Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O __________ no processo de __________e ____________é a ponte de _____________entre o aluno em formação e o meio social no qual está inserido, uma vez que ele vai através de instruções, ____________e ___________ orientar aos seus alunos a viver socialmente.

    A) Professor, formação, orientação, centralidade, conteúdos, métodos

    B) Docente, ensino, aprendizagem, mediação, conteúdos, métodos

    C) Professor, ensino, aprendizagem, centralidade, recursos, métodos

    D) Professor, ensino, aprendizagem, separação, conteúdos, métodos.

    E) Docente, formação, organização, mediação, recursos, técnicas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96, no art. 3º, o ensino será ministrado como base nos seguintes princípios, EXCETO:

    A) Respeito à liberdade e apreço à tolerância

    B) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

    C) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

    D) Atendimento ao educando por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    E) Valorização da experiência extra-escolar.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, essa dimensão do conhecimento “refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal”. Assinale a alternativa que apresenta a “dimensão do conhecimento” vinculada ao trecho em destaque.

    A) Uso e apropriação

    B) Compreensão

    C) Experimentação

    D) Reflexão sobre a ação

    E) Protagonismo Comunitário

Sobre Didática, analise os itens abaixo:

I. A didática estuda o processo de ensino, e nele fazem parte a finalidade e o conteúdo, de modo a criar condições para garantir a aprendizagem significativa dos alunos.

II. A Didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.

III. A Didática não descreve e nem explica os nexos, relações e ligações entre o ensino e a aprendizagem.

IV. A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função da realidade social brasileira.

Estão corretos apenas os itens:

    A) I, II e IV.

    B) I, II e III.

    C) II, III e IV.

    D) II e III.

    E) I, II, III e IV.

Quanto aos objetivos de ensino, conteúdos e métodos, analise as afirmativas abaixo:

I. Objetivos: Explicitam propósitos pedagógicos intencionais e planejados de instrução e educação dos alunos, para participação na vida social.

II. Conteúdos: Constituem a base informativa concreta para alcançar os objetivos e determinar os métodos.

III. Métodos: formam a totalidade dos passos, formas didáticas e meios organizativos do ensino que viabilizam a assimilação dos conteúdos, e assim, o alcance dos objetivos.

IV. Objetivos: Eles explicam objetivos de ensino sem que haja necessidade de um planejamento intencional para orientar os alunos na educação e na participação na vida social.

Quais assertivas estão corretas?

    A) II, III e IV.

    B) I, II e III.

    C) I, III e IV.

    D) II e IV.

    E) III e IV.

Os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico (LIBANÊO, 2013, p. 167). Neste sentido, marque V para verdadeiro e F para falso:

(__) O método de ensino expressa a relação conteúdo-método, no sentido de que tem como base um conteúdo determinado.
(__) Os métodos dependem dos objetivos que se formulam tendo em vista o conhecimento e a transformação da realidade.
(__) Antes de se constituírem em passos, medidas e procedimentos, os métodos de ensino se fundamentam em um método de reflexão e ação sobre a realidade educacional.
(__) Os métodos de ensino são determinados por uma concepção sociopolítica e pedagógica do processo educativo.

A sequência correta é:

    A) F, V, F, V.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, F, F.

    D) V, F, V, F.

    E) V, V, V, V.

De acordo com a classificação da didática, correlacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I
1. Tradicional. 2. Moderna. 3. Fundamental.

COLUNA II
(__) O homem é ajustado ao seu tempo e ao seu momento histórico.
(__) A didática é caracterizada de forma instrumental e bancária.
(__) O aluno é o centro de todo o processo de ensino com a presença de métodos ativos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) 2 - 1 - 3.

    B) 3 - 2 - 1.

    C) 3 - 1 - 2.

    D) 1 - 2 - 3.

    E) 2 - 3 - 1.

A Didática e a formação profissional do professor, segundo Libâneo (2003), trazem duas dimensões da formação do professor para o trabalho didático em sala de aula. Nessa perspectiva, marque V para verdadeiro e F para falso:

(__) A primeira destas dimensões é a teóricocientífica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.

(__) A segunda é a prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.
(__) A primeira destas dimensões é a científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.
(__) A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.

A sequência correta é:

    A) F, V, V, F.

    B) V, F, F, V.

    C) F, F, V, V.

    D) V, F, V, F.

    E) F, V, F, V.

A formação profissional é um processo __________, __________ e ________, de preparação ___________ e ___________ do professor para dirigir competentemente o processo de ensino. Preencha adequadamente as lacunas acima com as respectivas palavras:

    A) Pedagógico, limitado, organizado, técnica, teóricocientífica.

    B) Limitado, planejado, educativo, técnica, teóricocientífica.

    C) Planejado, educativo, orientado, teórico-científica, intencional.

    D) Pedagógico, intencional, organizado, teóricocientífica, técnica.

    E) Técnico, teórico-científica, pedagógico, intencional; organizado.

“A alfabetização não é um estado a qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola e que não termina ao finalizar a escola primária” (FERREIRO 1999, p.47).

Nesta perspectiva, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao processo de alfabetização:

    A) A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura.

    B) O processo de alfabetização acontece a partir das práticas sociais de leitura e escrita.

    C) A alfabetização é um componente do letramento.

    D) A alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar.

    E) O processo de alfabetização acontece de forma contínua, e se desenvolve simultaneamente dentro e fora da sala de aula, em processo interativo, que acontece desde os primeiros contatos da criança com a escrita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...