenças.

( ) Proporcionar a inclusão da aluna na turma e no ambiente escolar por meio da adaptação curricular dos conteúdos das disciplinas e das vivências sociais, com o intuito de desenvolver as capacidades psicomotora, de interação social e comunicacional.

( ) Realizar a adaptação e flexibilização das atividades, com base no planejamento conjunto com as professoras da turma.

( ) Uso de materiais e letras grandes, coloridos e/ou contrastantes e de materiais adaptados que estimulem o uso dos dois braços e das duas mãos.

( ) Processual e sistematizada, com o intuito de oportunizar a reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e da aluna especial, com vistas ao redirecionamento das ações pedagógicas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 6 – 1 – 4 – 5 – 3 – 2.

    B) 5 – 4 – 2 – 6 – 1 – 3.

    C) 4 – 3 – 1 – 2 – 6 – 5.

    D) 3 – 2 – 5 – 1 – 4 – 6.

    E) 2 – 6 – 3 – 4 – 5 – 1.

Os alunos com necessidades educacionais especiais necessitam de um trabalho pedagógico que os auxilie no desenvolvimento do percurso educativo. Analise as estratégias pedagógicas docentes necessárias à efetivação da aprendizagem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Estabelecer uma postura crítica em relação aos saberes escolares e à forma como eles podem ser trabalhados.

( ) Conscientizar-se de que a escola é uma estrutura pronta e acabada, por isso, sua tarefa é determinar o ritmo da classe para que ocorra a aprendizagem.

( ) Colaborar com o desenvolvimento integral do aluno, respeitando as diferenças e valorizando as potencialidades de cada um.

( ) Oferecer um espaço em que o aluno possa aprender e perceber-se como sujeito ativo na construção do conhecimento.

( ) Propiciar um clima de cooperação e respeito entre todos.

( ) Trabalhar para que a equipe especializada assuma a docência da turma para que haja inclusão.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – V – V – F – F.

    B) F – V – F – F – F – F.

    C) V – F – V – F – V – V.

    D) V – V – F – V – F – V.

    E) V – F – V – V – V – F.

Uma professora do 2º ano aproveitou a falta de um aluno e o fato de ninguém saber seu telefone, nem onde morava, para propor uma Agenda da Classe, a fim de que as crianças ordenassem os seus nomes em ordem alfabética. A partir do endereço de cada aluno, a professora fez a classe estudar o bairro e também mostrou como é feita a numeração das casas nas ruas. Esse contexto de estudo favoreceu a vivência de currículo

    A) disciplinar.

    B) interdisciplinar.

    C) regional.

    D) oculto.

    E) reprodutivo.

Considerando que as crianças são únicas em sua forma de pensar e aprender, analise as ideias abaixo sobre avaliação das necessidades educacionais dos alunos com deficiência como elemento fundamental para subsidiar as decisões pedagógicas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A avaliação não auxilia o professor a rever o seu processo de ensino quando atende às necessidades específicas de cada aluno.

( ) A percepção sobre o avanço na aprendizagem dos alunos especiais é muito sutil, por isso é conveniente e adequado mensurar a avaliação em forma de números.

( ) O Parecer Pedagógico registra os aspectos em que os alunos têm maiores avanços e em quais deles necessitam de maior atenção pedagógica, possibilitando que recursos e estratégias sejam aperfeiçoados, reelaborados e/ou inventados com base nas informações.

( ) Uma prática sistemática de avaliação implica quantificar e classificar o nível de aprendizagem dos alunos.

( ) A ação avaliativa precisa estar a favor da qualificação docente e do aprendizado do educando.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – F – V – F – V.

    B) F – V – F – F – V.

    C) F – F – F – V – F.

    D) V – F – V – F – F.

    E) V – V – F – V – F.

A Meta 4 do Plano Nacional de Educação preconiza que o atendimento à população portadora de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, ocorra por meio da educação inclusiva, ou seja:

    A) Preferencialmente na rede regular de ensino.

    B) Exclusivamente na rede regular de ensino.

    C) Em turmas especiais na rede regular de ensino.

    D) Exclusivamente em escolas especiais.

    E) Preferencialmente em escolas especiais.

A Meta 2 do Plano Nacional de Educação define como objetivo a universalização do Ensino Fundamental para uma população de qual faixa etária?

    A) De 5 (cinco) a 14 (quatorze) anos.

    B) De 6 (seis) a 15 (quinze) anos.

    C) De 7 (sete) a 14 (quatorze) anos.

    D) De 6 (seis) a 14 (quatorze) anos.

    E) De 7 (sete) a 16 (dezesseis) anos.

Segundo Libâneo, o ato didático é formado por três componentes: o professor, o aluno e a(o):

    A) Avaliação.

    B) Matéria.

    C) Aula.

    D) Exame.

    E) Planejamento.

Em uma aula expositiva, para que ocorra aprendizagem por parte do aluno, é importante que o professor proporcione:

    A) A ligação entre o tema trabalhado e a realidade do aluno.

    B) Detalhes do assunto explanado em sala de aula.

    C) A repetição do assunto exposto através de exercícios dirigidos.

    D) A descontextualização dos temas apresentados em aula.

    E) A fragmentação dos conteúdos a partir do livro didático.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...