Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho com diversos textos na sala de aula, sejam eles histórias em quadrinhos, notícias, poemas, charge, contos de fadas e etc., se constitui em uma possibilidade de ampliar o repertório dos estudantes. Os diversos gêneros textuais podem favorecer o enfoque das duas facetas da aprendizagem: a alfabetização e o letramento.


Sobre o trabalho de leitura e escrita com a diversidade de textos na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Quando se apresenta um texto aos alunos, é importante ressaltar quem é o autor, as intenções com que foi produzido tal texto, o assunto de que trata, o título e o gênero a que pertence.

    B) Sendo a produção de textos questão unicamente da área de linguagem, o trabalho com os gêneros textuais é indispensável nas aulas de Língua Portuguesa para demonstrar que a escrita e a fala não se relacionam.

    C) Trabalhar com textos reais aproxima os alunos da realidade que os cercam e, trabalhar com a diversidade de gêneros permite que eles se apropriem de textos que circulam na sociedade em que vivem para conhecer e entender sua função social.

    D) O estudante precisa ver um sentido naquilo que escreve. Por isso, as práticas de produção textual precisam ser significativas para que o aprendiz se sinta estimulado em escrever.

    E) Se ler é atribuir significado, é essencial o trabalho de leitura sobre textos contextualizados em situações em que a leitura seja funcional, pois só se pode aprender a ler, lendo.

A alfabetização, na perspectiva do letramento, inclui uma segunda dimensão, a da inserção do aprendiz nas práticas de leitura e escrita. Tal dimensão pode garantir que as crianças, os jovens e os adultos do campo consigam fazer uso real da leitura e da escrita, em seu cotidiano,nas diferentes situações políticas e sociais.


São corretas as afirmações, EXCETO:

    A) No decorrer do processo de alfabetização, é imprescindível que as crianças entrem em contato, manipulem, utilizem e criem diferentes textos, que circulam em sua comunidade.

    B) Ensinar a ler e escrever configura-se como um vasto dilema que ultrapassa amplamente a alfabetização em sentido estrito.

    C) É possível, sim, aprender a escrever e ler por meio de brincadeiras, por meio de reflexão, por meio de um trabalho solidário.

    D) O letramento auxilia a inserção do aluno no mundo da escrita e, fora da escola, tem objetivos sociais relevantes para aqueles que participam do processo.

    E) A escrita é um produto escolar, por isso o letramento ocorre somente no âmbito escolar e visa o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.

A palavra “letramento” é versão para o português da palavra da língua inglesa “literacy”, que pode ser traduzida como a condição ou estado que assume aquele que aprende a ler e escrever.


Sobre a concepção de letramento, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Um indivíduo letrado é incapaz de envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita.

    B) É importante destacar que letramento é um método.

    C) A alfabetização inicia-se muito antes do letramento.

    D) Um indivíduo pode ser letrado, mas não alfabetizado. Essa pessoa é analfabeta, mas é, de certa forma, letrada, ou tem um certo nível de letramento.

    E) Ser alfabetizado é condição essencial para ser letrado.

Segundo a BNCC, as habilidades indicadas para o 3º ano do Ensino Fundamental no componente curricular Matemática, na unidade temática estatística e probabilidade, compreende:

    A) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

    B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

    C) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

    D) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

    E) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

Segundo a BNCC, o componente curricular Língua Portuguesa de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental indica para as práticas de Leitura/escuta o seguinte objeto do conhecimento em todos os campos de atuação:

    A) Planejamento de texto.

    B) Revisão de textos.

    C) Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

    D) Edição de textos.

    E) Utilização de tecnologia digital.

Para aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão sendo propostas na BNCC organizadas em dois blocos (1º e 2º anos; 3º ao 5º ano). (Disponível em:BNCC, 2017, p. 222)


São unidades temáticas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental, EXCETO:

    A) Brincadeiras e jogos.

    B) Esportes.

    C) Ginásticas.

    D) Práticas corporais de aventura.

    E) Lutas.

Na Base Nacional Curricular Comum – BNCC do Ensino Fundamental, a organização das práticas de linguagem (leitura de textos, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica) por campos de atuação aponta para a importância da contextualização do conhecimento escolar, para a ideia de que essas práticas derivam de situações da vida social e, ao mesmo tempo, precisam ser situadas em contextos significativos para os estudantes.

(Disponível em: BNCC, 2017, p. 82)


Assinale a alternativa que apresenta o campo de atuação indicado pela BNCC apenas para os anos iniciais do Ensino Fundamental no componente curricular Língua Portuguesa.

    A) Campo artístico-literário.

    B) Campo das práticas de estudo e pesquisa.

    C) Campo da vida cotidiana.

    D) Campo jornalístico-midiático.

    E) Campo de atuação na vida pública.

O Saeb utiliza testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos dos respectivos anos avaliados e questionários (Impressos e Eletrônicos), a serem aplicados aos alunos, professores, diretores, secretários estaduais e municipais de Educação que coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes. (Disponível em: Cartilha SAEB 2019)


Nos questionários impressos, os professores NÃO responderão sobre:

    A) Informações pessoais e profissionais; Concepções.

    B) Hábitos culturais; condições de trabalho.

    C) Formação profissional.

    D) Clima escolar; práticas pedagógicas.

    E) Gestão e participação; condições de atendimento ao público-alvo da educação especial.

A respeito das formas para a organização curricular, segundo a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A transversalidade refere-se à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, e a interdisciplinaridade, à dimensão didático-pedagógica.

    B) O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não-formais.

    C) Na organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.

    D) A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

    E) A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

De acordo com o art. 30 da Lei nº 11.494/2007, que trata do acompanhamento, controle social, comprovação e fiscalização dos recursos doFUNDEB, assinale a alternativa que NÃO CONDIZ com a atuação do Ministério da Educação:

    A) No apoio técnico relacionado aos procedimentos e critérios de aplicação dos recursos dos Fundos, junto aos Estados, Distrito Federal e Municípios e às instâncias responsáveis pelo acompanhamento, fiscalização e controle interno e externo.

    B) Na capacitação dos membros dos conselhos.

    C) Na realização de estudos técnicos com vistas a definição do valor referencial anual por aluno que assegure padrão mínimo de qualidade do ensino.

    D) No monitoramento da aplicação dos recursos dos Fundos, por meio de sistema de informações orçamentárias e financeiras e de cooperação com os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

    E) Na realização de avaliações dos resultados da aplicação desta Lei, com vistas a coibição de medidas operacionais e de natureza políticoeducacional corretivas, devendo a primeira dessas medidas se realizar em até 5 anos após a implantação do Fundo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...