Questões de Pedagogia do ano 2020

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A invisibilidade é terreno fértil para o racismo e o preconceito, cujo ocultamento nas diversas práticas de ensino naturaliza o silenciamento e a negação do conflito que existe na dominação da ideologia imperante que não é quilombola, é branca e europeia. Essas atitudes discriminatórias impregnadas na formação do professor resultaram, ao longo dos anos, em prejuízo à população negra no que se refere ao baixo nível de escolaridade, à exclusão do mercado de trabalho, entre outros fatores que ainda permanecem na sociedade brasileira.

(Adaptado de: SILVA, Petronilha B. G. "Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil". Revista Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set.-dez. 2007)


Considerando os conceitos expressos no texto, é correto afirmar que:

    A) a ideologia branca e europeia redunda em prejuízo para a população quilombola por meio da exclusão de um sistema educacional.

    B) o racismo estrutural impede a implementação das diretrizes para a educação quilombola no país.

    C) o silenciamento e a negação do conflito retratam a complexa relação entre comunidades remanescentes de quilombo e ambiente urbano.

    D) a adequada formação inicial e continuada de professores é fator-chave para a implementação da educação nas comunidades remanescentes de quilombos.

    E) o baixo nível de escolaridade e a exclusão do mercado de trabalho produzem atitudes discriminatórias por parte do professor.

Considere a seguinte situação:


Um aspecto que nos chama a atenção é a ação da professora em anotar no caderno de Gustavo o poema que o grupo dele estava trabalhando. Ela faz pelo aluno aquilo que ele ainda não consegue fazer. Lembramos aqui do tão difundido conceito de zona de desenvolvimento proximal/iminente elaborado por Vygotsky (2006) que denota a indeterminação do processo e a abertura para novas possibilidades. E o aluno percebe ter o registro como os outros. Nessas condições, produz-se o gesto do aluno em imitar as ações dos colegas e tentar registrar o poema escrito em seu caderno na lousa. Considerando a imitação como uma forma de apropriação, essa situação indica-nos a possibilidade de novas formações que podem emergir no trabalho com o conhecimento. Embora não demonstre o domínio das letras, o modo de Gustavo se envolver na atividade mostra-nos como ele ocupa o lugar de aluno e incita-nos a pensar na criação de vias que ampliem as possibilidades de sua participação no trabalho de leitura e escrita.

(Adaptado de: DAINEZ, D; SMOLKA, A. L. B. "A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva". Educação e Pesquisa, vol. 45. São Paulo, abr. 2019)


A partir dessa situação observada no cotidiano de uma escola,

    A) o conceito de zona de desenvolvimento proximal/iminente permite inferir que Gustavo deveria estar em uma sala de aula mais apropriada a seu nível de desenvolvimento.

    B) em condições escolares adequadas, diferentes modos de participação indicam a possibilidade de desenvolvimento cultural do aluno.

    C) o conhecimento das teorias de Lev Vygotsky permite que o aluno se envolva nas atividades e imite seus colegas na elaboração de um poema.

    D) o domínio das habilidades de leitura e escrita determina as possibilidades de participação do aluno nas atividades com seus pares.

    E) a frase Ela faz pelo aluno o que ele ainda não consegue fazer sintetiza a desconfiança da professora sobre a capacidade do aluno.

O analfabetismo não decorre apenas da ineficiência do ensino ou de sua inadequação, mas de desequilíbrios estruturais, históricos e complexos, da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, a resposta educativa para o contingente de analfabetos não se resume à alfabetização, pelo fato de esta não dar conta das necessidades de leitura e escrita na sociedade em que vivemos. Não significa só compensação de perdas ou preenchimento de lacunas. [...] Assim sendo, a Educação de Jovens e Adultos se define como processo permanente de organização de grupos para a discussão dos mais diferentes assuntos e situações, para a busca e escolha de caminhos e tomada de decisões. É indispensável pensar um processo contínuo que vá da alfabetização ao final da educação básica, dotando a população trabalhadora e o lamentável contingente de desempregados de instrumentos indispensáveis para o exercício da cidadania e para a ampliação da capacidade de perceber o mundo e nele influir.

(Plano Nacional de Educação, 1997, p. 62)


Com base no que dispõe o Plano Nacional de Educação,

    A) a Educação de Jovens e Adultos é composta por alfabetização e ensino fundamental, incluindo grupos de discussão para o exercício da cidadania.

    B) o processo de alfabetização só pode ser considerado concluído quando o educando chega à idade adulta.

    C) a Educação de Jovens e Adultos e o supletivo visam a garantir uma alfabetização universal da população.

    D) as necessidades de leitura e escrita são definidas por aquilo que a educação básica é capaz de oferecer para os adultos.

    E) a Educação de Jovens e Adultos se propõe como recurso educacional para apoiar a atuação dos indivíduos na sociedade.

O tema da qualidade na educação como uma das diretrizes do PNE 2014-2024 e seus desmembramentos como forma de atenção às especificidades inerentes às etapas, níveis, modalidades, processos, a exemplo da avaliação em larga escala, da gestão democrática da educação, do financiamento da educação, da formação e valorização docente, entre outros, pode ser compreendido como a alavanca principal para o alcance das metas e a fortificação das estratégias. [...] Cabe lembrar que a qualidade da educação é um princípio constitucional do ensino público, legalmente registrado na Constituição Federal Brasileira de 1988, esta, produto dos confrontos e acordos, portanto também resultante de uma construção humana. Assim, a qualidade é integrante de um sistema de valores de uma determinada sociedade, por isso suscetível a um projeto de sociedade que não o projeto que se quer e que se almeja.

(Adaptado de: ARANDA, M. A. de M.; Lima, F. R. "O Plano Nacional de Educação e a busca pela qualidade socialmente diferenciada". Revista Educação e Políticas em Debate, v. 3, n. 2, ago.-dez. 2014)


De acordo com o texto, a qualidade da educação:

    A) tem uma dimensão programática, nos documentos oficiais, e uma dimensão concreta, nas avaliações em larga escala.

    B) é um valor absoluto, que independe do sistema de valores de uma sociedade.

    C) se afirma como um programa com metas, sistema de financiamento e mecanismos de aferição.

    D) determina os confrontos e acordos estabelecidos na sociedade brasileira com a Constituição de 1988.

    E) no Brasil aumenta proporcionalmente ao acesso da população às escolas.

Os professores indígenas não possuem mais tempo para aprender as coisas de sua cultura, pois, como professores oficiais de sua tribo, de seu grupo, precisam usar todo o tempo para aprender e dar conta dos conteúdos que seus superiores esperam que eles desenvolvam em sala de aula. Trata-se de conteúdos que lhes chegam pela escrita em cartilhas, textos, livros, documentos. Deixam, assim, de ter a possibilidade de ser professores interculturais, para atuar no campo das diferenças entre o mundo indígena e a sociedade inclusiva. Não basta ensinar na língua indígena; é preciso participar, partilhar, trocar e, com isso, manter a aprendizagem no interior da própria cultura para, como experiência, fazê-la dialogar com tudo isso que vem como exigência e obrigatoriedade por parte da escola como instituição.

(Adaptado de: GUSMÃO, N. M. M. "Antropologia, diversidade e educação: um campo de possibilidades". Revista Ponto e vírgula, n. 10, pp. 32-45, 2011)


Com base no conteúdo do texto,

    A) a educação regular resulta em maior sobrecarga de trabalho para os professores do que a educação intercultural.

    B) a cultura letrada formal se impõe como um recurso nefasto para as comunidades indígenas, que deixam de cultuar suas próprias práticas.

    C) a língua indígena é um forte elemento cultural, mas apenas ela não garante a manutenção da cultura própria, frente à cultura letrada formal da escola.

    D) os conteúdos das cartilhas, dos livros, textos e documentos impedem que o professor atue de forma intercultural.

    E) os conteúdos simbólicos e as práticas culturais da comunidade constituem uma dificuldade para a adaptação dos professores.

De acordo com os PCNEM, a UNESCO propõe quatro saberes que funcionam como pilares da educação nas sociedades contemporâneas. São saberes cuja conquista ultrapassa a mera aquisição de informação, uma vez que abarcam a formação humana e social do indivíduo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes saberes:

    A) Aprender a produzir.

    B) Aprender a conhecer.

    C) Aprender a fazer.

    D) Aprender a viver com os outros.

    E) Aprender a ser.

Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todos educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem com critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos. Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes pontos:

    A) Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.

    B) A proposta da transversalidade traz necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico.

    C) Os temas transversais dividem aleatoriamente toda prática educativa que exceptua relações entre os alunos, entre os professores, entre os professores e alunos e entre alguns grupos específicos da comunidade escolar.

    D) A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores as atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos.

    E) A inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais profundo das questões eleitas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das quatro fases do desenvolvimento da criança:

    A) Sensório-motor; pré-operatório; operatório formal e operatório concreto.

    B) Pré-operatório; sensório-motor; operatório formal e operatório concreto.

    C) Operatório formal; sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

    D) Sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.

    E) Pré-operatório; operatório formal; operatório concreto e sensório-motor.

Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget?

    A) Mecanismo de organização de estruturas cognitivas, que visa levar o indivíduo de uma forma de adaptação à realidade, obrigando o indivíduo a resolver os conflitos cognitivos constantes.

    B) O equilíbrio é o norte que o organismo almeja e sempre conquista graças à acomodação cognitiva.

    C) O processo de equilibração é o ápice da aprendizagem cognitiva, haja visto que são poucos momentos que o indivíduo é colocado em situações de aprendizado.

    D) Mecanismo obtido após anos de interações com relação ao objeto e o seu próprio organismo.

    E) Processo de maturação do organismo através de ações intra pessoal.

De acordo com os PCNEM, a educação física é organizada em três eixos. Quais são os conceitos que são abordados no eixo “Contextualização Sociocultural”?

    A) Cultura; Análise e síntese; Linguagem corporal.

    B) Signo e símbolo; Globalização versus localização; Ginástica.

    C) Cultura; Globalização versus localização; Negociação de sentidos.

    D) Cultura; Interlocução, significação, dialogismo; Signo e símbolo.

    E) Análise e síntese; Correlação, identidade e integração; Negociação de sentidos.

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