Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Libâneo (2013), os princípios básicos do ensino fundamentam teoricamente a orientação do trabalho docente. Estes princípios também indicam e orientam a atividade do professor rumo aos objetivos gerais e específicos. Estes princípios básicos de ensino são:

I. Ter caráter comum e sistemático.
II. Ser compreensível e possível de ser assimilado.
III. Assegurar a relação conhecimento-prática. Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem.
IV. Garantir a solidez dos conhecimentos; Levantar vínculos para o trabalho coletivo.

Assinale a alternativa correta:

    A) I, III e IV estão corretas.

    B) I, II e III estão corretas.

    C) I, II, III e IV estão corretas.

    D) I e IV estão corretas.

    E) II, III e IV estão corretas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F):

(__) A tendência predominante na abordagem de conteúdos na pré-escola se assenta no binômio transmissão-incorporação-atitude, considerando a incorporação de conteúdos pelo aluno como a finalidade essencial do ensino.

(__) Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

(__) O projeto educacional expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.

(__) Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

    A) V, V, F, F.

    B) F, V, F, V.

    C) F, V, V, V.

    D) V, F, F, F.

    E) F, F, F, V.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos propostos concretizam as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade. Assim, os objetivos se definem em:

    A) Termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla.

    B)

    Relação interpessoal e inserção social.



    C) Uma formação ampla.

    D) Relação ética e estética.

    E) Aquisição progressiva de códigos de representação.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as problemáticas sociais são integradas na proposta educacional como:

    A) Conteúdos transversais.

    B) Temas geradores.

    C) Temas educativos.

    D) Temas transversais.

    E) Conteúdos interdisciplinares.

Para Perrenoud (2000), o professor deve adotar algumas competências necessárias para ensinar. Com isso, ele elenca competências que devem ser desenvolvidas pelos professores ao longo de sua carreira, quais sejam:

I. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
II. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação.
III. Participar da administração escolar.
IV. Administrar a própria formação.

Estão corretas:

    A) Apenas I e II.

    B) I, II, III e IV.

    C) Apenas II e III.

    D) Apenas I, II e III.

    E) Apenas III e IV.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a alfabetização e o letramento devem ser assegurados:

    A) Da educação infantil ao ensino fundamental II.

    B) Do 1º ao 6º ano do ensino fundamental.

    C) Da pré- escola ao ensino fundamental II.

    D) Exclusivamente até o final do ensino fundamental.

    E) Nos três anos iniciais do ensino fundamental.

Analise as afirmativas a seguir sobre letramento:

I. Letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais.
II. Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.
III. As atividades envolvidas no letramento auxiliam na organização de discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão.
IV. Letramento é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.

Estão corretos apenas os itens:

    A) I e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) I, II, III e IV.

    E) I, II e IV.

O que NÃO é correto afirmar sobre o letramento:

    A) O letramento difere da alfabetização, que é o processo formal de ensinar a ler e a escrever.

    B) O letramento pode levar a mudanças políticas, sociais, econômicas e cognitivas a partir da inserção dos indivíduos nas sociedades tecnológicas.

    C) Letramento não é apenas aprender a ler e escrever, mas também entender o que se ler e escreve, conectando-se ao contexto social e a sua experiência diária.

    D) O letramento é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever.

    E) O letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

De acordo com a pesquisa de Emília Ferreiro podemos identificar os níveis de evolução da escrita como:

    A) Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

    B) Pré-silábico, pós-silábico, silábico-alfabético e alfabético.

    C) Monossilábico, pré-silábico, silábico e alfabético.

    D) Pré-silábico, monossilábico, silábico-alfabético e alfabético.

    E) Pré-silábico, silábico, monossilábico e alfabético.

De acordo com os marcos legais sobre a educação inclusiva, o documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em 1994, trata dos Princípios, Política e Prática em Educação Especial. Este documento é conhecido como:

    A) Declaração de Salamanca.

    B) Convenção da Guatemala.

    C) Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    D) Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

    E) Organização das Nações Unidas – ONU.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...