Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Proposto pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, o letramento matemático, contempla, EXCETO:

    A) A reflexão e não apenas memorização de fórmulas ou conceitos.

    B) O incentivo aos alunos para trazer os problemas para a vida real.

    C) A aplicação e conservação de fórmulas invariáveis e determinantes.

    D) O desenvolvimento das competências de raciocínio, comunicação e argumentação.

É importante que o aspecto lúdico acompanhe as atividades escolares de alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. E nesse sentido, considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:


DESCRIÇÃO:

JOGO DA FORCA E CX EM CARTONADO

Composição / Material: Plástico e Cartonado

Dimensões do produto: 35x22x5 cm

Dimensões do produto com embalagem: 37x24x7 cm

Peso aproximado do produto: 340g

Faixa etária: A partir de 6 anos


E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

    A) Estimular a criatividade, concentração, sociabilidade e agilidade.

    B) Trabalhar noção de classe, ordem e efetuar operações.

    C) Aprender números, unidades, cores, operações matemáticas simples e desenvolver a coordenação motora.

    D) Desenvolver somente a oralidade do aluno.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os conteúdos do Ensino Fundamental, são organizados em:

    A) Ciclos de formação.

    B) Campos de experiências.

    C) Unidades temáticas.

    D) Eixos estruturantes.

A educação para Freire, segundo afirma Zitkoski (2006, 28), “[...] deve ser trabalhada, intencionalmente, para humanizar o mundo por meio de:

    A) Uma formação cultural e da práxis transformadora de todos os cidadãos sujeitos da sua história.

    B) Participantes do processo educacional marcado e guiado por esse tipo de educação.

    C) De exercício de educar que oprime, aliena, desumaniza os seres humanos, participantes do processo educacional.

    D) Outra possibilidade, que consiste em Ser-Menos.

Ferreiro e Teberosky (1999) afirmam que os alunos passam por um processo evolutivo na aquisição do conhecimento sobre leitura e escrita. Em relação a aquisição da escrita, segundo as autoras, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.


1ª COLUNA:

1. Escrita pré-silábica.

2. Escrita silábica.

3. Escrita silábico-alfabética.

4. Escrita alfabética.


2ª COLUNA:

? Os grafismos da criança estão mais próximos às representações de letras, preocupação na quantidade e variedade mínima de grafismos para escrever.

? Cada um dos caracteres da escrita da criança corresponde a valores sonoros menores que a sílaba.

? Há correspondência entre signos/sinais gráficos e sonoros, utilizando um signo gráfico para representar uma sílaba.

? Reprodução de traços típicos da escrita pela criança, com dificuldade de distinção entre escrita e desenho.

? Momento de transição, onde a criança, reconhece a exigência mínima de caracteres, ou mesmo o valor fonético para diferentes letras.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

    A) 3- 2- 1- 4 - 3.

    B) 2- 4 -3- 1- 3.

    C) 2- 3- 1- 2- 3.

    D) 2- 3- 4- 1- 4.

O jogo e as atividades lúdicas devem ser utilizados como recursos pedagógicos com real importância no cotidiano escolar. Na teoria de Piaget, com o aparecimento do jogo simbólico a criança, EXCETO:

    A) Extrapola a satisfação da manipulação.

    B) Apropria a realidade externa ao seu eu.

    C) Assimila a realidade através do faz-de-conta.

    D) Aprende com as regras e os parceiros.

O computador se constitui numa ferramenta poderosa, que pode e deve ter todas as suas potencialidades utilizadas com propósitos educacionais, proporcionando ao professor a possibilidade de enriquecer sua prática pedagógica com recursos multimídias, tais como os jogos educacionais e outros materiais que possibilitem ao aluno aprender de forma prazerosa, cativante, divertida e motivadora. Neste sentido, os jogos digitais educacionais podem ser elementos __________________, capazes de contribuir para o processo de resgate do interesse do aprendiz, na tentativa de melhorar os vínculos afetivos com a situação de aprendizagem.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

    A) Esmorecedor.

    B) Desalentador.

    C) Catalizador.

    D) Prostrador.

Sobre a Psicologia Genética e Educação, de acordo com Piaget, considere a alternativa INCORRETA:

    A) A Psicologia de Piaget foi elaborada tendo em vista a construção de sua Epistemologia. O termo Genético, que adjetiva tanto sua Psicologia quanto sua Epistemologia, não diz respeito à transmissão de caracteres hereditários, conotação que possui no campo biológico. Genético, aqui, refere-se ao modo de abordagem do objeto de estudo, desde seu estado elementar – sua origem, sua gênese – até seu estágio mais adiantado, acompanhando cada uma das sucessivas etapas desse percurso.

    B) Os métodos piagetianos de investigação diferem daqueles que eram – e ainda são – usualmente empregados por outras correntes de pesquisadores. Ao invés de medir a capacidade intelectual das crianças por meio de testes padronizados, muito comuns na Psicologia, Piaget recorreu a um procedimento que ficou conhecido como abordagem clínica; uma entrevista livre em que o pesquisador busca averiguar os fundamentos e processos relativos à capacidade cognitiva de seus sujeitos experimentais.

    C) Piaget considerou que o processo de conhecer tem início com o desequilíbrio estabelecido entre Sujeito e Objeto, porém suas pesquisas não contemplaram os fatores motivacionais, de natureza emocional e afetiva, ali envolvidos. Isto não significa que Piaget os tivesse negado, apenas que, como epistemólogo, concentrou sua atenção nos momentos seguintes do processo.

    D) Quando falamos em método piagetiano, estamos nos referindo a uma estratégia de trabalho pedagógico e não a uma abordagem de pesquisa. Se quisermos buscar alguma analogia nesse terreno, entretanto, não será difícil perceber que os procedimentos da pesquisa piagetiana inspiram atitudes em sala de aula bastante condizentes daquelas aprovadas por uma pedagogia tecnicista, voltada para a mensuração de resultados.

A teoria psicogenética de Wallon, baseada na premissa de que a criança deve ser entendida de uma forma holística, contempla:


I. Os níveis biológicos e socioculturais, a afetividade e a cognição.

II. O uso determinante da divisão mente/corpo para a aprendizagem.

III. Os campos funcionais, a emoção, o ato motor, e a inteligência.

IV. O autoritarismo do professor como alicerce das relações pedagógicas.


Estão CORRETAS apenas:

    A) I e III.

    B) I, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) II e III.

Exercícios lúdicos que desenvolvam a psicomotricidade permitem que o professor desenvolva e promova aspectos importantes na qualidade do aprendizado do aluno por diversos motivos, EXCETO:

    A) Através de atividades de recreação o aluno poderá desenvolver sua capacidade de equilíbrio e coordenação motora, tão quanto sua lateralidade de uma forma despretensiosa e divertida.

    B) As atividades exercidas dessa maneira desenvolvem aspectos motores e físicos impedindo avanços de problemas neurológicos, assim como problemas de coordenação, mas não são suficientes como ferramentas para o desenvolvimento cognitivo da criança.

    C) Contribuem para o desenvolvimento global e total da criança como individuo, aumentando sua autoexpressão, cognição, energia, afetividade e equilíbrio, seja em tarefas individuais, quanto coletivas.

    D) Possibilitam meios eficazes de desenvolvimento de atividades em sala de aula que permitam alcançarmúltiplos objetivos através de tarefas e exercícios eficientes e que exijam uma interação coletiva na maiorparte das vezes, aumentando o desenvolvimento interpessoal dos alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...