Questões de Pedagogia do ano 2020

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A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. Lei Federal nº 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB).


De acordo com a LDB, é INCORRETO afirmar que a prática de Educação Física é facultativa ao aluno:

    A) Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

    B) Maior de trinta e cinco anos de idade.

    C) Estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

    D) Amparado pelo amparado pelo Decreto-Lei n° 1.044, de 21 de outubro de 1969.

    E) Que tenha prole.

Sobre a Proposta Pedagógica, assinale a alternativa CORRETA.

    A) A proposta pedagógica da escola está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e tem como objetivo principal garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere exclusivamente a questões pedagógicas.

    B) Na prática, trata-se de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.

    C) Geralmente se distancia de uma linha educacional descrita em determinada teoria pedagógica, porque cada uma das linhas possui seus próprios valores, dificuldades, vantagens e desvantagens.

    D) Independentemente da teoria que sirva como base para a estruturação de uma proposta pedagógica, a garantia de sua real efetividade é a participação e contribuição de apenas alguns segmentos da comunidade escolar.

    E) É dispensável que a proposta pedagógica esteja em constante revisão, realinhamento e replanejamento, pois o essencial é esse documento ser revisto só ao final de cada ano.

[...] não é processo simples de curtíssimo prazo, mas também não é processo tão complexo ou irrealizável, de prazo interminável. Isso significa que este se constituirá numa ação, numa prática a ser construída na escola. Ela acontecerá, por exemplo, associada à elaboração do projeto político-pedagógico da escola e à implantação de conselhos de escola que efetivamente influenciem na gestão escolar como um todo e de medidas que garantam a autonomia administrativa, pedagógica e financeira da escola, sem eximir o estado de suas obrigações com o ensino público. (Disponível em:Salto para o Futuro: Construindo a escola cidadã, projeto político-pedagógico, 1998, p. 72).


A definição apresentada acima se refere à:

    A) Aprendizagem significativa.

    B) Interdisciplinaridade.

    C) Gestão democrática.

    D) Transdisciplinaridade.

    E) Proposta curricular.

Analise os itens e complete as lacunas abaixo:


I. A .......... diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

II. A .......... questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles — questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas.

III. A .......... promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos. Por essa mesma via, abre espaço para a inclusão de saberes extraescolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.


Assinale a alternativa que completa, de forma CORRETA, as lacunas dos itens respectivamente.

    A) Transdisciplinaridade – interdisciplinaridade – interdisciplinaridade.

    B) Transversalidade – interdisciplinaridade – transversalidade.

    C) Transdisciplinaridade – transversalidade – interdisciplinaridade.

    D) Transversalidade – transdisciplinaridade – transversalidade.

    E) Interdisciplinaridade – transversalidade – transdisciplinaridade.

É uma atividade em que o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre as pistas linguísticas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos. [...] é particularmente importante que os alunos envolvidos na atividade possam explicitar para os seus parceiros os procedimentos que utilizam para atribuir sentido ao texto: como e por quais pistas linguísticas lhes foi possível realizar tais ou quais inferências, antecipar determinados acontecimentos, validar antecipações feitas, etc.


O fragmento de texto apresenta a proposta de leitura, denominada como:

    A) Atividades sequenciadas de leitura.

    B) Atividades permanentes de leitura.

    C) Leitura diária.

    D) Leitura colaborativa.

    E) Projetos de leitura.

Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos.


Assinale a alternativa que FAZ referência ao método alfabético ou soletração.

    A) Um dos riscos é que, na nossa língua, as relações entre letras e sons variam muito. Uma mesma letra pode representar diferentes sons e viceversa. O sistema de escrita é uma representação complexa, e a abordagem fônica, sozinha, pode não dar conta dela.

    B) Considera a sílaba a unidade linguística fundamental, já que, na prática, só se pode pronunciar a consoante juntamente com a vogal. Começa-se pelas sílabas formadas por uma consoante e uma vogal, até chegar às mais complexas.

    C) Apresenta-se um grupo de palavras que os alunos tentam reconhecer pelas características gráficas. São propostas atividades de memorização de palavras, às vezes associadas a imagens, exercícios de movimento de escrita e outros.

    D) Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. Começa sempre dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes. Por fim, formam-se as sílabas e as palavras.

    E) É considerado o mais antigo dos métodos. A proposta é que o indivíduo aprenda os nomes das letras, reconheça-as fora da ordem alfabética e, por fim, tente redescobri-las em palavras ou textos.

Assinale a alternativa que está DE ACORDO com a concepção interacionista da linguagem.

    A) A norma culta é vista como uma variante, uma possibilidade a mais de uso e não exclusivamente como o único uso linguisticamente correto e a única linguagem representante de uma cultura.

    B) O texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código, já que o texto, uma vez codificado, é totalmente explícito.

    C) O decodificador assume, também, nessa concepção, um papel passivo, uma vez que a informação deve ser recebida tal qual havia na mente do emissor.

    D) Defende que quem fala ou escreve bem, seguindo e dominando as normas que compõem a gramática da língua, é um indivíduo que organiza logicamente o seu pensamento.

    E) O texto é visto como um produto – lógico – do pensamento do autor, nada mais cabendo ao leitor/ouvinte senão captar essa representação mental, juntamente com as intenções (psicológicas) do produtor.

De acordo com os estágios do desenvolvimento por Jean Piaget, julgue os itens com VERDADEIRO (V) ou FALSO(F).


( ) Pré-Operacional - Desenvolvimento da linguagem, com três consequências para a vida mental: a) socialização da ação, com trocas entre os indivíduos; b) desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal: finalismo (porquês), animismo e artificialismo; c) desenvolvimento da intuição.

( ) Sensório-motor - Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática.

( ) Das operações concretas - Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratos, para formar e entender conceitos abstratos, como os conceitos de amor, justiça, democracia. O indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses.

( ) Das operações formais - Desenvolvimento do pensamento lógico; compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F, F.

    B) V, F, V, F.

    C) V, V, F, F.

    D) F, F, V, V.

    E) F, V, F, V.

O conhecimento de Matemática no Saeb deve ser demonstrado por meio da resolução de problemas e são consideradas capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos. Os conhecimentos e as competências matemáticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Matemática.(Disponível em: http://provabrasil.ine.gov.br)


São descritores do tópico/tema denominado Grandeza e Medidas do 5º ano do ensino fundamental, EXCETO:

    A) Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

    B) Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

    C)

    Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/ cm/mm, kg/g/mg, l/ml.



    D) Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

    E) Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

“Há uma infinidade de textos e, eles surgem da real necessidade de interação entre os indivíduos a partir do uso efetivo da língua. Assim, à medida que os indivíduos, numa determinada sociedade, participam de um conjunto maior de atividades ou compartilham de um número maior de experiências em diferentes âmbitos, o seu repertório de gêneros aumenta e se diversifica. A Internet, por exemplo, possibilitou novas formas de interações discursivas e, consequentemente, o aparecimento de novos gêneros, como o e-mail


Sobre os gêneros textuais, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Os gêneros textuais secundários desenvolvem-se na comunicação discursiva imediata, no âmbito da ideologia do cotidiano; são exemplos de gêneros primários: a conversa familiar, o relato do dia-a-dia.

    B) Os gêneros textuais são um fenômeno histórico, ligados à vida cultural e social do indivíduo. Sendo formas textuais escritas ou orais bastantes cristalizadas, fixas e imutáveis.

    C) Os gêneros textuais primários desenvolvem-se na comunicação cultural mais complexa e sistematizada, no âmbito dos sistemas ideológicos constituídos, ou seja, na esfera científica, religiosa, artística, etc. São exemplos de gêneros secundários: o romance, uma tese, um editorial, etc.

    D) Uma palestra, ainda que realizada oralmente, é um gênero secundário, pois se vincula a uma esfera da comunicação do âmbito das ideologias formalizadas e sistematizadas.

    E) Um bilhete é um gênero secundário, uma vez que emerge no âmbito da comunicação escrita sistematizada.

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