Questões de Pedagogia do ano 2020

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Segundo a Lei 11.494/2007, art.7º, a parcela de complementação da União, a ser fixada anualmente pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade, limitada a até 10% (dez por cento) de seu valor anual, poderá ser distribuída para os Fundos por meio de programas direcionados para a melhoria da qualidade da educação básica, na forma do regulamento.


Para a distribuição da parcela de recursos da complementação a que se refere aos Fundos de âmbito estadual beneficiários da complementação nos termos do art. 4º da referida da Lei, levar-se-á em consideração, EXCETO:

    A) A apresentação de projetos em regime de colaboração por Estado e respectivos Municípios ou por consórcios municipais.

    B) A elaboração do regimento interno da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade.

    C) O desempenho do sistema de ensino no que se refere ao esforço de habilitação dos professores e aprendizagem dos educandos e melhoria do fluxo escolar;

    D) O esforço fiscal dos entes federados.

    E) A vigência de plano estadual ou municipal de educação aprovado por lei.

De acordo com a BNCC, a respeito das unidades temáticas do componente curricular de História – 2º ano do Ensino Fundamental, julgue os itens como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).


( ) A comunidade e seus registros.

( ) Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

( ) Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.

( ) As formas de registrar as experiências da comunidade.

( ) O trabalho e a sustentabilidade na comunidade.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, V, F, F.

    B) V, F, F, V, V.

    C) V, V, F, F, V.

    D) V, V, V, F, F.

    E) F, F, V, F, V.

Sobre as habilidades indicadas pela BNCC para o componente curricular Ciências – 4º ano do Ensino Fundamental na unidade temática vida e evolução, julgue os itens como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).


( ) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

( ) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

( ) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

( ) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F, F.

    B) V, F, V, F.

    C) V, V, F, F.

    D) F, F, V, V.

    E) F, V, F, V.

De acordo com a LDB, art. 59, sobre o que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

    B) Professores com especialização adequada exclusivamente em nível médio, para atendimento especializado, bem como professores no ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

    C) Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.

    D) Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

    E) Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. (Lei Federal nº 9.394/96 - Das Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB)


Sobre a Educação de Jovens e Adultos preconizada na LDB, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

    B) A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.

    C) Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    D) Os exames supletivos realizar-se-ão: no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezesseis anos e no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezessete anos.

    E) Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, Art. 29).


Sobre as orientações fundamentais que devem ser observadas pelos sistemas de ensino na organização da Educação Especial, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A oferta do Atendimento Educacional Especializado-AEE.

    B) A formação de professores para o AEE e para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas.

    C) O pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes exclusivamente no Atendimento Educacional Especializado.

    D) A participação da comunidade escolar.

    E) A acessibilidade arquitetônica, nas comunicações e informações, nos mobiliários e equipamentos e nos transportes e a articulação das políticas públicas intersetoriais.

De acordo com a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, os cursos de EJA, preferencialmente tendo a Educação Profissional articulada com a Educação Básica, devem pautar-se pela flexibilidade, tanto de currículo quanto de tempo e espaço, para que NÃO seja:

    A) Mantida e continuada a simetria com o ensino regular para crianças e adolescentes, de modo a permitir percursos comuns e conteúdos significativos para os estudantes.

    B) Valorizada a realização de atividades e vivências socializadoras, culturais, recreativas e esportivas, geradoras de enriquecimento do percurso formativo dos estudantes.

    C) Desenvolvida a agregação de competências para o trabalho.

    D) Promovida a motivação e a orientação permanente dos estudantes, visando maior participação nas aulas e seu melhor aproveitamento e desempenho.

    E) Realizada, sistematicamente, a formação continuada, destinada, especificamente, aos educadores de jovens e adultos.

Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, Art. 24).


Assinale a alternativa INCORRETA sobre os propósitos do Ensino Fundamental.

    A) Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

    B) Foco central na alfabetização, ao longo dos 3 (três) primeiros anos.

    C) Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

    D) Compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.

    E) Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira, é coordenado pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos - e realizado de forma descentralizada, por meio de uma colaboração entre a União, os estados e os municípios. (http://portal.inep.gov.br/censo-escolar)


De acordo com a Portaria MEC nº 316, de 4 de abril de 2007, julgue os itens como verdadeiro (V) ou falso(F), no que se refere às atribuições do Inep:


( ) Definir e disponibilizar para os demais atores o cronograma anual de atividades, os instrumentos e os meios necessários à execução do Censo; estabelecer mecanismos de controle de qualidade da informação.

( ) Avaliar e acompanhar todas as etapas do processo censitário, a fim de garantir o alcance de seus objetivos e o aperfeiçoamento constante.

( ) Treinar os agentes que coordenarão o processo censitário nas respectivas escolas vinculadas.

( ) Zelar pelo cumprimento dos prazos e normas estabelecidas, bem como responsabilizar-se solidariamente pela veracidade dos dados declarados nos seus respectivos sistemas de ensino.

( ) Responder ao Censo Escolar da Educação Básica, no Sistema Educacenso, responsabilizando-se pela veracidade das informações declaradas.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, V, F, F.

    B) V, V, F, F, F

    C) V, F, F, F, V.

    D) V, F, V, V, F.

    E) F, F, V, F, V.

Planejamento de Ensino – é o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33).
Assinale a opção CORRETA.

    A) O Planejamento de Ensino é desenvolvido, basicamente, a partir da ação do coordenador pedagógico e compete a ele definir os objetivos a serem alcançados, desde o programa de trabalho do docente até eventuais e necessárias mudanças.

    B) No planejamento de ensino, o docente deve, sem conhecer o aluno e seu ambiente, definir objetivos, conteúdo, estratégias de ensino e avaliação e depois redirecionar as ações propostas se necessário, pois a característica de um bom planejamento é a flexibilidade.

    C) O Planejamento de Ensino deve prever objetivos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais; conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos, no sentido determinado pelos objetivos; procedimentos e recursos de ensino que orientam e promovem as atividades de aprendizagem.

    D) O Planejamento de Ensino deve prever procedimentos de avaliação, que embora não cumpram a função pedagógico-didática de diagnóstico e de controle, possibilitam a verificação e a apreciação quantitativa dos objetivos propostos.

    E) O resultado do planejamento de ensino é o plano de aula, sendo que este resulta, por fim, em plano de ensino, onde o professor vai especificar as realizações diárias para a concretização dos planos anteriores.

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