Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É importante que o aspecto lúdico acompanhe as atividades escolares de alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. E nesse sentido, considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:
DESCRIÇÃO:
JOGO DA FORCA E CX EM CARTONADO
Composição / Material: Plástico e Cartonado
Dimensões do produto: 35x22x5 cm
Dimensões do produto com embalagem: 37x24x7 cm
Peso aproximado do produto: 340g
Faixa etária: A partir de 6 anos
E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Ferreiro e Teberosky (1999) afirmam que os alunos passam por um processo evolutivo na aquisição do conhecimento sobre leitura e escrita. Em relação a aquisição da escrita, segundo as autoras, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
1ª COLUNA:
1. Escrita pré-silábica.
2. Escrita silábica.
3. Escrita silábico-alfabética.
4. Escrita alfabética.
2ª COLUNA:
? Os grafismos da criança estão mais próximos às representações de letras, preocupação na quantidade e variedade mínima de grafismos para escrever.
? Cada um dos caracteres da escrita da criança corresponde a valores sonoros menores que a sílaba.
? Há correspondência entre signos/sinais gráficos e sonoros, utilizando um signo gráfico para representar uma sílaba.
? Reprodução de traços típicos da escrita pela criança, com dificuldade de distinção entre escrita e desenho.
? Momento de transição, onde a criança, reconhece a exigência mínima de caracteres, ou mesmo o valor fonético para diferentes letras.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
O computador se constitui numa ferramenta poderosa, que pode e deve ter todas as suas potencialidades utilizadas com propósitos educacionais, proporcionando ao professor a possibilidade de enriquecer sua prática pedagógica com recursos multimídias, tais como os jogos educacionais e outros materiais que possibilitem ao aluno aprender de forma prazerosa, cativante, divertida e motivadora. Neste sentido, os jogos digitais educacionais podem ser elementos __________________, capazes de contribuir para o processo de resgate do interesse do aprendiz, na tentativa de melhorar os vínculos afetivos com a situação de aprendizagem.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
A teoria psicogenética de Wallon, baseada na premissa de que a criança deve ser entendida de uma forma holística, contempla:
I. Os níveis biológicos e socioculturais, a afetividade e a cognição.
II. O uso determinante da divisão mente/corpo para a aprendizagem.
III. Os campos funcionais, a emoção, o ato motor, e a inteligência.
IV. O autoritarismo do professor como alicerce das relações pedagógicas.
Estão CORRETAS apenas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...