Questões de Pedagogia do ano 2020

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O plano de aula é a modalidade de planejamento que mais dialoga com o currículo real da sala de aula. É o organizador do trabalho pedagógico do professor e deve contemplar:


I. As habilidades e os objetos de conhecimento que se relacionam com os conteúdos escolares.

II. As áreas do conhecimento que serão trabalhadas e as atividades pedagógicas que favorecem o processo de aprendizado.

III. As atividades relacionadas aos conteúdos que desenvolverão as habilidades necessárias para que ocorra a aprendizagem.

IV. Os objetivos gerais e específicos e não as competências gerais e as competências específicas que se relacionam com a proposta da aula.


Estão CORRETAS apenas:

    A) I, III e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) I, II, III e IV.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, atualizada, o ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, tem como objetivo:

    A) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

    B) A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

    C) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo.

    D) A integração dos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


______________ é procedimento legal de reconhecimento de estudos realizados, de forma integral ou parcial, no estrangeiro, e que confere ao estudante o mesmo nível de ensino equivalente aos do Sistema de Ensino Brasileiro.

    A) Adaptação curricular.

    B) Equivalência de estudos.

    C) Certidão educacional.

    D) Verificação de rendimentos.

Com relação ao Histórico do Ensino Fundamental, considere a alternativa INCORRETA:

    A) Registrar as disciplinas sem abreviações, em ordem alfabética, conforme a Matriz Curricular.

    B) Transcrever os estudos, respeitando a Organização Curricular da escola de origem.

    C) O registro de ciclos no Histórico Escolar do Ensino Fundamental de 09 anos deverá obedecer à Proposta Pedagógica e ao Regimento Escolar.

    D) Registrar a data de expedição atual, no verso do Histórico Escolar e no anverso do Certificado.

É importante que a comunidade escolar possa “articular ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem”. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:

    A) Cabe exclusivamente ao grupo discente.

    B) Constitui prerrogativa exclusiva da Secretaria Municipal de Educação.

    C) Compete ao Conselho Escolar.

    D) Compete apenas ao Gestor Escolar.

Acerca do sistema educacional brasileiro, levando em conta o arcabouço legal, doutrinas pedagógicas e diretrizes de ensino, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A LDBEN prevê a avaliação do aluno pelo professor, assim como a avaliação do sistema educacional como um todo.

    B) Cabe à União, a organização do sistema educacional federal e dos territórios; aos Estados, a atuação prioritariamente nos ensinos fundamental e médio e aos Municípios, no ensino fundamental e na educação infantil.

    C) A gestão democrática do ensino público e privado e a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais são princípios do ensino brasileiro.

    D) O ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas as normas gerais da educação nacional e ocorra autorização e avaliação pelo poder público.

Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “normas e regulamentos escolares” a seguinte característica pedagógica:

    A) A escola tem autonomia para decidir sobre horários escolares, metodologias adotadas, equipamentos e materiais necessários.

    B) A escola dispõe de critérios e instrumentos para determinar a eficácia escolar.

    C) O código de conduta é amplamente divulgado e é conhecido por alunos, professores e pais.

    D) A escola estabelece metas de excelência.

A avaliação serve para, dentre outros objetivos, perceber o nível de aprendizado dos alunos. Porém, não necessariamente, deve classificar os sujeitos em uma visão competitiva. Sendo assim, diversas são as formas de avaliar e diversos são resultados obtidos. Se uma avaliação diagnóstica for aplicada, ela visa:

    A) Definir a atribuição de notas a cada estudante.

    B) Classificar os estudantes do grupo.

    C) Ajudar a localizar problemas de aprendizagem.

    D) Verificar o que realmente o estudante aprendeu no final do ciclo.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo.


Na Pedagogia _________________a atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos; poder-se-ia falar de um ensino centrado na realidade social, em que professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural.

    A) Renovada.

    B) Tradicional.

    C) Libertadora.

    D) Liberal.

Sobre os fundamentos previstos na Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, é CORRETO o que se afirma em:

    A) As escolas que ministram Ensino Fundamental deverão trabalhar considerando essa etapa da educação como aquela capaz de assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade, assim como os benefícios de uma formação comum, independentemente da grande diversidade da população escolar e das demandas sociais.

    B) O Ensino Fundamental se traduz como um direito público objetivo de cada um e como dever exclusivo do Estado.

    C) É dever do Estado e da família e de toda sociedade garantir a oferta do Ensino Fundamental público, gratuito e de qualidade, sem requisito de seleção.

    D) A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, interdiz o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais.

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