Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A dimensão política e a dimensão gnosiológica são características identificadoras da concepção e proposição didático-pedagógico-educacional de:

    A) Ferreiro.

    B) Freire.

    C) Piaget.

    D) Wallon.

Na perspectiva Vigotskiana, o processo de aquisição da oralidade ocorre, através do(a):

    A) Simples memorização de palavras repetidas.

    B) Ambiente rico em possibilidades e interações.

    C) Musicalização de objetos coloridos.

    D) Exercício contínuo da repetição de palavras.

Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “currículo organizado e articulado” a seguinte característica pedagógica:

    A) O diretor e os professores tomam decisões conjuntas relativas ao horário escolar, aos livros-texto e demais recursos utilizados.

    B) O Currículo Escolar é discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do Colegiado ou Conselho.

    C) Os professores sabem qual o conteúdo a ser trabalhado em cada série ou ciclo e em cada disciplina.

    D) Os processos críticos da escola são gerenciados com auxílio de indicadores de desempenho com vistas à realização de melhorias.

Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


? Fazer uso da tecnologia na educação tem sido considerado por muitos educadores uma necessidade inadiável. No entanto, é preciso se dar conta de que a forma como esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara e, nem sempre atinge a aprendizagem dos alunos.

POR ISSO:

? Simplesmente usar ferramentas tecnológicas na escola, como fim em si mesmas, não é o objetivo central dos processos educacionais.

    A) As duas são proposições verdadeiras.

    B) A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.

    C) A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.

    D) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

De acordo com suas experiências com crianças, Ferreiro (1999, p.44-7), esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial. Entre as propostas de Ferreiro, não se inclui:

    A) Desde o início (inclusive na pré-escola) se aceita que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.

    B) Permite-se e estimula-se que a criança tenha interação com a língua escrita, nos mais variados contextos.

    C) Permite-se o acesso o quanto antes possível à escrita do nome próprio.

    D) Se supervaloriza a criança, supondo que de imediato compreenderá a relação entre a escrita e a linguagem.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:

    A) Identificar algumas relações dos protozoários com alguns seres vivos.

    B) Conhecer a doença de Chagas.

    C) Associar o movimento de rotação da Terra à formação dos dias e das noites.

    D) Reconhecer que o despejo de resíduos causa diversos problemas, como o entupimento de bueiros.

Numa avaliação de aprendizagem de Matemática cujo tema é “números e operações álgebra e funções”, podemos corretamente relacionar esse tema do ensino fundamental ao seguinte descritor:

    A) Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

    B) Descrever o ciclo da água.

    C) Representar pensamentos e/ou leituras de mundo, de forma não verbal, por meio de elementos estruturais das artes visuais.

    D) Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

Segundo Menezes (2003, p. 3), os jogos digitais normalmente possuem desafios a serem vencidos através de um conjunto de regras e situações dinâmicas que vão sendo apresentadas ao jogador. A atividade de jogar é exercida de maneira voluntária e na maioria das vezes proporciona:

    A) Um ambiente lúdico, permitindo que o usuário brinque como se fizesse parte do próprio jogo.

    B) O domínio dos controles remotos de todos os aparelhos com compreensão e coordenação inigualável.

    C) A pedagogia e transformação direta pela formação e a transformação cultural das últimas gerações.

    D) O aprendizado e direciona a capacidade de detenção do que foi ensinado, exercitando as funções mentais e intelectuais da criança.

A avaliação que somente classifica, transforma a prática educacional em:

    A) Necessidade de aprender.

    B) Fragmentos de trabalho.

    C) Conhecimento maior.

    D) Rearranjo educacional.

Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque:

    A) O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social.

    B) Muitos professores ainda definem erroneamente o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica.

    C) A língua escrita adquire seu caráter de objeto social.

    D) De alguma forma os seus esforços foram colocados nos papéis para representar algo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...