Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a LDBEN, em relação à Educação de Jovens e Adultos, os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão ________________________________, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) a base nacional comum do currículo

    B) o projeto político pedagógico

    C) o parâmetro curricular nacional

    D) o currículo escolar

    E) a base comum estadual

Entende-se por educação especial, para os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com:


I. Deficiência.

II. Transtornos globais do desenvolvimento.

III. Altas habilidades ou superdotação.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacional, a análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas. Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências, são elas:

    A) Renovada, libertária, progressista e tradicional.

    B) Tecnicista, progressista, libertária e libertadora.

    C) Tradicional, renovada, tecnicista e crítico e social dos conteúdos.

    D) Libertadora, libertária, progressista e crítico e social dos conteúdos.

    E) Tradicional, tecnicista, libertadora e crítico e social dos conteúdos.

Segundo o Plano Nacional de Educação, os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que, EXCETO:

    A) Assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais.

    B) Considerem as necessidades específicas das escolas privadas, no que tange à base nacional curricular comum.

    C) Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.

    D) Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.

    E) Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais.

São linhas de ação da política de atendimento:


I. Políticas sociais básicas.

II. Serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e redução de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências.

III. Políticas e programas destinados a prevenir ou abreviar o período de afastamento do convívio familiar e a garantir o efetivo exercício do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:

    A) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio e ensino técnico.

    B) Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.

    C) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.

    D) Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    E) Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade

Segundo Veiga, a escola não pode ser apenas uma instituição que reproduz relações sociais e valores dominantes, deve ser uma instituição também de:

    A) Questões políticas, de trabalho fragmentado e de filosofia.

    B) Confronto, de resistência e de proposição de inovações.

    C) Trabalho fragmentado, de avaliação e de reprodução cultural.

    D) Avaliação, de confronto e de reprodução social.

    E) Inovação, de reprodução social e de resistência.

De acordo com Vasconcellos, as primeiras aulas devem ser planejadas com mais cuidado. Não basta determinar os conteúdos a serem abordados, os objetivos a serem atingidos e a metodologia mais adequada, é necessário, sobretudo:


I. Tornar-se disponível para aqueles alunos.

II. Acreditar na possibilidade do ensino e da aprendizagem.

III. Estar inteiramente presente naquela sala de aula, naquele momento.


Quais estão corretas

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

De acordo com Vasconcellos, planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas. Para se realizar um bom planejamento, é necessário considerar três dimensões básicas:

    A) A realidade, a finalidade e o plano de ação.

    B) A disciplina, o processo e a competência.

    C) O processo, o coordenador pedagógico e a disciplina.

    D) O plano de ação, a competência e o coordenador pedagógico.

    E) A coerência, a finalidade e o processo.

Segundo Demo, a educação tem a ver com a qualidade formal à medida que se liga e expressa a questão do domínio tecnológico e, por consequência, ao desempenho nesta área instrumental. A modernidade insiste hoje com força já exclusivamente sobre esta face, o que leva a reconhecer a necessidade de progresso naquelas disciplinas que mais instrumentalizam o desenvolvimento na sociedade: matemática, ciências naturais, língua, informática, etc. Com base nisso, tal contribuição científica aparece em muitos momentos e processos fundamentais da educação, tais como:


I. Questão do desempenho: o que “deve” aprender o aluno, série a série, grau a grau.

II. Processos de aprendizagem: como transmitir e absorver conhecimento, como atualizar-se constantemente.

III. Competência profissional do professor: domínio técnico de sua disciplina; atualização, capacidade de ensinar e produzir conhecimento próprio.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...