Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Libâneo, a organização da escola e, consequentemente, as formas de conceber a gestão e a administração escolar podem ser agrupadas em dois grandes enfoques: científico-racional e crítico. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação a esses enfoques, nas assertivas abaixo:


( ) No enfoque científico-racional, a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.

( ) No enfoque crítico, de cunho sociopolítico, a organização escolar é entendida como um sistema que agrega pessoas, havendo ênfase na intencionalidade, nas interações sociais entre elas e no contexto sociopolítico.

( ) O enfoque crítico expressa-se em modelos de administração científica, qualidade total, etc.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – F.

    B) F – V – V.

    C) V – V – F.

    D) F – F – V.

    E) V – V – V.

Para Mittler, estamos muito aquém de entender por que e como crianças com histórias de pobreza, com tanta frequência, fracassam nas escolas e muito menos ainda o que pode ser feito para reduzir ou eliminar tais disparidades. Não há uma explicação simples ou única para isso. Para o autor, alguns culpam:


I. As crianças por serem menos inteligentes ou estarem menos “prontas” para aprender.

II. Os pais, pelo fracasso, como consequência do fato de não se interessarem pelo desenvolvimento de seus filhos e de não oferecerem um ambiente que conduza ao desenvolvimento e à aprendizagem.

III. As escolas por terem baixa expectativa quanto ao aproveitamento dos alunos e, além disso, por aceitarem com facilidade que as crianças pobres serão aquelas que mais provavelmente não terão um bom desempenho na escola.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

De acordo com Hoffmann, a avaliação mediadora possui os seguintes aspectos, EXCETO:

    A) Significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o “vir a ser”, favorecendo ações educativas para novas descobertas.

    B) A avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo vinculando-a à ideia de qualidade.

    C) Na avaliação mediadora, o professor deve interpretar a prova para saber o que o aluno sabe ou não sabe, para separá-lo dos demais alunos que estão mais avançados.

    D) Avaliação qualitativa significa um julgamento mais global e intenso, no qual o aluno é observado como um ser integral, colocado em determinada situação relacionada às expectativas do professor e também deles mesmos.

    E) O professor deixa de ser um simples colecionador de elementos quantificáveis e utiliza sua experiência e competência analisando os fatos dentro de um contexto de valores, que legitimam sua atitude como educador.

Segundo Hoffmann, para muitos professores, antes valia o ensinar. Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais, quais sejam:


I. Currículo.

II. Gestão Escolar.

III. Organização da sala de aula.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

De acordo com Veiga, o projeto político-pedagógico requer ações colegiadas para verificar se as atividades pedagógicas estão coerentes com os objetivos propostos, EXCETO:

    A) Possuir uma função social importante ao redefinir as relações sociais no interior da escola, favorecendo a abertura do espaço para práticas democráticas.

    B) Estabelecer elementos básicos a serem examinados por todos: professores, alunos, pais, técnicos administrativos, a fim de dar conta das forças que podem interagir na sua construção, execução e avaliação.

    C) Que cada professor tenha uma proposta de ensino não articulado ao projeto da escola.

    D) Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes.

    E) Sustentar a identidade escolar.

Segundo Alarcão, a escolarização de alunos com deficiência, transtornos _______ do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, nas escolas comuns, têm desafiado os profissionais da educação que lá estão a buscar novas/outras alternativas de trabalho para que possam garantir o acesso à educação desses alunos. Para pensar essa questão, é fundamental, que a escola assuma a tarefa de transformar-se e, nesse processo, repensar o _______ para que atenda a todos. Assim, essa escola há que ser significada como capaz de refletir sobre suas ações do ________ escolar para detectar pistas que possibilitem novas/outras formas de trabalhos. Ou seja, uma escola que reflita sobre os seus próprios processos e as suas formas de atuar e funcionar. Uma escola que analise, desconstrua e refaça as suas _________ e a sua _____ curricular.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) globais – currículo – cotidiano – opções – ação

    B) específicos – saber – meio – opções – tarefa

    C) reais – currículo – espaço – propostas – síntese

    D) globais – ensino – cotidiano – apostas – ação

    E) reais – saber – meio – propostas – síntese

No âmbito escolar, a integração assume o princípio de que toda pessoa é capaz de aprender. Sobre as transformações no campo educacional causadas pelo movimento de integração, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Uma nova concepção sobre transtornos de desenvolvimento e das deficiências.

( ) Uma perspectiva distinta entre processos de aprendizagem e diferenças individuais.

( ) A fronteira entre a normalidade, o fracasso e a deficiência.

( ) A integração voltada às pessoas que possuem as mesmas oportunidades na sociedade.

( ) A obrigatoriedade de que os alunos estudem nas escolas de Educação Especial.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V – V.

    B) V – F – V – V – V.

    C) V – V – V – F – F.

    D) F – V – F – V – V.

    E) F – F – F – F – F.

A educação inclusiva, enquanto conceito e proposta institucional, teve avanços significativos ao longo dos anos 90 do século XX, provocados por movimentos importantes, dentre eles:


I. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, realizado em 2018, em Aracaju, Brasil.

II. Congresso Internacional de Pesquisa e Práticas em Educação, realizado em 2018, em São Paulo, Brasil.

III. Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtie, Tailândia, em 1990.

IV. Conferência Mundial de Educação Especial, realizada em 1994, em Salamanca, Espanha, que originou o documento “Declaração de Salamanca”.


Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Sobre os desafios da escola moderna e sua transição para a escola contemporânea, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A escola, mesmo inserida em uma sociedade contemporânea, ainda mantém características provenientes de uma época moderna.

( ) A realidade educacional é marcada pela integração entre os programas escolares e os alunos e entre o que os professores querem ensinar e o que os alunos desejam aprender.

( ) A escola é organizada em séries, com alunos de idades semelhantes, enquanto os saberes são traduzidos nos conteúdos trabalhados em aula, respeitando a correlação entre idade e série.

( ) Os processos de ensinar e de aprender acompanham os avanços e as transformações da sociedade contemporânea e formam professores éticos, compromissados, conhecedores das áreas de conhecimento e dos procedimentos, métodos de ensino e de aprendizagem.

( ) A reflexão sobre os avanços tecnológicos necessários para tornar a informação significativa aos alunos é um dos desafios da escola na contemporaneidade.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V – V.

    B) V – F – V – F – V.

    C) V – V – F – V – V.

    D) F – V – V – V – F.

    E) F – F – F – F – F.

Seguindo a tipologia proposta por Libâneo, dos dois enfoques citados na questão anterior, derivam algumas concepções distintas de gestão escolar, quais sejam:


I. Técnico-científica.

II. Partidário-democrática.

III. Autogestionária.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...